quarta-feira, fevereiro 10, 2010

Distraí-me...

Este mês tenho andado completamente distraída com várias coisas (basta dizer que só reparei que era dia 8, o famoso dia-de-São-Senhorio, já a meio do próprio dia 8!!! O senhorio é simpático, mas é bom não abusar....)
E sendo assim também não reparei que esse dia 8, nesta segunda-feira, que era o prazo que a blogger Helena Teixeira tinha dado no convite para falar no Carnaval! Passou-me!
Bem, como já não dá para colaborar no blog dela, “A minha Aldeia”, apesar de tudo venho penitenciar-me e dizer umas coisinhas sobre o Carnaval.
Pela lei do menor esforço, vou «pescar» da categoria do «Era uma Vez...» um post sobre o Carnaval Antigo. , ou seja melhor dizendo, dois post , afinal; e, já agora, que é só fazer o link, ficam todos os 3 que escrevi nessa altura...
Claro que isto são recordações de há já dezenas de anos. Hoje o Carnaval é muito diferente, até porque se compram já feitas as fantasias com que as crianças se querem mascarar. Uma parte da magia que era a execução desses fatos, foi-se. Mas dá para brincar quando se é pequeno.
Ou quando se é crescido e se aprecia este tipo de humor. Nunca entendi bem se a pessoa se veste daquilo que acha ser ridículo ou daquilo que admira... Mas diverte-se, acha graça, vai dançar ou desfilar, chama a atenção, que é afinal aquilo que está a desejar fazer e os ‘bons costumes’ não a deixam durante o resto do ano.
Pois aproveite o Carnaval!
Eu costumo aproveitar esses dias para ficar no sossego. É coisa de que gosto e não aborrece ninguém.

10 comentários:

sem-nick disse...

Muito espertinha. Escreveste o post de hoje com os recortes dos mais antigos.
Fui ver o blog da pessoa que te fez o convite mas não fiquei com opinião formada... Parece também uma colecção de coisas das quais ela não é a autora.

Mary disse...

Olha Emiéle, apoio o teres respondido ao convite (why not?) mas o blog para onde deixaste o link parece uma colecção de publicidade enorme. Fiquei seriamente desconfiada.
.............
Por outro lado adorei voltar a recordar os «teus carnavais»!

fj disse...

1º Para kika;:ontem não houve qualquer goleada como costumas dizer, o que se passou tem outra dimensão (vem no código penal). O que não tira que uns não estejam melhor que os outros.
Em miudo adorava o carnaval, não tanto pelas máscaras , mas pelo ambiente em geral de infração que dominava.Sobre tudo atirar água para as meninas com umas bisnagas lindas e, sobretudo atirar saquinhos , alguns criminosamente recheados de feijão e não de serradura como era devido, fosse para quem fosse.E tenho ainda vaga recordação dos gritos da malta quando no "ecran" surgiam as personagens criados por Walt Disney.Depois de repente caiu-me o interesse.
Kika a prevenção é a brincar, tem a ver com o que disseste há poucos dias face a uma pequena derrota com o fcPorto .Não leves a mal, é "guerra preventiva" de um bushsportinguista, neste campo sou um verdadeiro Rumsfield ( mas o resto é a sério ).

Joaninha disse...

Olá, menina distraída! Essa da distracção com o senhorio pode ser complicada, mas foste muito a tempo!
Quanto ao «convite» foi assim um tanto que pouco claro. Eu, pelo menos não entendi bem o que ela propunha.. Acho que até nem te safaste mal!
Eu estou como o FJ, o giro era a porcaria que se fazia com os papelinhos, a bisnaga da água,as serpentinas, os saquinhos. E depois as mães zangadas porque os papelinhos se metiam nas gretas do soalho e aquilo para sair era o cabo dos trabalhos... Bons tempos.
Hoje passou-me por completo. Nem me lembro que há Carnaval não fosse o feriado de 3ª feira.

josé palmeiro disse...

