sexta-feira, janeiro 19, 2007

Mais sobre a «pílula doirada»

Quanto mais se vai sabendo, mais se pasma!
É que, como
eu previ ontem quando se começou a falar no caso, os-senhores-doutores-dos-tais-milhares-de-receitas, fartavam-se era de trabalhar! Olham que oitenta consultas, por dia é mesmo muito trabalho! A 15 minutos por consulta, daria aí umas 20 horas de trabalho, heim…?! Pobrezito. Ou, se trabalhou 7 horas por dia como qualquer funcionário público, então foram «consultas» de 5 minutos o que mal é o tempo de preencher a receita quanto mais de ouvir o que o doente tem para dizer… Em qualquer das hipóteses é maravilhoso, este médico «pepe-rápido».
Parece que a parva da OMS aconselha que se faça 12 a 18 (no máximo) consultas por dia. Só porque não conhece a qualidade destes senhores benfeitores que se desdobram, sobretudo em receitas
apesar de embirrarem com genéricos ,coisinha de que fogem vá-se lá saber porquê…
Claro que depois começa a levantar-se suspeitas de como com tanto trabalho ainda têm tempo para a formação e
a frequência de Congressos .
Que os Congressos são importantes e um modo de prolongar uma formação indispensável à actividade, nem deve ser contestado. Se a actualização e formação contínua que é indispensável a um bom médico não fosse feita deste modo não se vêm muitas alternativas. Mas seria conveniente haver um controlo e conhecimento do verdadeiro interesse destes encontros, ou as suspeitas podem naturalmente saltar.
E é mau quando tal acontece. Mau até para a dignidade da classe.

5 comentários:

Anónimo disse...

Num certo sentido a classe médica tem muito Poder. a verdade é que ficamos todos crianças perante o Saber de quem pode curar, naõ é?
E, como disseste da outra vez nem tudo é farinha do mesmo saco, mas...
Convém ver onde está a maçã podre ou todos sofrem.

Anónimo disse...

Olha que linda a pilula dourada!!!!
Eu, se fosse jornalista aproveitava o teu boneco.
Não sei o que se passa e também não quero ser injusto, mas qe esta história não cheira bem, lá isso....

cereja disse...

Olá Raphael! Ainda bem que apreciaste a minha «inspiração» LOL
Pois, amigos, como disse a primeira vez e repito aqui, há médicos e ...médicos! Mas seria bom para a classe que isto se tirasse a limpo.

jp(JoanaPestana) disse...

Dá-lhe emiele, que é bem verdade
:D
:D
e o mais grave é que a "sala das supostas reclamações" ( o gabinete do utente)raramente é visitada, depois queixem-se...

cereja disse...

Mas sabes JP que essa caratcerística é bem nossa: queixamo-nos mas não reclamamos. Não sei se me faço entender com o que quero dizer: lamentamo-nos e fazemos queixas entre nós, mas uma reclamação como deve ser, escrita e fundamentada «dá muito trabalho»... Os Livros Amarelos e os de Reclamações existem mas raríssimamente são usados.