quinta-feira, agosto 16, 2007

O nosso passado

Falei há dias de um livro excelente. Para além do interesse que ele tem em si próprio, tem um valor extra que é o vir despoletar as nossas lembranças. À medida que o ia lendo ia sentindo vontade de voltar a rever os documentos que me podiam ajudar a fazer uma viagem semelhante à do Yambo.
É certo que nesta casa onde passo as férias não tenho tudo, mas ainda trouxe para cá muita coisa. Fotos, por exemplo. Fotografias, é coisa que tenho por todo o lado de um modo um tanto ou quanto desmedido… Em Lisboa, elas depois de encherem álbuns começaram a encher gavetas, mas por aqui ainda cabem numa caixa. Mesmo assim são muitas e reveladoras, cada uma é um pedacinho de vida, uma recordação cristalizada. Passei uma tarde inteira só com as memórias que cabiam numa caixa cheia de fotos. Pretexto bom para contar histórias ao meu filho e passar o testemunho.
Mas o Yambo da Rainha Loana falava também das revistas infantis da sua época. Como todos nós também tive as minhas mas, diferentemente dele, não tive o exemplo de um avô coleccionador nem uma casa de campo, como a que ele descreve, onde pudesse guardar as revistas. Portanto, aquilo que fiz, é um crime visto com os olhos de hoje, de adulta, mas a solução óbvia para quem tinha 10 anos - recortei cuidadosamente as histórias que achava mais interessantes e colei-as com cola branca nas páginas de um caderno. Tenho portanto pedacinhos ao acaso escolhidos, dos jornais infantis que se publicavam na minha infância ou na dos meus pais.
Sim, porque a minha mãe que também tinha guardado algumas revistas infantis da sua própria infância, não se opôs a que eu as recortasse para fazer o meu álbum das melhores histórias!
Dizer o que sinto agora ao olhar para aqueles jornaizinhos retalhados não cabe no espaço de um post!

6 comentários:

Anónimo disse...

Realmente, oh Emiéle!!!!
Até eu fiquei arrepiado!
Mas que pena...

Anónimo disse...

Já agora bem podias fazer uma"antologia".Selecção Emiele.AB

Anónimo disse...

:) ou :( não sei o que escolher...
Por um lado é uma beleza teres tantas referências interessantes - fotos, documentos eyc - por outro essa dos recortes é o máximo!
Mas perfeitamente normal numa criança...

Anónimo disse...

Bonito post.
Fiquei a pensar...
Que jornais foram õs teus? Cavaleiro Andante...?'!
Ai que saudades!
Francisco L.

cereja disse...

Essa da «antologia» não era mau. Mas aquilo tem direitos de autor...
Olha King, se tu ficaste arrepiado, imagina como fiquei!
Havia Cavaleiros Andantes sim, Francisco, mas também mais antigos, Mosquitos e coisas assim...
Um disparate.

Anónimo disse...

E então?AB