sexta-feira, junho 05, 2009

A Natureza é sábia

Pelo menos a minha natureza.
Todos os anos reparo numa coisa: quando chega a ‘força do calor’ eu perco o apetite!
É sempre! De Inverno, com o frio, como bem, mesmo muito bem.
Não sou de comer imenso a uma refeição, o que me sabe bem é comer várias vezes por dia e devo ter um estômago pequeno porque se enche com alguma facilidade. Mas como. E com apetite!
Chega o tempo quente, e só de olhar para a comida me enjoa...
Até o pequeno-almoço, que de Inverno é uma boa refeição para mim, agora olho para um iogurte e uma pêra e já chega. Levantei-me agora da mesa do pequeno almoço tendo no estômago metade do que lá fica após um breakfast em Janeiro...
E também comia sempre qualquer coisa a meio da manhã, mas agora nem me apetece.
Quanto ao almoço até uma salada de frango de restaurante dá para lá ficar lá metade (vou começar a andar com um tupperwere para recolher os restos)

E por aí fora.
Ou seja, quando eu desejo perder algum peso para ficar melhor em vestidos leves ou teeshirts fresquinhas, o meu organismo obedece.
Toda a gente é assim?.......


17 comentários:

Anónimo disse...

Seja de inverno ou de verão, o pequeno-almoço é a minha refeição de eleição e sempre muito completa, caso contrário, funciono mal durante o dia. Mas, também, sinto algum fastio na época do calor (penso ser natural), tirando aqueles fins de tarde que, depois da praia, me apetece um petisco acompanhado com uma ou duas "cervejolas" e volta e meia o geladinho da praz, como os miúdos (salvo seja!). No verão sou visitada por amigos e família, moro muito perto do mar, então há sempre ocasião para grandes patuscadas e reparo que se queixam de irem embora, mais gordinhos - cozinhas muito bem, dizem eles e eu também acho eheheh! Não devemos é nos descuidarmos de beber muita água e comer como dizes pouco de cada vez e assim a perda de peso que falas não sendo em demasia só ajuda, eu precisava de ganhar 2 ou 3 quilos pelo menos...

Joaninha disse...

Já vejo porque é que a Emiéle deixa aqui os posts tão cedo - a malta que a visita também é madrugadora, olaré!!!

(Maria, a visita a este blog é um pequeno vício, não é? a gente começa e depois habitua-se...)

OK, meninas, eu invejo-vos mas não consigo! Sei como é que deve ser, mas o pior é seguir as regras. E agora aqui a descrição que a Maria fez das suas tardes numa casa perto do mar, huuummm... quem me dera lá!!!!
E este fim-de-semana a Emiéle que me desculpe, mas nem aqui venho, vou já hoje para fóra (talvez interrompa um pouco de domingo, 2ª e 3ª mas começo umas férias que só acabam a no dia 15!
IUPI!!!!

Anónimo disse...

Mas olha que hoje deve voltar o teu apetite, que isto está muito nebuloso
(não estou a falar das eleições...)

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Joaninha, madrugadora, tenho dias que sou por obrigação, outros,talvez, efeito da
época...
Boas férias Joaninha e se porventura passares por um lugar à beira mar e não muito longe do campo, é aí mesmo que eu estou, bate à porta que serás bem-vinda!

(reparo que me expressei mal no comentário anterior:não nos devemos descuidar de beber...(água)assim é que é!)

fj disse...

Eheheheh!!!
Realmente certas palavras 'descontextualizadas' ficam de morrer!
Maria!!! Oh, mulher!!«Comes os miúdos» criatura!!!
:)))
(pronto, pronto, tiveste logo o cuidado de acrescentar o 'salvo seja', mas tive de me rir!)

De resto, cá por mim alimento-me bem (viram a minha cautela?!) e se formos espreitar os petisquinhos que o amigo Zé Palmeiro deixa no blog dele, ainda ficamos com mais apetite!!!
De resto a minha roupa de Verão ou de Inverno não muda muito, são quase sempre jeans, e a camisa que só muda o comprimento da manga.
Pfff... Dietas? Nã preciso! Sou muito elegante, é o que é|!

kika disse...

Que giro, a Maria revelou no seu convite à Joaninha, o que nós do Norte, pensamos acerca dos lisboetas, embora eu nem saiba de onde a Maria viva... Nós por cá somos mais hospitaleiros!!!
Não quer dizer que a Maria tivesse de o ser , pois tudo isto é virtual,mas a frase "e se porventura passares....."lembrou-me de imediato, se calhar um mero preconceito, que os lisboetas convidam , mas não dizem a morada.( não se zanguem comigo..)
Apetite no verão vai de encontro ao que todas nós desejamos baixa
e ainda bem para os trapinhos nos assentarem melhor.

