sábado, outubro 10, 2009

Boas Notícias

Esta minha «secção» de Boas Notícias é muito desigual, como tem de ser. Encontro umas excelentes, outras razoáveis, outras ‘assim-assim’.
A semana passada deixei aqui uma cantiga muito engraçada sobre a ameaça da Gripá e a venda do tamiflu.
Bem, desta vez, nessa sequência dessas ideias e depois de receber um vídeo impressionante, li uma informação que nos interessa também a todos.
Parece que afinal a vacina contra a gripe sazonal também protege (pelo menos parcialmente) contra a gripe A.
E esta?!
Até ao momento já se estava a chegar à conclusão, que sendo embora muito contagiosa, afinal não provocava assim tantas mortes como se receava. Pelo menos em pessoas que fossem saudáveis até então; naturalmente que os grupos de risco são... grupos de risco.
Mas agora foi-se um pouco mais longe, e afinal quem costume fazer a vacina da gripe sazonal, pode considerar-se defendido em parte. Ou seja, muitos de nós que até já nos vacinamos numa simples farmácia de serviço, temos muita probabilidade de escapar.

Ai, os vendedores da super-vacina!!!

17 comentários:

AB disse...

Bem isto é mesmo entrada por saida...mandei-te um e-mail sobre isto.Se calhar não viste.AB

cereja disse...

Ai AB, foi a tal entrada por saída, porque estava a afinar a entrada desse fw :) Mais um minuto...

Miguel disse...

Mas olha que li algures que quem tomava a vacina da época corria mais riscos de contrair a Gripe A. Isto é uma campanha que não te digo nada... Por via das dúvidas, tenho aqui a minha dose de Tamiflu.

Mary disse...

Mas é isso mesmo, Miguel, esta notícia que a Emiéle aqui refere é para contrariar esse que correu de que com a outra vacina se corria mais riscos. Eles nesta notícia dizem Tem sido veiculado que a vacina contra a gripe sazonal não protege eficazmente do vírus da gripe A, mas um estudo mexicano vem agora semear as dúvidas. Os resultados preliminares do trabalho desenvolvido na cidade do México indicam que as pessoas vacinadas contra a gripe comum têm menos possibilidades de adoecer ou morrer de gripe A do que aqueles que não foram vacinados.»
Ou seja, seria uma campanha dos donos da outra vacina para 'forçar' a sua venda.
Demorei mais tempo porque estive a ouvir o vídeo. Se não estiver na 'teoria da conspiração' é assustador!

Mary disse...

A gente brinca com a Teoria da Conspiração, mas no filme que deu origem à expressão, afinal se o protagonista não tinha razão quanto aos ETs tinha razão em muita coisa, sobretudo quanto à perseguição que sentia em relação aos agentes do governo...

josé palmeiro disse...

Gostaria de prestar mais atençãp a tudo o que escreveste e/ou linkaste, acontece que estou ao ar livre e com um vento a correr que não me permite fazê-lo.
No que se refere à matéria do escrito, a divulgação das conclusões do estudo mexicano, são como o "algodão", não enganam. Eu, tenho essa opinião, é tudo um grande negócio e, o Tamiflu, marca ou Oseltamivir, princípio activo, que o Miguel tem em casa, já comprado, ainda se arrisca a ir para o lixo por causa do prazo de validade...

sem-nick disse...

Que fino, Zé palmeiro isso de bloggar ao ar livre, cabelo ao vento!... :)
Mas o link que ela deixou é realmente perturbante mas muito comprido, são muitos minutos e se estás ao ar livre ainda o pc fica sem bateria
lol!!!
Olha Emiéle, é uma boa noticiazinha, para continuar a conversa de ontem.
Não será do outro mundo, mas abranda quem esteja muito ralado. Não é o meu caso - tomo precauções mas com calma.

Anónimo disse...

Eu dificilmente pego uma gripe, então, uma vez tomei essa tal vacina comum contra gripe, os meninos eram pequenos, e a recomendação foi médica. Peguei uma gripe tão forte que fui parar na cama, mesmo! Nunca mais. Nem eu e nem ninguém de casa.
Não vou dizer que a GripA não nos vá pegar, mas... Por enquanto acho que sem a vacina estou mais protegida do que com ela.

bjs

Joaninha disse...

Oh, Senhora, tadinha de ti!
É verdade que isso pode acontecer, uma vacina apanhar-nos tão forte que quase se preferia a doença!
Mas lá os entendidos dizem que quando isso acontece é porque se, eventualmente, a gente tivesse a doença ela seria enorme! mas no caso de uma 'sazonal' como é a gripe, não sei...
Eu tenho muitas vezes. Não direi que todos os anos, mas quase. E, esqueço-me sempre de vacinar!! Talvez este ano :)

Pedro Tarquinio disse...

acabei de ver o vídeo e não possuo formação/informação para o compreender plenamente.
Mas faz-me cada vez ser mais céptico. os interesses económicos não têm limites para a sua avidez.
A comunicação social propaga a histeria.
por outro lado grita-se lobo, lobo e algum dia ele pode mesmo aparecer.
Pelo menos agora há mais cuidado a lavar as mãos.
Porque não 'inventar' uma pandemia transmitida pela hipocrisia?

