terça-feira, janeiro 27, 2009

Nostalgia

Afinal as recordações também são como as cerejas, não são só as conversas.

Ontem escrevi uma coisinha curta sobre o Ano Novo Lunar. Sabia que quase todos os anos, desde que escrevo em blogs, faço uma referência a essa Festa que para mim permanece das recordações mais agradáveis dos anos que passei no Oriente. Mas, por um lado estava com pressa, não dava para me pôr à procura e, por outro, perdi-me no meio da escrita que tenho feito, portanto desisti de deixar links para lá.
Como muitas vezes acontece, o Farpas que vela discretamente por mim, veio aqui e deixou ele esses links que eu não achava... Tudo impecável.
Claro que depois fui eu que fui atrás deles. E vieram as recordações todas!...
É curioso que quando dei os meus primeiros passos, muito incertos aqui pela blogosfera, corria o ano de 2004 e foi num blog que estava ‘aberto’ a quem quisesse participar, chamado
Cão de Guarda - que ainda existe com esse modelo. Eu assinava ML (como podem confirmar...) e, sensatamente, escrevia um post por dia. Com essa produção pequenina, e ainda muito verde nestas coisas, antes de publicar o escrito guardava-o em word. Tudo muito arrumado, mas... uma vez que o pc crashou lá se foi a pastinha e os meus cento e tal posts! (Ehehehe... Só aqui tenho agora mais de 3 mil e muitos!) Percebi que afinal era mais seguro o blog do que o meu pc!
Depois disso estive cerca de um ano e meio no Afixe e aí comecei a escrever mais. Estimulada por ser um blog colectivo e haver muito movimento aprendi lá algumas técnicas, fiz amigos, 'entrei' na blogosfera.
À saída abri então o Pópulo em individual e cá tenho continuado.
Mas o certo é que ontem, quando me deu para passear por aquilo que escrevi nesses tempos passados senti imensas saudades. É mesmo um bocadinho da minha vida que ali está. E da sociedade onde vivo. E dos meus sentimentos. Dos meus amigos. Das diversas histórias engraçadas ou tristes que fui contando aqui. Recordei um passado («Era uma vez..») que para mim foi importante. Revivi Abril. Li livros, vi filmes, ouvi músicas, apreciei quadros.

O que é um blog, já viram?...

13 comentários:

Anónimo disse...

Emiele,eu sei que estamos em Janeiro.Também sei que em Janeiro ,além de ser mês de saldos,há quem feche para balanço e há quem faça balanço de porta aberta(há um Santo,o S.Bento)que é o teu caso.Memorabilia...fico-me entre pensar que te desvaneces com tanta produção ou que de lágrima ao canto do olho,vês o "longo caminho percorrido"etc,etc.Que queres que te diga?Tudo desde espirrar a escrever faz parte da nossa vida.Bom é que se continue e sem remoer muito não vá dar-se o caso de ser criado um imposto sobre a saudade ou o prazer...AB

Anónimo disse...

São já muitos anos!!!
De vez em quando tens falado no Cão de Guarda e olha que já lá fui procurar os teus posts. Vê-se logo que é o teu 'estilo' lol!!!
A fase Afixe foi a mais vistosa, mas faz impressão a morte do blog. É que nem se consegue abrir!
De resto em «produção individual» não te tens safado mal, a gente pergunta como consegues ter tema para abrir a porta todos os dias...
Mas a verdade é que tens.

Farpas disse...

Sim um blog é um registo de vida na sua definição original, Acompanhei-te no Afixe, saíste quando eu estava de férias e quando voltei lá consegui descobrir (foi a Susana que me disse se não me engano) por onde é que tu andavas. E claro depois disso tb passei pelo Cão de Guarda para ver o que tinhas escrito!

Em todos os posts que fazemos, mesmo em estilo de brincadeira temos ali um bocado de nós, mesmo que seja sobre uma notícia estamos a dar uma opinião, mesmo que não sejam pessoais. Daí eu dizer que se consegue saber muito de uma pessoa pelos posts que faz, eu não te conheço mas no entanto conheço-te! O que é um blog? Um registo de vida.

josé palmeiro disse...

