sexta-feira, outubro 26, 2007

Cenas da vida quotidiana

De uma forma geral quando há que avaliar um comportamento que ocorre diferentemente se for um homem ou uma mulher a praticá-lo, tenho uma costela que me faz encontrar mais justificações para a acção da mulher. Mas, nem sempre.
Há uma cena que se passa com alguma frequência nas filas para a caixa dos supermercados e me costuma deixar furiosa. Tanto acontece com os simples cestos como com os carrinhos: uma criatura, pega num desses ‘recipientes’ e coloca-lhe dois ou três artigos que pretende comprar. Depois aproxima-se de uma fila e deixa lá ficar o carrinho ou o cesto, e vai fazer a sua ronda para completar a lista dos produtos de que necessita. O carrinho fica ali, quieto, a «marcar o lugar».

Depois, das duas uma, pode acontecer que as outras pessoas que vão chegando ultrapassem o carrinho ‘marcador’ e se vão despachando ignorando aquela presença, ou, muito educadamente, empurram-no à sua frente, aceitando tacitamente que chegaram ali depois e assim devem ser atendidos depois…
Muitas vezes, a «chica esperta» se por acaso quando volta se vê ‘ultrapassada’ tem a lata de afirmar «olhe que eu já cá estava» organizando uma peixeirada de todo o tamanho.
Reconheço que nunca vi um homem fazer uma cena destas. Será uma questão de percentagem? Como eles vão pouco menos às compras, tem menos ocasião deste incivismo? Acho que não. Esta é mesmo uma «espertalhice» feminina que, apesar de me deixar furiosa, nem sempre me sinto com forças para deitar a mão à anca e responder no mesmo tom, defendendo a verdadeira ordem de chegada, sem truques.
Uma totó, é o que sou.
E com consciência disso!


7 comentários:

Farpas disse...

Eheheh! Eu detesto isso! Aliás eu detesto tudo o que seja filas... mas já me aconteceu isso várias vezes e precisamente com mulheres, mas eu simplesmente passo à frente e faço-me passar por parvo quando as pessoas chegam de novo ao carro...

Anónimo disse...

Olá Farpas!
Vivó Farpas!!!
Parabéns Farpas!
(vou deixar o meu comentário ao Camandro)

Quanto ao post, desta vez tens razão mulher. Também acho que é esperteza saloia feminina, não tenho ideia de ver um tipo a fazer essa.
E realmente deviam ser metidas na ordem, mas a gente quase receia o que chamas peixeirada...

Anónimo disse...

Não te rales, cá vem outra totó.
Não consigo responder à letra, mas que essa situação é quase dia sim dia não, essa é que é essa!!!!!

Anónimo disse...

Pois olhem que eu bão!
Primeiro, como muito bem chamas a atenção, cá o varão não toma atitudes dessas (os homens é mais com carros com motor que disparatam!) mas quando uma idiota faz essa gracinha mando-a para o fim da bicha que é uma beleza.
É para o lado que melhor durmo!

josé palmeiro disse...

É mais uma "senvergonhiçe" à portuguesa.
Para rematar, só te digo que uma vez, comigo, porque refilei, com o casal que efectuou essa manobra, o "machão" abandonou o local para ir ao carro buscar a pistola para me dar um tiro. Isto perante a passividade do segurança.

cereja disse...

Bom, este post foi mesmo um desabafo. Afinal o blog é também para isso.
Zé, essa é forte! Livra!!!! Eu só me referia a regateirice, mais nada...

Anónimo disse...

No dia a dia, damos de caras com muitas situações deste género. A verdade é que na maior parte das vezes são as mulheres a fazê-lo... mas também não sei explicar o porquê. Se calhar essas pessoas devem achar que são melhores que os outros, ou que os outros não são capazes de perceber o que se está a passar, isso "choca-me" porque, por outras palavras essas pessoas estão a nos chamar de "tótós"... Mas infelizmente na nossa sociedade vai existir sempre pessoas com esses comportamentos, não conseguem perceber que "somos todos tão iguais e tão diferentes"... enfim acham-se melhores que os outros... uma tristeza é o que é...