quarta-feira, outubro 22, 2008

Drogas e drogados

É sabido.
A palavra droga evoca de imediato a imagem das famosas «substâncias ilícitas», os dealers, os passadores, as fugas à polícia, os lucros imensos, e depois a imagem do farrapo humano do ‘drogado’, vivendo (??) anestesiado de tudo ou obrigado a frequentar clínicas de recuperação de onde está sempre a fugir.

É o estereotipo. O «drógado».

E o álcool?

Aí é complicado porque há o bom e o mau. Há o copo de bom vinho, bebido com uma refeição, moderadamente, que a própria ciência defende como um bom consumo, e há
a bebida destilada, que se começa a beber aos 13 anos, ou até o «binge drinking - beber muito num curto período de tempo, em especial ao fim-de-semana» o que será mau, muito mau! Uma droga, no pior sentido da palavra.
Os estudos dizem que Portugal é o sétimo país consumidor de álcool a nível mundial e o quarto consumidor de vinho. Quanto ao vinho, como o produzimos e temos algum muito bom, não escandaliza. É de ver que os dados são mundiais, e creio que o vinho em muitos países não é um produto banal. nem barato. Mas ser-se o sétimo consumidor de álcool já é preocupante...

E o que estes especialistas vêm lembrar é que a igualdade de género, aqui não funciona. As mulheres deviam beber muito menos do que bebem os homens para obterem o mesmo resultado, porque o organismo feminino tem mais dificuldades para metabolizar o álcool (absorve 30% mais de álcool do que o homem) e fica com o fígado menos protegido.

OK, mas isto são racionalizações.
Como passar a mensagem a uma catraia de 15 anos que quer ser igual ao seu namorado? Ou a uma mulher deprimida e solitária?



4 comentários:

Anónimo disse...

Estava a ver se comentava todos os posts de início, mas este vai levar um pouco mais, e se calhar fica lá para a hora do almoço.
é que há aqui muita coisa.
Por um lado o alcoolismo 'infantil'.
Por outro o caso das mulheres, e a sua 'diferença'.
Por outro distinguir entre o bom e o mau álcool.

Enfim, fica mesmo para depois!.....

cereja disse...

Tens razão «estrela» (hoje os comentadores habituais não poisaram aqui...) aqui há vários posts dentro de um só.
Merecia ser «desdobrado»...

Anónimo disse...

Fui ler o link ao artigo que aqui deixaste.
É muito preocupante.
Miúdos de 13 anos??!!
E o que ali dizem é do pior: beber muitíssimo em pouco tempo e bebidas muito fortes.
Como se intervém nisso?

Anónimo disse...

também já tinha lido umas coisas sobre a questão feminina.
Infelizmente parece que é mesmo assim: metabolizamos muito pior.

Cá por mim, como só bebo (de preferência tinto) às refeições, não me afecta. mas é complicado. Como dizes, é um amigo das solidões.