quinta-feira, abril 02, 2009

Barato, barato....

Deve depender para quem é que as paga.
Ou talvez seja na perspectiva de quem as aluga.
«O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) coloca terça-feira no mercado de arrendamento 127 apartamentos, com rendas que variam entre os 262 e 437 euros mensais» e esta notícia merece um título a clamar a atenção como
‘Mais de cem casas com rendes baixas a lançar no mercado’
Por mim é muito relativo. Pagar quatrocentos e quarenta e sete euros ( e depois disso os serviços básicos da água, gás e electricidade) não é ainda o que se pode considerar uma pechincha...
Como sabemos muitos empregos, mesmo qualificados, não passam dos 600 ou 700 €. Ou seja, para tudo o resto ficariam 100 ou 200€
Rendas baixas...?


9 comentários:

josé palmeiro disse...

Como o que dizes, é verdadeiro!!!
O meu filho está agora num impasse desses. Não dá efectivamente para coisa nenhuma.

kika disse...

Concordo .Não baixaram não.As pessoas continuam com o dilema se vale a pena comprar ou arrendar.. juros baixos tal e tal .Mas para mim apesar de ter casa propria, acho que isto tem de tender novamente para o arrendamento, apesar de ver que não continua facil . São muitos encargos que uma casa dá, deixemo-nos de tretas. So agora para obras de condominio foram cerca de 1500 euros , que paguei etc etc isto multiplicado por muitos... Este mes é mais o IMI .Tambem não é facil ser proprietário..

fj disse...

É tal como a Kika lembra, vire-se a gente para onde se virar, a dificuldade é enorme.
E «rendas baixas»de 400 e tal euros, acabam por empurrar muita gente para a compra.

fj disse...

Contudo (cliquei para entrar antes de concluir o raciocínio...) se por um lado a compra dá a satisfação de se ficar com um bem, tudo isso acaba por ser um tanto «virtual» porque dentro de 40 anos quando a casa estiver paga, está tão velha que aquilo que os filhos herdam - porque já não vamos ser nós a gozar a alegria de ser proprietários - é uma coisa que será quase uma ruína, a precisar de tanta obra que vale mais ir para uma nova com outras vantagens e acabamentos...
Por mim, as rendas deviam ser «decentes» de modo a garantir ao senhorio algum lucro e a possibilidade de fazer as obras necessárias á conservação,mas também de modo a que representasse uma parcela razoável do nosso ordenado.

sem-nick disse...

Tocas num ponto que parece que há quem se esqueça: é que montar uma casa não é apenas pagar a renda. Isso é um hotel, a malta chega lá, paga o quarto e tem o resto incluído. Quem tem uma casa, tem de ter os serviços que a tornam habitável - electricidade, água, gás, telefone, e produtos de limpeza e conservação - para além de coisas 'secundáriaa' como comprar comida, pagar transportes, essas coisitas...

Pomos de lado a roupa que pode servir mesmo com 20 anos, uma pontinha de distracção ou cultura (rádio, tv, cinema, uns livros), enfim uma pontinha de sal e açúcar para temperar a vida.

Anónimo disse...

Tanto faz dar-lhe na cabeça como na cabeça lhe dar!!!
O bom, é herdar a casa já prontinha...
(não é que me aconteça, mas às vezes podemos sonhar!)

Eu estou no meio termo. Tenho uma renda razoável.Tem sido actualizada, contudo as obras interiores de conservação sou eu que as fiz, pelo que o senhorio só tem de conservar o exterior. O meu caso é o que devia ser, acho que ninguém está prejudicado...

Mas sei que é uma excepção, e para os meus filhos já vejo o caso mal parado. Seja amortização ao banco, seja renda é quase o ordenado todo!!! (para quem passa pouco dos 600 euros)

Joaninha disse...

Nem comento!
*suspiro* e muito...

Mary disse...

Venho já quase ao 'fechar da porta? mas ainda quis ver o que tinhas escrito.

Esta é uma questão de solução quase impossível! Falavas da quadratura do círculo na questão dos carros e peões mas isto é bem mais difícil...

cereja disse...

Também me parece uma espécie de quadratura do círculo, nunca de fica contente... Nem senhorios, nem inquilinos, nem proprietários. talvez os Bancos que emprestam a massa...