quinta-feira, março 12, 2009

Outra vez?!

Mas o que é que deu aos jovens de vários países para entrarem nas suas escolas e começarem a disparar matando toda a gente?
Agora foi na Alemanha onde um rapaz de 17 anos matou 15 pessoas antes de se suicidar.
Não entendo.
Uma vez, aceitava-se compreendia-se . Pelo menos era uma excepção terrível.
Tantas vezes, e em países tão diferentes, *é qualquer coisa de estranho e que não sei explicar.
Porque de excepção parace caminhar para uma banalidade.

* EUA, Finlândia, China, Canadá, Argentina, Japão, Alemanha, Escócia...


11 comentários:

Anónimo disse...

Não sei o que é isso "do que lhes deu"...Há com toda a certeza vários vectores(um deles é o acesso às armas)que determinam estas chacinas.E há que pensar nos países que tirando o Canadá e eventualmente a Finlandia tem histórias de extrema violencia.Não sei mas há uma insanidade e um desespero tão grande em tudo isto aliado a uma forma de espectacularidade que remete para um intenso sofrimento geracional.Não sei.AB

Anónimo disse...

Mas talvez os psiquiatras que tão bem definem o suicidio como uma forma de voltar contra si próprio a vontade de matar os outros achem que o "alvo" esteja enfim correcto.AB

Anónimo disse...

É de facto um horror.
A tua imagem, se eu a entendo, remete para um grande vazio.

Será esse grande vazio?

Anónimo disse...

Este caso da Alemanha é arrepiante, afinal se formos ver, ele só se suicidou quando se viu encurralado. E pelo que contam as notícias, era capaz de olhar para uma das vítimas que ainda respirava e dizer «ainda não morreste?» e disparar mais tiros.

Como disse ali a AB, há a questão do acesso às armas. O caso desta rapaz é o de alguém que tinha, pelos vistos, um «armeiro» em casa...

fj disse...

Até eu fiquei um tanto em choque.

Claro que são países com um passado de violência, guerras, etc, mas...
O que pode fazer um miúdo de 17 anos, tomar uma atitude destas, com tanto ódio indiscriminado?...
Não sou psicólogo.
Mas fico à espera de alguma análise que me esclareça.

Anónimo disse...

Para mim essa imagem como o king refere , esclare-me.
Não acredito nos Psis

Anónimo disse...

Aceito e concordo com tudo o que até aqui foi dito mas acrescento uma outra razão, a banalização da vida ou da morte, dada em excesso quer nos filmes, quer nos jogos de computador cada vez mais violentos e mais acessíveis a todadas as idades, em que a vida é tratada como uma coisa sem valor. Mas este, ´é só mais um vector, que eu encontro.

Anónimo disse...

Segundo as notícias ele «anunciou» na véspera, num chat, o que iria fazer. Dizendo «vão ouvir falar de mim», e «Estou cansado. Estou cansado desta vida sem sentido, é sempre a mesma coisa. Toda a gente se ri de mim, ninguém reconhece o meu potencial. Tenho armas e amanhã de manhã vou à minha antiga escola e vão ver do que sou capaz»

É certo que as polícias não podem vigiar todos os sites e chats que existem, mas não houve ninguém dos participantes no chat que se assustasse?! Bastava um telefonema para a escola e talvez ele tivesse sido detido logo no início.
Aliás, pelo que se l~e também nos outros casos havia um desejo de que «se falasse» deles.
Que coisa terrível.

cereja disse...

Realmente tenho ouvido parte das notícias e aparentemente há algo em comum nestes rapazes. Um desapego à vida, desejo de chamar atenção, muita raiva.
De qualquer modo o facto de encontrar uma arma de fogo à mão, não pode ter ajudado nada a controlar-se. E também é de estranhar como nem pais, nem amigos, nem ninguém suspeitou de que alguma coisa não estava nada bem...

Anónimo disse...

Emiele,

A minha opinião pessoal, curta e rápida: total vazio existencial levando a que um acontecimento seja catalizador de uma acção extrema e desesperada, como forma de castigar a sociedade envolvente.

Um abraço!

cereja disse...

Exactamente, Miguel.
repara que a gravura que escolhi para ilustrar o post, foi de vazio. É assim que imagino o que aqueles tipos devem sentir lá dentro.