sexta-feira, outubro 26, 2007

Eufemismos

Um eufemismo é um modo de exprimir uma ideia de um modo «mais delicado» não é?
É útil, sem dúvida.
Torna as coisas mais suaves.

Quando os eufemismos são muitos começa a ser divertido.

Parece que os Militares do Centro Operacional da Força Aérea de Monsanto e da Base Aérea 1 de Sintra não fizeram um ‘levantamento de rancho’ o que aconteceu é que
faltaram às refeições .
E essa falta de apetite, em solidariedade com os camaradas alvo de processos disciplinares, no que fazem muito bem, não foi porque os seus camaradas tivessem entrado uma manifestação mas porque
participaram num «passeio do descontentamento».



Gosto.

De vez em quando também dou uns passeios de descontentamento, só que cá em casa ‘faltar à refeição’ não tem grande importância…


5 comentários:

Anónimo disse...

Não faço a mais pálida ideia do motivo so protesto, mas tiveste piada com essa do eufemismo.

Lembra a velha anedota da senhora que se queixou do palavreado de uns operários que estavam a trabalhar na sua casa, e um deles explicou: «Palavrão? Eu? Ná! Eu só disse ao meu colega -Tem lá cuidado que me deixaste cair um pingo de solda no olho»

Anónimo disse...

:)))
Sempre soa melhor, né?
«Levantamento de rancho»?! Parece que a refeição não era coisa refinada...
Ehehehehe!!!

Anónimo disse...

Ando para aqui atrás da Mary, ainda lhe piso os calcanhares...

Por acaso não faço ideia da causa do protesto, mas essa do passeio tem piada.
Assim uma caminhada higiénica...

josé palmeiro disse...

Linda, essa do eufemismo. Pela minha experiência, não posso deixar de estar mais, de acordo contigo. Lembro-me por ter passado por uma situação em que foi mandado apontar uma pistola à cabeça dum soldado para ele comer, pois comendo, um, já não havia o tal levantamento de rancho. Coisas do "tempo da outra senhora".

cereja disse...

Os comentários do nosso amigo Zé hoje são fortes. É cada experiência pior do que a outra...
Mas achei graça à delicadeza do modo como a coisa é contada.

Joaninha, já me tinha 'esquecido' dessa anedota! Isso ainda é do tempo em que não se diziam palavrões; hoje quase nem faz sentido :)))