domingo, novembro 29, 2009

Uma Música ao Domingo

Uma amiga enviou-me um link com a colecção completa das canções dos Beatles, a música e a letra. Uma delícia porque apesar de grande parte serem canções que conhecemos de cor, encontrar todas as letras completas, foi fascinante.
Escolhi para hoje uma daquelas onde o compreender a letra é fundamental:

Lucy in sky with diamonds





10 comentários:

André disse...

Passo por aqui para sugerir um filme tocante da realizadora Julie Taymor "Across the universe" com a bela Evan Rachel Wood, todo ele construído a partir de faixas dos Beatles sumamente interpretadas pelos protagonistas do filme, devendo aqui destacar também a extraordinária performance do actor Jim Sturgess.
Para fãs, incondicionais ou não...!

cereja disse...

Obrigada, André palmeiro, pela visita (tão cedo ao Domingo?!) e pelo conselho.

Não conheço esse filme mas fiquei interessada.

mary disse...

Uma canção fantástica. No verdadeiro sentido do termo! E, de facto, para quem não domine muito bem o inglês nem tudo se percebia. Esses ficheiros da música com as palavras são bem giros.

sem-nick disse...

Os velhos beatles!!!
Imaginar o escândalo que fizeram... Mais chocante que o Marilyn Mason e quejandos.
Claro que esta canção era provocatória, um pouco o hino à droga, mas...
... que saudades!

Unknown disse...

Emiéle, muito bem-vinda -"Lucy in the Sky with Diamonds" - sou uma amante, incondicional, da música dos "Fab four";))
E o filme que o André fala, tenho o DVD, vale a pena ver - é também uma boa homenagem aos Beatles, digo eu. Já agora uma achega à controvérsia sobre a canção - devido, sobretudo, às iniciais do título - L S D - a canção - foi considerada uma alusão ao "ácido" - o seu autor, John Lennon, sempre negou explicando que se tinha inspirado num desenho/retrato, feito pelo filho Julian, da sua companheira Lucy O'Donnell quando ambos frequentavam um jardim infantil, e sobre o retrato o filho dizia:
"É Lucy no céu com diamantes".
Em Setembro, p.passado, Lucy morreu com 46 anos de Lupús - Julian a propósito referiu a "história" da canção, li no Jornal de Notícias, on line, de 28/09http://jn.sapo.pt
/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=1374908

Miguel disse...

Não sendo propriamente um grande apreciador, é uma das que mais gosto deles.

Um bom domingo!

Anónimo disse...

Poizé!
Lucy in Sky with Diamonds...
Sempre ouvi dizer isso.
E se nom é vero e ben trovato!

josé palmeiro disse...

É uma belíssima canção e, está tudo dito.
Quanto às alusões, cada um retira o que lhe aprouver, vero?
As boas canções têm sempre, várias leituras...

cereja disse...

Olá!
É verdade que também sempre ouvi essa interpretação que faz sorrir e não acho que tenha nenhum mal. E foi um dos motivos porque me parece que neste caso, a letra tão fantasista é interessante ficar clara. pelo menos para mim cuja segunda língua é o francês e não o inglês, esta ajuda foi agradável.
E parece ter acertado na escolha que mesmo os que não apreciam muito os Beatles (não é o meu caso, gosto muito) gostaram desta...

josé palmeiro disse...

E, já agora, como se trata de boas canções, com a devida distância, está bem de ver, não se esqueçam de seguir o conselho que vem na "Sesta" e, no dia 3, no "Onda Jazz" ou 4, na "Casa dos Açores de Lisboa", darem um salto a, um qualquer desses sítios, para verem, ouvirem e conviverem, com o Zeca Medeiros, a sua música e as suas palavras. Tenho dito!