Anónimo disse...

Zorro, ainda bem que tu achas-te graça! Mais à frente, a corrigir o comentário anterior, aconselho as pessoas a beber...eheheh (ainda dizem que madrugar vais bem)!

fj disse...

É como diz King, aproveita bem hoje, o fastio deve regressar breve.

Anónimo disse...

Joaninha, se aceitares o meu convite rsf para o "contacto" que está no meu perfil do "blogger", ir-te-ei buscar ao aeroporto.

Joaninha disse...

'Brigada, Maria!!!!
Ena, ena, boleia desde o aeroporto!
..........
Acho que ainda não vai ser desta, mas se calhar fica em standby.
Quanto a essa coisa do norte versus sul, há algumas ideias-feitas, mas enfim... Creio que depende é muito do feitio das pessoas.
Olhem ali o Zé Palmeiro que é bem do sul e está farto de dizer que se formos aos Açores ele também nos acolhe o melhor possível :) E idem aspas, quem venha cá abaixo não tenho casa junto ao mar, mas ainda acolhe com gosto umas visitas.
Um abraço sincero, Maria.

Joaninha disse...

FJ, achas que o calor ameaça voltar? Este fim de semana está fracote. Muito escurinho para praia. Nem 8 nem 80, caraças!

josé palmeiro disse...

Vamos lá por os pontos nos "is". Isto de hospitalidade, não se mede entre o Norte e o Sul. Somos ou não hospitaleiros, sejamos de que região formos e há de tudo, em todo o lado. Folgo saber que os há, depois, é encontrá-los!!!
Quanto ás comidas e ao calor, entendo a Emiéle, mas tudo tem o seu contexto e, depois, parece-me que o que ela quer, no fundo, dizer é que devemos comer pouco de cada vez e muitas vezes. depois os calores e os frios, farão o resto, associados aos contextos.
Hoje, na "sesta", deixei lá umas "Lulas do Algarve", que desafiam toda e qualquer falta de apetite, então com boa companhia, nem se fala...

josé palmeiro disse...

Deixem-me só acrescentar uma concordância que não é de desprezar.
Estou com a Maria no que concerne ao pequeno-almoço, sem um, de qualidade, não funciono.

sem-nick disse...

Metendo a minha colherada, a verdade é que de inverno ou verão o que costumo comer não altera lá muito. Obviamente que pratos de forno não apetecem de Verão, e prefiro uma cervejinha a acompanhar mas é a alteração que faço.
Também é sabido que os homens (sobretudo se 'menos novos') não se ralam assim tanto com a elegância. É uma preocupação mais feminina, abençoadas!!!
:)

Hospitalidade, é verdade, que o Norte tem essa fama. O que eu penso (por alguma experiência) é que é mais Cidade versus campo. a malta do campo costuma ser mais hospitaleira, sai lá porquê, e quanto maior a cidade pior.
Já experimentaram ser convidados por um parisiense para a sua casa?! E eu vivi em Paris! NUNCA me aconteceu.
Feitios...
:)

cereja disse...

Olá amigos!

Passo agora por aqui porque logo à tarde já nem venho a casa, sigo directa para o fim-de-semana (com chuva e tudo, quero lá saber!!!)
Pelos vistos a conversa vai animada...
Maria, também me vou fazer convidada, olha lá! Já tenho aqui uma listazinha de convites, de norte a sul. Desde o Farpas em Canas de Senhorim que já disse que me recebia lá, ao amigo Zé palmeiro nos Açores, passando pelo Alentejo (a Mar) e outra amiga no Porto, tudo gente que só conheço aqui do blog, faço uma volta a Portugal que é uma maravilha...
:)

Anónimo disse...

Emiéle,
Com todo o prazer! Aliás, convidar-te, seria minha intenção, assim, como, a todos os outros amigos do "Pópulo" (estava a ganhar confiança para...). Hoje, fi-lo, em particular, à Joaninha, por ela ter dito que ia de férias. Então, quando vierem aos Açores visitar o José Palmeiro, apanham o barco ou o avião em São Miguel em direcção a, ocidente e assim, ficarão a conhecer a ilha onde eu moro!
("claro, mais claro não há!")