Prêmios IgNobel
Já decorreu a entrega dos prémios IgNobel.
Ora bem, para quem não saiba:
«O Prémio IgNobel é uma sátira do prémio Nobel e é dado a cada outono para a descoberta científica mais estranha do ano. Os prémios são entregues para honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar. Foram criados pela revista de humor científico Annals of Improbable Research e os prémio são entregues em Harvard».
O que é fantástico, é que os premiados existem a sério, e são mesmo investigadores, com trabalhos foram publicados em revistas de grande prestígio internacional.
Vamos então ver os prémios:
Arqueologia: Astolfo Gomes de Mello Araújo e José Carlos Marcelino, por demonstrarem que os tatus podem misturar os vestígios em uma escavação arqueológica.
Biologia: Marie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc, pela descoberta de que as pulgas que vivem nos cães pulam mais alto do que as que vivem nos gatos. : ( ...e dependerá da altura do pêlo?)
Química: (esta é muito boa) Sheree Umpierre, Joseph Hill e Deborah Anderson, por constatarem que a Coca-Cola é um espermicida eficiente, e C.Y. Hong, C.C. Shieh, P. Wu e B.N. Chiang por provarem o contrário.
Ciências cognitivas: Toshiyuki Nakagaki, Hiroyasu Yamada, Ryo Kobayashi, Atsushi Tero, Akio Ishiguro e Ágota Tóth, por descobrirem que os micetozoários podem resolver problemas e quebra-cabeças. (melhores que muita gente)
Economia: Geoffrey Miller, Joshua Tyber e Brent Jordan, por descobrirem que dançarinas de danças exóticas ganham mais dinheiro nos períodos de fertilidade.
Literatura: David Sims, por seu estudo: «Seu idiota: investigação da experiência da indignação dentro das organizações». (porque é prémio de literatura?...)
Medicina: (a força da sugestão!) Dan Ariely, por demonstrar que medicamentos falsos caros são mais eficientes do que os medicamentos falsos baratos.
Nutrição: Massimiliano Zampini e Charles Spence, por demonstrarem que a comida é mais saborosa quando é mais atraente. (foi preciso demonstração?)
Paz: O Comitê Federal Suíço de Ética em Biotecnologia Não-humana e os cidadãos suíços, por adotarem o princípio legal de que as plantas têm dignidade. (pacífico a mais não poder ser... vivam os mal-me-queres!)
Física: Dorian Raymer e Douglas Smith, por provarem que montes de corda ou cabelo inevitavelmente embolam ( tal e qual!)
Que tal...? Foram investigações publicadas em revistas da especialidade, atenção!
7 comentários:
É o momento de humor aqui do blog.
Algumas das descobertas tiveram de fazer rir!....
Realmente o espantoso é que foram investigações levadas a sério...
Aquela primeira, dos tatus, fui ver é lá está - os arqueólogos publicaram mesmo um estudo a dizer que o raio dos tatus lhes empurravam os artefactos para fóra dos locais originais.
E fazia uma diferença do caraças!
Será que o nosso primeiro, não ganhou também um desses prémios?
É que, até era merecido, pela descoberta do "Magalhães".
lololol
Como vocês sublinham, o espntoso é que estes estudos foram... a sério!
E os Nobeis, a sério, também estão a chegar...
Haverá surpresas?...
Emiéle, achei muita piada a diversos prémios ehehehhhe. Medicina, Economia, Química e Biologia os meus preferidos, por essa ordem. Há coisas do diabo! ehehhehehe
Olá Miguel!!!
(já é um pouco tarde para mim, mas ainda aqui venho dar a boa noite.)
É cómico, não é???
(reli agora o que escrevi ontem. atenção, eu não me deito às 11 e meia!!! quando disse «um pouco tarde» era para andar a passear na internet! deito-me cedo mas não tanto)
Enviar um comentário