sábado, maio 16, 2009

Bandeira azul

Esta pode ser a «boa notícia» desta semana, que uma lufada de auto-estima é coisa de valor!

Portugal foi considerado o segundo país da Europa em número de praias com «bandeira azul».
Cerca de 50% das nossas praias merecem bandeira azul.
Espanha, Grécia, Itália, países com um desenvolvimento em muita coisa à nossa frente, no caso das praias foram ultrapassadas! O único país que nos supera no referente a este aspecto é a Irlanda (mas palpita-me que as praias irlandesas sejam lindas mas não tenham a luminosidade e a temperatura da água das nossas...) e atenção que os critérios de atribuição da bandeira são exigentes, não se limitam a considerar-se uma praia bonita e limpa.
Têm a ver com 4 pontos
• qualidade da água,
• informação e educação ambiental,
• conservação do meio-ambiente local,
• segurança, serviços e infra-estruturas de apoio

E todos os anos estes pontos são avaliados – por isso algumas das praias foram «despromovidas».
Portanto é uma boa notícia. Que nos moraliza.
Assim os serviços de turismo a aproveitem bem!




Foto do Sharkinho (e merece ser aumentada!).


17 comentários:

Maria disse...

Boa, boa, (2 vezes)Emiéle, hoje, cheguei primeiro e a notícia é muito boa. Eu também tenho uma boa notícia para alguns , claro, não será propriamente má para outros.O Parlamento Açoriano votou "não"
"À Sorte de Varas"

josé palmeiro disse...

No que se refere à Bandeira Azul, por aqui só nos temos que regozijar, pois foram-nos atribuídas 28 (vinte e oito), isto é obra!!!
Agora, pegando no que a Maria, acrescenta ao seu comentário, respondo assim: Esta manhã, levantei-me cedo, tinha que ir ao porto, por motivos pessoais. Passei pelo Campo de S. Francisco, onde os "pagadores de promessas" ao Senhor Santo Cristo, se arrastavam, de joelhos, rastejando e carregando "sírios", muitas vezes mais pesados que os transportava e ainda não vi ninguém manifestar-se contra tamanho aviltamento ao ser humano, sobre o pretesto da fé. Que eu saiba, foi "caso", que ainda não subiu ao parlamento.

Anónimo disse...

É bom saber isso, sim senhor.
Aqui está uma notícia refrescante :)
É que sermos o segundo país da Europa é obra!!!!

Quanto à segunda parte do comentário do Zé Palmeiro, aí vamos nós outra vez!!!! Caríssimo, os tais 'pagadores de promessas' têm livre arbítrio, ou não? Estão ali porque querem. A gente pode achar muito mal, mas é uma escolha deles. Olha que comparação...

kika disse...

Bandeira azul é bom, mas podiam aquecer um bocadinho a água para eu poder nadar lá. Não é pedir muito pois não?????
A outra boa noticia da Maria, diz-nos que lá no Parlamento Açoriano venceu o bom senso. Só posso concordar com o King, é que somos racionais e livres , agora me lembrei.. espero que os tempos em que nos queriam meter a todos no Campo Pequeno, tenha passado á história, tem a ver com touradas não tem?Pois!!!

sem-nick disse...

Por acaso a foto é realmente muito sugestiva! PARABÉNS ao Sharkinho, que fez anos ontem, ainda por cima (eu costumo passar pelo blog dele, bastantes vezes)

De resto este tipo de notícias fazem realmente bem ao ego, que anda tão precisadinho...
Quanto à temperatura, enfim, isso está de acordo com o tempo que tem andado completamente idiota. E palpita-me que nos outros países europeus não deve fazer grande diferença, essa coisa da temperatura da água. Frio em todo o lado.

Talvez na Grécia?...

sem-nick disse...

(eu não sei, Kika... essa frase que foi dita como uma brincadeira mas muito infeliz porque nos estava a comparar ao Chile, não estava a referir-se a todos e sim aos «maus» digamos assim, aos sabotadores, aos que praticavam a violência; muitas vezes me tem passado pela cabeça que realmente o 25 de Abril resultou pior exactamente por ter havido muita tolerância, tolerância excessiva...)

Joaninha disse...

Estou como a Kika, também gostaria de uma água um nadinha mais quente, para além das algarvias.
Brrrrrrrrrr....
As lindas praias da Costa (quê?) de Prata? Verde?, enfim Figueira, Nazaré, S. Martinho, S. Pedro de Moel, etc, têm tudo o que se deseja menos um mar agradável!
Bem, se calhar a bandeira diz só respeito à praia, não inclui o mar...

OK, mas tal como vocês disseram, pelo menos dá brilho ao ego, o que sabe bem!

Joaninha disse...

Ah, esqueci-me de dizer que esta nova rubrica - boas notícias - é mesmo de manter.
Haja algo de agradável em que pensar, não é?....

FJ disse...

Kika há um certo exagero
na frase que referiste, a praça tem lotação para 5000 pessoas, mais a arena, digamos 8000, só por muitos turnos se conseguiria acabar com todos. mesmo considerando só os "maus" a ser verdade que foi mesmo dita e com essa intenção.
Sem-nick e o mediterrâneo pá?!Curiosamente o banho mais quente que tomei foi na costa atlântica de França.

josé palmeiro disse...

Deixem-me lá por um pouco mais de "sal", na água, que , por aqui, não é assim tão fria.
Quanto ao resto, o "livre arbítrio" tem umas costas muito grandes.
Quanto ao Campo Pequeno, dou de barato, pois há por aí gente, muito jovem, e ainda bem, mas que não está, devidamente informada.
Por fim, os "Brandos Costumes" deram nisto e o resto, é pura ficção.

kika disse...

É fim de semana, um pouco de diversão faz bem!!!A Maria é que teve a culpa ..., porque o post da Émiéle é a Bandeira Azul, o que me podia levar á bandeira do FCP e se calhar as reações não íam ser... vou jantar! Boa noite

The New Black disse...

Esta é uma boa noticia de facto. Bjs

Joaninha disse...

Mas tu és portista, não és, Kika? Sempre tive a ideia de que vivias no Porto, não sei se disseste qualquer coisa algum dia.

Eu não sou, mas saúdo os jogadores do Porto, quando se joga bem, joga-se bem.
Chapéu!

Castanha Pilada disse...

E entram todos na contagem ou só os que têm mar? ;)

cereja disse...

Boa dúvida Castanha..
Não sei de as fluviais entram na contagem, talvez sim.
Contudo, pelo que sei as nossas fluviais não são lá muito acompanhadas. E as pessoas têm tendência a desleixar-se um bocado mais, por isso há mais acidentes (proporcionalmente)
:)
Também creio que a Kika é do FCP, e é certo que quaando estrava a escrever o post o meu filho levou logo isso para o campo do futebol e achou que seria uma homenagem minha ao campeão. Tanto não... tenho fair-play (julgo) mas não ao ponto de pensar que o FCP ser campeão é «uma boa notícia»
lol!!!

shark disse...

Como é que esta me escapou?
Obrigado, Emiéle, por este mimo como o entendo.

cereja disse...

Só não é 'mimo' porque o meu blog ficou enriquecido. Mas de facto gostaria de publicitar as tuas fotos de que gosto muito.