Tem graça, verificar que não é só comigo, estas coisas, como o Carnaval, vão ficando no Arquivo.
As razões, são invariávelmente as mesmas ou seja, os "nossos" carnavais eram, sobretudo, a infração, como diz o FJ, o poder fazer, naqueles três ou quatro dias, o que se não fazia no restante ano. Depois o mercantilismo exacerbado que polula, tira toda a magia ao carnaval, por isso foi bom teres republicado os teus posts, sobre o tema.
Quanto à provocação que o FJ, por aí deixa, não respondo, porque tu, o não mereces. E por aqui me fico, desejando que a paz regresse, em breve, lá para os lados de Alvalade.

kika disse...

Crime disse ele fj!
10 contra 11 não é justo,nem ontem nem nunca, penso eu, que não percebo nada...!!
Depois 5 e 4 são 9 ! Está tudo desajustado.
Brincadeira é bom, coisas sérias é lá na A.R.
Carnaval tambem passa por lá ! Nos usamos máscaras diarimente, só que no Carnaval são visiveis e com muita cor.
Seja como for, acho que posso associar o futebol ao carnaval, porque é lá no palco, que as pesssoas se expandem e revelam!
E ninguem leva a mal!

Unknown disse...

olá. após uns dias de ausência heis-me de volta e ao pequeno prazer de "espreitar" estes post's.
li os anteriores, pertinentes como sempre aliás, mas não me pronuncio, porque: 1º já é tarde, e 2º a minha opinião não vale grande coisa nestas questões...
mas o post de hoje, remete-me para paragens antigas, que nunca me interessaram a não ser quando talvez muita criança e não tinha voto na matéria.
carnaval? máscaras?
para quê?
se todos os dias, todos colocam as suas máscaras e no fundo fingem ser aquilo que não são!
só se for para colocarem as máscaras que estão guardadas no "armário", durante o ano, por falta de coragem de assumirem as suas identidades, e enfim nesses dias, porque ninguém vai olhar , e perguntar ou dizer nada, vestem-se e comportam-se segundo as suas tendências.
eu penso, que o carnaval é isto.
o riso, a brincadeira, a folia deve ser usada quando apetece sem hora marcada no calendário.
rir é bom,é saudável, liberta endorfinas e não é proibido. mais não se paga Imposto.
eu pessoalmente, não me "mascaro" nesses dias, pois infelizmente a vida se encarregou por mim...
mas que venham sempre mascaradas autorizadas num dia de calendário. é um feriado, em que não tenho de acordar ao toque do despertador, seja suave ou não...
nem toda a gente tem um despertador tão silencioso, que nem o/a acorda.
e pronto, não se esqueçam: para quem tem, este domingo e dia de S. Valentim. o Santo que protege os namorados.
amem muito, sejam leais, e não façam mascaradas, porque esse oficialmente é só daqui a uns dias.
como não tenho namorado, como chocolate, que é belo substituto e não me causa decepções.
até amanhã.
silvyaprata

fj disse...

Boa Joaninha , na porcaria saudavel faltava referir os papelinhos e as serpentinas.

Anónimo disse...

Primeiro - há tanto tempo queescreves por aqui que alguns dos textos já me tinha esquecido. Foi óptimo teres deixado os links (apesar de estarem ao contrário - devias ter começado pelo primeiro «Domingo Magro», etc..
Quanto ao actual, sei de malta nova que ainda vai a bailes e se mascaram de piratas, ou pescadores, ou figuras de banda desenhada. Gente mesmo crescida já não adere a isso.
E claro a criançada que numa «loja de chinês» por 5 euros pode ter a fantasia que quiser. E porque não?....

Quanto aos ovos de que ouvi falar há bocado (sem ser aqui, é claro) acho que só mesmo dantes. Ao preço de hoje era uma loucura atirar um ovo!!

fj disse...

Kika eram 10 contra 12, bem pior. Sem-nick realmente ovos agora nem pensar, mas é pena não ter visto isso em criança, seria um super saquinho, desde que bem disfarçado ( vagamente lembro-me que havia uns com água,mas dava bronca ).ZP de qualquer maneira não se contesta quem está melhor.