O que eu tenho aprendido nos blogs..., e ainda não sei nada.
É mesmo como o Farpas afirma, "um registo de vida"!
Tanto o "Cão de Guarda" como o "Afixe", são coisas que desconhecia por completo. Era uma altura em que andava distante deste corrupio, que hoje, não dispenso, exactamente por ser, "um registo de vida"!
Mas, atenção ao aviso da AB!!!

Anónimo disse...

O velho ditado ``Recordar é viver``.Gostos dos baús mas há que ter cuidado não é? Senão cai-nos a nostalgia em cima e por vezes dói

Anónimo disse...

Eu «apanhei-te» a meio caminho... Ainda passei pelo Afixe, mas comentar só no Pópulo. Como já tens referido o teu percurso fui espreitar os outros blogs, mas o Afixe é difícil porque não se vê. cabei por descobrir que se clicar onde diz Emiéle, encontro o que lá escreveste e ainda foi imenso!!!!
Mas o 'estilo' é sempre o teu, inconfundível.
:)

Anónimo disse...

A AB foi um tanto sarcástica, com a gracinha «fico-me entre pensar que te desvaneces com tanta produção...» mas para ser franco, olha que é mesmo 'tanta produção'!!!!
E eu sou dos que te tem acompanhado. Comento muito pouco, mas leio quase tudo. Como blog, é muito à minha medida, não sei se me explico?... E estou completamente de acordo com o Farpas, a gente vai conhecendo mesmo quem não «conhece». Aliás a ele também o conheço, imagino que bem :)
(vamos ver se o smile fica em bonequinho como ele diz que fica!)

Anónimo disse...

Gaita que até eu fiquei nostálgico!!! Deixaste um link para o teu post de «despedida» do Afixe e confirmei que também eu te tinha deixado um abraço de despedida... E também ali vi o King (olá King!!!) e a Gui que agora não tem aparecido - lá por isso eu também não! A bluegift quer-me parecer que a tenho visto por aqui de vez em quando, ou estou enganado porque há outra blogger que escreve também da Alemanha e tem nome de flor...
Enfim, dizem que 'recordar é viver', será?...

Anónimo disse...

O Zorro tem razão. Também fui lá espreitar (na altura comentava quase todos os dias) e aquele teu post era ambíguo, pensei que era mesmo só um descansozinho.
Depois alguém me informou que andavam por lá à batatada, o «dono do blog», o Monty, tinha 'despedido' metade dos colaboradores, assim sem pré-aviso, nem indemnização :) e tu eras das que se tinha chateado com essas despedidas e outras contratações, e tinhas feito a mala.
Ena pai! 2005 vai fazer quase 4 anos... estamos velhos!!!!

cereja disse...

Pronto, o que querem, foi mesmo uma de nostalgia, sem mais nada!
É que de vez em quando penso que vou fechar aqui a loja, que já não tenho mais nada para dizer, e depois... não sei como, mas encontro sempre coisas.
E este 'passeio' pelo antigamente fê-lo parecer muito mais perto. Afinal há coisas que ainda não digeri completamente, mesmo que cuidasse que sim. Basta um toquezinho e volta tudo à memória, apesar de agora já sorrir e ter ido para baixo aquela coisa que tive entalada na garganta um certo tempo.
:)
Passou!

saltapocinhas disse...

também costumo ir às vezes ver o meu blog lá ara trás!!
tanta coisa que eu já não lembraria mais se não fosse o blog! E tanto podem ser da minha vida, como da do país!
É um exercício muito giro ir lá ler!
E isto sou eu, que escrevo pouco, agora tu, que escreves que te fartas, deves ter que ler por dias!!

saltapocinhas disse...

E achei piada ao comentário do farpas, pois também foi a Susana que me deu o teu endereço quando saíste do Afixe.
Lá, só lia a Susana e a ti. Quanto à Susana, perdi-a mesmo de vista!

cereja disse...

Foi uma querida, a Susana.
A verdade é que não disse a ninguém, nem sei bem como a Susana me encontrou; quem sabia era a Teacher (Inês) que foi a ofertante do blog...

Pois é Saltapocinhas, isto é um registo de muita coisa. Vim aqui encontrar coisas de que já me tinha esquecido... :)