domingo, fevereiro 15, 2009

Musicais

Como se pode reparar pela escolha da música de hoje e os «acrescentos» que lhe deixei, esta semana fui ver o «Cabaret» ao Maria Matos.
Tinha já ouvido e lido um pouco de tudo, opiniões das mais diversas, mas a amiga com quem fui tinha recentemente ouvido diversas pessoas que elogiaram o espectáculo e decidimos ir com base nisso.

Por mim, valeu muito a pena ter ido assistir. É complicado porque tem-se na cabeça o filme, e Bob Fosse e Liza Minelli eram referências difíceis de apagar. Mas, não é justo comparar-se um filme com um espectáculo ao vivo, este tem sempre um calor especial diferente.
E, na nossa opinião, na minha e da minha amiga que até é exigente nestas coisas, o resultado foi muito bom, e só ficámos com pena de não se poder ir uma segunda vez com a Ana Lúcia Palminha na protagonista, para podermos comprar com a interpretação da Sara Campina que foi a que vimos.

De uma forma geral os actores estavam muito bem escolhidos, a Isabel Ruth não surpreende vê-la muito bem como actriz mas sim aguentar-se a cantar (a cena em que aceita o fim do noivado dado a realidade que a rodeia fez lembrar Brecht) e Henrique Feist, num excelente “mestre-de-cerimónias”, figura chave desta peça, muitíssimo bem.
À saída ouvimos uma ou outra pessoa um tanto surpreendida, dizer que pensava que ia ver outra coisa. A verdade é que quando se pensa em «musical» associamos a histórias mais leves, «Um americano em Paris», «My fair lady», «Música no Coração», ou até o «Serenata à Chuva» que Diogo Infante cita no programa. E esta é uma história ‘dura’ – Berlim dos anos 30, a ascensão do nazismo, a passagem da enorme liberdade vivida na República de Weimar à camisa de forças que os nazis vestiram àquela sociedade. A imagem final da entrada para a câmara de gás, é a que fica e nos faz sair com a boca amarga.
Ou seja, musicais é um género onde cabe muita coisa. Não é por ser cantado que se conclui que é “leve”, neste caso foi bem pesado!

7 comentários:

Anónimo disse...

Mesmo só pensando em Bob Fosse claro que os tons podem ser vários num musical.Olha o "All that Jazz".Estou a falar em cinema.Mas dramas em ´opera é o que se queira e por aí fora.Mas neste "cabaret"-Diogo Infante-o dificil era mesmo não resistir à tentação de seguir o filme.Não só não seguiu como partiu do texto original (muiiiiito menos rosa que o filme)e conseguiu uma tradução primorosa.Depois é como dizes uma encenação excelente,uma direcção de actores excelente,interpretações muito boas sendo que as menos boas são correctas.Nem uma pluma a mais...(ou seja ausencia de pluma).E um Feist muito,muito muito bom.AB

Anónimo disse...

Dá que pensar a esclha de certos espectáculos,da tradução de certos autores,da reposição de certas canções em certas alturas que se vivem.Parecem premonições ou avisos, sei lá.Mas há muito que tenho uma certa dúvida sobre o "acaso" das coisas.AB

fj disse...

Olha que gaita!!!
.......
Eu fui dos que foi atrás de uma ou outra opinião, das más como a do Guia dos Teatros e acabei por não ir.
Claro que agora fico com pena.
Mas estou como vocês (ou a Emiele, pelo menos) Como raio sai de cena uma peça com casa esgotada?!
Está tudo doido!

Anónimo disse...

Acabei de lwr o link deixado pelo Zorro -o Guia dos Teatros.Não sabia que era Lauro António.Está explicado.AB

josé palmeiro disse...

A pena que sinto, é uma das facetas da tal INSULARIDADE, que, por mais que a queiramos minorar, sempre existe.
Faço votos para que a peça, ao sair de cena, entre em digressão e venha até aos Açores, para assim poder fazer a minha ideia.
O teu escrito, Emiéle e os apontamentos da AB, aguçaram-me o apetite e só espero ver para confirmar.
Com que então o Zorro vai pela crítica, ainda por cima do "Laurodérmio"? Assim, não vês nada de jeito!

Anónimo disse...

Também fui ler o link do Zorro (não tinha visto, apesar de costumar dar uma vista de olhos ás críticas) e do Laurodérmio não espero muito mais.
Enquanto vocês, Emiéle e AB falam e acentuam até que não se pode entrar em comparações de um filme com um espectáculo de teatro, esta crítica fá-lo todo o tempo!!!!
Eu não vi porque não fui a tempo!!
Olhem que esgotou a última semana logo quando abriu a bilheteira na 3ªa feira! (segunda estava fechada...) Estou como vocês: como é que uma peça sai de cena com salas esgotadas?!

cereja disse...

Pois, AB, eu estava a escrever isto e a lembrar-me da Ópera, onde há música mas é drama... Contudo, quando se fala em filme ou espectáculo «musical» associamos mais a algo leve, e de um modo geral o que o La Féria tem mostrado (por exemplo) são espectáculos que não são muito para fazer pensar.
Quanto ao Zorro, obrigada pelo link, deu para fazermos uma ideia do que se disse, mas como calculas não concordo com essa opinião. E foi pena, quer tu, quer o King terem perdido.
Zé Palmeiro, não é só a insularidade, olha que aqui os comentadores que escreveram até vivem em Lisboa (penso eu pelo que dizem de vez em quando) e também não viram. Além disso, quem viva mais para o interior também não vai a este tipo de coisas...