segunda-feira, outubro 06, 2008

Prêmios IgNobel



Já decorreu a entrega dos prémios IgNobel.

Ora bem, para quem não saiba:

«O Prémio IgNobel é uma sátira do prémio Nobel e é dado a cada outono para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research e os prémio são entregues em Harvard».
O que é fantástico, é que os premiados existem a sério, e são mesmo investigadores, com trabalhos foram publicados em revistas de grande prestígio internacional.
Vamos então ver os prémios:


Arqueologia
: Astolfo Gomes de Mello Araújo e José Carlos Marcelino, por demonstrarem que os tatus podem misturar os vestígios em uma escavação arqueológica.


Biologia
: Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc, pela descoberta de que as pulgas que vivem nos cães pulam mais alto do que as que vivem nos gatos. : ( ...e dependerá da altura do pêlo?)

Química
: (esta é muito boa) Sheree Umpierre, Joseph Hill e Deborah Anderson, por constatarem que a Coca-Cola é um espermicida eficiente, e C.Y. Hong, C.C. Shieh, P. Wu e B.N. Chiang por provarem o contrário.


Ciências cognitivas: Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi, Atsushi Tero, Akio Ishiguro e Ágota Tóth, por descobrirem que os micetozoários podem resolver problemas e quebra-cabeças. (melhores que muita gente)

Economia: Geoffrey Miller, Joshua Tyber e Brent Jordan, por descobrirem que dançarinas de danças exóticas ganham mais dinheiro nos períodos de fertilidade.

Literatura: David Sims, por seu estudo: «Seu idiota: investigação da experiência da indignação dentro das organizações». (porque é prémio de literatura?...)

Medicina
: (a força da sugestão!) Dan Ariely, por demonstrar que medicamentos falsos caros são mais eficientes do que os medicamentos falsos baratos.

Nutrição
: Massimiliano Zampini e Charles Spence, por demonstrarem que a comida é mais saborosa quando é mais atraente. (foi preciso demonstração?)


Paz
: O Comitê Federal Suíço de Ética em Biotecnologia Não-humana e os cidadãos suíços, por adotarem o princípio legal de que as plantas têm dignidade. (pacífico a mais não poder ser... vivam os mal-me-queres!)


Física
: Dorian Raymer e Douglas Smith, por provarem que montes de corda ou cabelo inevitavelmente embolam ( tal e qual!)


Que tal...? Foram investigações publicadas em revistas da especialidade, atenção!



7 comentários:

Anónimo disse...

É o momento de humor aqui do blog.
Algumas das descobertas tiveram de fazer rir!....
Realmente o espantoso é que foram investigações levadas a sério...
Aquela primeira, dos tatus, fui ver é lá está - os arqueólogos publicaram mesmo um estudo a dizer que o raio dos tatus lhes empurravam os artefactos para fóra dos locais originais.
E fazia uma diferença do caraças!

josé palmeiro disse...

Será que o nosso primeiro, não ganhou também um desses prémios?
É que, até era merecido, pela descoberta do "Magalhães".

Anónimo disse...

lololol

Como vocês sublinham, o espntoso é que estes estudos foram... a sério!

Anónimo disse...

E os Nobeis, a sério, também estão a chegar...
Haverá surpresas?...

Anónimo disse...

Emiéle, achei muita piada a diversos prémios ehehehhhe. Medicina, Economia, Química e Biologia os meus preferidos, por essa ordem. Há coisas do diabo! ehehhehehe

cereja disse...

Olá Miguel!!!
(já é um pouco tarde para mim, mas ainda aqui venho dar a boa noite.)

É cómico, não é???

cereja disse...

(reli agora o que escrevi ontem. atenção, eu não me deito às 11 e meia!!! quando disse «um pouco tarde» era para andar a passear na internet! deito-me cedo mas não tanto)