quarta-feira, outubro 22, 2008

Roubo moderno


Eu ontem falei aqui de vigarices, mas eram as burlas tradicionais, vulgares.
Só que também existem hoje em dia burlas mais ‘modernas’, que se socorrem dos «benefícios da civilização».

Ontem estive a falar com um amigo, que estava
desesperado furioso com um truque feito através de um telemóvel.
Foi o seguinte:
Na sua família, ele, a mulher e a filha não usam o sistema de carregamento e sim assinatura. Têm um pacote mensal, até relativamente baixo e aquilo chega para as chamadas que fazem e até agora consideravam que era uma coisa boa porque nunca ficavam com uma chamada a meio por falta de saldo – coisa chata.
O mês passado a filha, uma manhã, recebeu uma mensagem que não reconheceu a origem, dizendo algo do tipo «Olá querida, onde estás?» e respondeu «Estou em casa. Quem é?» ou coisa do tipo. Depois dessa veio outra com uma piada a que ela também respondeu, e à terceira ou quarta já não disse mais nada porque aquilo não fazia sentido e começavam a ser mensagens tipo amoroso a que ela não queria dar muito troco.
A mãe até lhe disse para ter cuidado não fosse qualquer destas coisas de «valor acrescentado» e não se ligou mais àquilo.
Ontem chegou a conta.

Choque.
A conta era de.... (atenção !) ... 323 euros. Exactamente, trezentos e vinte e três euros.
As tais mensagens de sms, de um número 3003, cada uma era cobrada a 1,667 € e eram 159 mensagens! Foi uma noite inteira em que de minuto a minuto caia um sms desses.

Ele não faz ideia de como é que isto vai reverter para quem ligou, mas com certeza que existe um sistema. Hoje de manhã, mal abra a loja mais próxima do seu operador vai lá, infelizmente terá de pagar a conta, calcula, passar o telemóvel para o sistema de carregamento que sempre fica mais protegido e informar-se se há maneira de bloquear este tipo de chamadas.


Fiquem vocês prevenidos que isto pode acontecer....




9 comentários:

Anónimo disse...

Eu penso que essa coisa se pode bloquear. O teu amigo que se informe. Mas que grande bolada!!!!
Livra!
É mesmo um ROUBO.

cereja disse...

O meu amigo já lá foi e de facto pode bloquear-se. Tinha sido
a) primeiro não responder, porque com a primeira resposta activou o serviço, e
b) depois enviar também uma msm a dizer STOP!
Mas quem sabe?!
Aquilo é um «serviço» que é oferecido, eu sei lá, a 'pessoas solitárias' ou coisa assim. A tansos!
Mas a verdade é que esta família ficou com uma grande parte do que ganha desaparecido. A jovem só pensa na bela viagem que podia ter feito com aquele dinheiro!!!!!

Anónimo disse...

Até fiquei de boca aberta!
Fizeste muito bem em avisar.
É que numa dessas cai qualquer um.
B O L A S !!!!!!!!!

Anónimo disse...

Quanto?????????????????????????????
Trezentos e vinte e três euros?????

Eles não desmaiaram nem nada?!

Anónimo disse...

Devia ser denunciado!
Não podes fazer um post mais «importante»?

cereja disse...

Olha RS, pensando melhor tens toda a razão. Penso que me vou informar melhor e dar outro realce a esta história. Publicar a «segunda parte», amanhã.
Porque é verdadeiramente escandaloso.

Anónimo disse...

Fico à espera de amanhã, que esta história é muito estranha. Que raio... Então eu recebo uma mensagem qualquer, até posso pensar que de facto conheço quem ma enviou, respondo e posso apanhar com um rombo no orçamento de 1/3 do que ganho??????
Explica lá isso.

PreDatado disse...

Já me aconteceu semelhante. Felizmente que era um sistema que não permitia assim um número ilimitado de sms. Qd vi na conta 3 sms a esse preço descobri o porquê e no serviço de atendimento a clientes da Vodafone ensinaram-me a bloquear. E funcionou.

cereja disse...

Olha «pre-datado» (e ao tempo que não te encontrava por esta casa!!!) eu hoje escrevi uma continuação a pedido de várias famílias.
Eles, no caso que contei, também decidiram passar a um outro sistema, com o pagamento por carregamento antecipado para evitar surpresas destas. Mas foi uma bolada enorme, mais do que pagariam de tm durante todo o ano!!!