Anónimo disse...

Olha que também tenho pensado no mesmo, Pedro Tarquínio. Este histerismo, para além de ter feito vender aqueles desinfectantes, lembrou ás pessoas que era bom lavar as mãos.
Talvez outro susto nos ensine outras normas boas como não cuspir para o chão, não atirar coisas para a rua, limpar a porcaria do cão...
Não era mau.

josé palmeiro disse...

Depois do vento me ter dado cabo da "permanente", cada vez são menos, os cabelos, aqui estou eu sentado na Biblioteca Municipal de Loulé, que dá pelo nome de Sophia de Melo Breiner Andressen, onde uma nesga de Sol, me indica o caminho.
Espreitei o vídeo, já o conhecia, e quer-me parecer que entra na onda especulativa da já famosa GRIPÁ, esta por via contrária.
Que o negócio é grande, já ninguém duvida, agora é só esperara e ver os desenvolvimentos.
A notícia que nos dás como "Boa", é boa, sem dúvida e eu, como o Antero acreditava em bruxas, também creio nela.
Agora, se me dão licença, vou até à "sesta".

Anónimo disse...

O vídeo é impressionante mas parece excessivo. estou como o Pedro, acho que me faltam dados (ou capacidade minha) para o entender bem.
:(

fj disse...

A teoria da conspiração, para mim, se não explica tudo,fica lá perto é é mais dificil de engolir, moralmente, do que as outras explicações.Pensem no inicio do mundo em termos de conspiração, e comparem com aquela do adão e eva, das big bangs dos "terroristas" da época e quejandas e logo vêm como e porqu^se tramou isto.
Para alem de muitas so longo da história ( das domésticas a da casa pia parece-me um monumento )esta da gripe é uma obra prima. Se isto não virar tudo e aparecer para aí uma pandemia a sério, já viram bem os lucros que tem dado, e continuará a dar pelo menos durante o inverno sem eaquecer a distracção criada de outros problemas Tiro o chapeu a(os) inventor (es)) desta gripe. Terá sido joão cordeiro(s)ou o tiro é bem mais alto? Temos nobel para o próximo ano...( entretanto enquanto escrevinhei esta porcaria, o outro jovem nobel deve ter morto uns 15 afganistãos, 4 iraquianos e, por destruido 3 familias palestinianas e suas casas que ,se os ocupantes morreram ,na realidade já não servem para nada ).

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Emiéle, só agora me foi possível aparecer, aqui mas, mesmo assim, deixo meu comentário.
Acima de tudo, se calhar, precisamos duma "mezinha" que nos proteja dos danos que tanta informação e contra-informação nos possam causar - desconfiança e medo - aliás, praticamente, já instalados. Vi o vídeo todo é terrível - não tenho competência nem para contrapor o que o Dr. Leonard Horowitz (no vídeo) denuncia - mas, pelo que o já li sobre este senhor, até poderá estar cheio de razão, não sei se estará ele também completamente imune a outros interesses - do que fui pesquisar li que para além de ser médico dentista de formação é escritor de livros e artigos científicos, colabora com empresas de venda de "produtos terapêuticos” usados na medicina holística - assim cada vez é mais difícil "separar o trigo do joio", digo eu...
Foi, também, ele que defendeu - "o vírus Ébola e o VIH teriam sido fabricados pelo governo dos EUA na preparação da guerra biológica e de genocídios"
Fonte: http://www.docstoc.com/docs/10977811/Leonard-Horowitz
Quanto à boa notícia oxalá que assim seja. Julgo que já tínhamos falado, aqui, que pelo menos não faria mal levarmos a vacina sazonal até me lembro de ter sido a Kika (por ser de risco) a por esta questão e eu a Merry (?) termos respondido que sim (era o que na altura aconselhavam os serviços da saúde) mas, realmente, cada vez mais, o que hoje vale amanhã já não presta - é de darmos em loucos:))
Tenho pensado na Kika, espero que ela esteja bem.
O fj fala no Nobel daria um outro post …

cereja disse...

Isto é mesmo um recorde de comentários para um post de fim-de-semana (quase sempre o blog fica um pouco às moscas...)
Maria, não vou dizer nada sobre essa coisa do Nobel. Parece-me precipitado, e o fj tem razão nalgum azedume, por outro lado é um prémio sempre difícil e já houve outros bem mais discutíveis: o de Shimon Peres, Yitzhak Rabin, e Arafat... É ver a paz que por lá reina.
De resto, eu este ano até me vacinei (contra o meu costume, porque a coisa é feita nas farmácias e tornou-se muito fácil). E estou muito serena quanto a isso. Mas as forças económicas por detrás destas coisas da saúde são assustadoras.