sábado, agosto 15, 2009

Boas Notícias


As «Boas Noticias» de hoje são da área da investigação médica, o que interessa a todos com certeza. Ter-se saúde é um desejo que acredito que todos partilhamos.
E encontrei logo duas!
Por um lado foi identificado o composto que mata células estaminais do cancro, células que podem ser responsáveis pelo crescimento de um tumor maligno e pela sua resistência à quimioterapia e radioterapia. Pareciam invencíveis mas descobriu-se um produto que as pode atacar.
Boa!
E ainda se encontrou um modo de tratar uma forma de cegueira congénita com bons resultados Pelo menos o que a notícia refere é que em 3 casos o tratamento resultou e esses jovens de 20 anos podem começar a ver.
Boas Notícias para o sábado, como eu gosto.


(em férias os fins-de-semana têm outro sabor...)




12 comentários:

sem-nick disse...

É certo. Notícias sobre progressos da medicina são sempre BOAS notícias.

A verdade é que doenças que eram mortais há 100 ou 200 anos, hoje quase nem têm importância e resolvem-se em bebé um uma vacina!
Será que alguma vez se vai ver que até o cancro pode ter uma vacina que tomada a tempo nos evita essa morte horrorosa? Para o 'colo do útero' parece que sim. faltam as outras. Ou uma geral, que abranja tudo!!!

E essa de uma doença genética também poder ter cura é impressionante.
Belo sábado, Emiéle.

E desejo a todos um bom Fim-de-semana mesmo para os que ... estão de férias!

fj disse...

Sem nick esgotou a parte mais comentavel (?).Bravo.
Num plano ligeiramente superior, mas em que não se sabe ainda se é boa ou má noticia,o sporting recomeça a nova época !

josé palmeiro disse...

Com estas notícias, elevas bem alto o MORAL da gente!
Tenho um convencimento íntimo de que muitas coisas não são divulgadas atempadamente, porque os interesses económicos o não permitem.
O que, no momento se passa com a gripe A, é disso exemplo. Sei que o vírus é "manhoso", e se altera com grande velocidade, mas o que é evidente é que há negócios fabulosos por detrás de tudo isto. Ainda hoje se noticiava o aumento extraordinário, verificado em máscaras e produtos de higiéne, de luvas a cremes e detergentes, cada vez mais eficazes na luta contra o vírus. Entretanto o "Oseltamivir", para não falar em marcas mas que só um laboratório fabrica, tem sido o grande negócio da crise.
Mas, sem lamúrias, gostei de saber que mais uma etapa está a ser divulgada. Os doentes oncológicos, agradecem!!!
Já agora, os cegos, também!

Unknown disse...

Sem dúvida - "Boas Notícias" - mesmo sendo, para já, só uma fresta de esperança da tal "Porta", Emiéle, ela se irá abrir,um dia, espero...

(Tenho um amigo que o filho, agora com 18 anos, sofre de uma doença que lhe tem causado a cegueira, espero que esse progresso o possa ajudar, até lhe vou telefonar...)

mary disse...

O Zé Palmeiro chama a atenção para este histerismo que se anda a viver com a «gripá» e já me mete nervos. Ainda ontem ouvi por acaso, que um familiar de quem falava tinha dado entrada num hospital e estava a ser tratado da «gripá» posto em isolamento etc e tal, até verem que o desgraçado estava com um grave problema renal, e a febre alta vinha daí!

De resto sempre que há notícias sobre os avanços da medicina, são fatalmente BOAS NOTÍCIAS.
O cancro é ainda o pesadelo que todos temos, mesmo que haja tantos felizmente curáveis, outras espécies existem que matam num instante. ( e se não é num instante é pior!)

As questões dos olhos - que agora ficaram desgraçadamente na moda - arrepiam sempre, e ainda bem que pelo menos há uma 'aberta'

mary disse...

FJ, isso é Boa Notícia?
Eheheheh!!!
Começar as novas épocas é fácil, terminar as velhas é quer nem sempre...
:)

fj disse...

ZP acho que deves ter tooooooda a razão.As vacinas são desgraças para a indústria farmaceutica. Medimos bem pelo alarido por esta gripe, e as vendas que que se virão quando já não serão muito precisas mas toda a malta vai correr a tomar.

kika disse...

Só chego e para estar inteiramenre de acordo com o Zé Palmeiro e fj,pois já ouvi essa discussão.Os interesses económicos da farmaceuticas ,têm-se sobreposto aos interesses dos doentes.
Já existem curas eficazes para muitas doenças dos sec que vivemos( sim que nós já passamos por dois)!!, que acabariam com muito sofrimento
então ao nivel oncológico é uma realidade.Mas outros valores se impõem.... lamentável.

josé palmeiro disse...

FJ, parecias o Nuno Ribeiro a ganhar a etepa do alto da Torre. Bateste-me por 6 segundos, mas ainda ficámos no pódium.
Quanto ao futebol, espero que ganhe o melhor e que o melhor seja o Benfica.

Joaninha disse...

É isso mesmo!

Por um lado, apoiado o que dizes quanto à escolha da boa notícia. Tudo o que seja melhorar os cuidados de saúde é bom.

Mas o Palmeiro, FJ, Kika, tocam num ponto importantíssimo - o que ganham ou podem ganhar as farmacêuticas com estas crises. Acredito que não sejam eles que inventam os vírus, mas lá que se aproveitam e de que maneira, não podemos duvidar.

fj disse...

A tal boa notícia para que chamo a atenção é de outra galáxia, claro,mary, e nem sequer é boa , é ( ou foi )assim assim para gáudio do ZP.
Joaninha deste-me uma boa ideia, não tinha pensado nisso, de "eles" os fabricarem...mas é curioso que se chame virus aos virus da web esses maquiavélicamente criados, aí não há dúvidas Creio que essa indústria é causadora de muitas desgraças passadas, presentes e futuras da humanidade.

Castanha Pilada disse...

Nem estamos habituados. Geralmente é só desgraça.