segunda-feira, janeiro 26, 2009

Palavras-chave

É já velha aquela anedota da loira (tinha de ser) que uma vez contou aos colegas que andavam a tentar adivinhar qual a password do pc do patrão, que tinha espreitado e já a sabia. Triunfante explicou: «É fácil! É *******, são só 7 estrelinhas!....».
Mas essa história de descobrir passwords parece não ser assim muito, muito difícil, pelo menos para quem se dedica ao assunto e sobretudo se os ‘investigados’ são um tanto ingénuos.

Dizem que
«um em nove cibernautas utiliza pelo menos uma das passwords de uma lista que por aí circula e, mais ainda, um em cada 50 utiliza uma das 20 piores palavras-chave».
Quais serão as melhores?
Estranhamente, parece que muita gente opta por escrever exactamente «password»! Também se usa muito «dragon» e «mustang», isto quando é em língua inglesa, decerto. Depois vêm séries de números do tipo 123456, ou o mesmo algarismo, 555555 ou 777777. Que raio de falta de imaginação!
Parece que logo depois aparecem nomes de séries como a Enterprise, ou Star Trek.

Contudo uma das regras diz que nunca deve ser uma palavra comum, ‘alegria’ ou ‘felicidade’, não servem e, pelo que imagino, nomes de clubes de futebol também não deve ser seguro.
Não deve ser curta, pelo que vi quanto mais comprida melhor, deve ter letras e algarismos misturados, mas penso que datas também são vulneráveis.

Enfim, uma confusão....

E vocês, têm uma palavra 'segura'?

16 comentários:

Anónimo disse...

Essa de escrever password como password não me tinha lembrado a mim!!! Se queres que diga nunca iria descobrir uma dessas!
O nome dos filhos, da namorada, o dia de anos, dos anos dos filhos, essas coisas são mesmo óbvias.

Mas para ser franco também creio que não deixo nenhum segredo importante no pc. Esses estão dentro da minha cabeça!

Anónimo disse...

Eheheheh!!!
«Benfica»?

Anónimo disse...

Segredos no PC não faço.Nem sequr transacções bancárias, aquelas dos net-bancos.AB

Anónimo disse...

AB fiquei assustada , será assim tão facil? Os bancos têm esses sistemas protegidos, e hoje em dia eu penso que é muito comum usar esses serviços. Risco? Onde ele não existe? Há que ter cuidado,mas eu uso e acho muito cómodo

André disse...

eu tenho n (>10) dígitos (letras e números) completamente aleatórios.

Anónimo disse...

Bravo André!!!
é certo que se deve ter cuidado, mas parece-me que a AB exagera um tanto... Eu faço as minhas compras muitas vezes pela net - não só do supermercado mas livros por exemplo - e tenho a minha password que não sendo objecto vulgar nem data, contudo pode ser descodificada talvez. Mas é a sociedade em que se vive. E imagino que esses piratas se ocupem de gente que podem roubar a sério, não é de quem tem uma conta-ordenado mixuruca...

Anónimo disse...

:)
Claro que estou a falar de mim própria.
Fazia-me diferença que me levantassem todo o dinheiro da conta, mas eles não ficavam lá muito ricos, e no mês seguinte eu devo receber um novo ordenado...
Tenho a sorte de ter emprego, é claro!

josé palmeiro disse...

As palavras chave ou a chave das palavras, não sei que dizer.
Parece-me um artifício, pois quando querem entrar nestes sistemas, "eles" entram, sem pedir licença e vasculham tudo o que por aqui se encontra, por isso nada melhor que ter, bom senso e sensibilidade para não deixar coisas que nos possam colocar na mira desses autenticos espiões. De resto se for para pagarem as dívidas, até agradeço que venham, que eu até lhes dou a chave.

Farpas disse...

Eu não tenho uma palavra passe diferente para cada coisa, através de uma combinação. E trato de tudo na net, compras, pagamentos, bancos, o que é preciso é ter um bocado de cuidado com os engodos e com a escolha e as actualizações do anti-virus!

Vocês sabiam que um dos motivos para agora as protecção das passwords serem aquelas bolinhas em vez dos tradicionais asteriscos foram sucessivas queixas de pessoas que diziam que o * estava no teclado e que se quisessem ter como password ****** não podiam porque toda a gente via o que estavam a escrever? Estranho mas verdade!

Anónimo disse...

Oh Farpas, então a «história da loira» só dá para concluir que «loiras há muitas»! :))))
É que eu também a conhecia tal como a Emiéle contou. E era com asterisco!
Eheheheh!! Essa é das melhores!

De resto, estou como muitos de vocês, hackers há por aí que a gente nem imagina e se forem mesmo bons podem fazer trinta por uma linha. Mas de um modo geral, eu imagino que querem brincadeiras mais rentáveis do que conhecer a nossa correspondência - o giro é entrar nos ficheiros da CIA e coisas dessas.
Eu compro muita coisa na Amazon e rarissimamente vou ao meu balcão bancário, porque faço tudo pela net (mesmo ao multibanco é só quando preciso mesmo de dinheiro vivo)
Mas sou um pouco com a Mary, a minha conta é tão pequenina sobretudo no fim do mês, que não iam limpar grande coisa...

Anónimo disse...

Ah, e quanto à palavra passe, enfim quem me conheça intimamente poderá lá chegar, mas penso que é mesmo quem me conheça muuuito bem o que não é um hacker qualquer... :)

Anónimo disse...

Se calhar exagero mesmo...mas conheço alguns casos complicados e não me apetece que me aconteça...mas já tive uma clonagem de cartão e lá foram 600 contos ao ar e só não foram mais porque dei por isso no extrato dos ultimos movimentos do multibanco...e o banco foi uma chatice para se responsabilizar mesmo com seguro.AB

cereja disse...

Estou como a Joaninha, Farpas, afinal a anedota nem era anedota!!! :) Nunca tal pensei...
Pois AB, eu sabia dessa tua cautela, que também me parece um tanto forte e aliás foi uma coisa um pouco diferente, mas cá por mim cada um toma as medidas preventivas que entende e mainada!!|!
Mas achei curioso a escolha de algumas dessas palavras. Contudo, por exemplo para ter acesso aqui ao blog, ou ao site das músicas, ou das fotos etc, para isso tudo é necessário uma password e eu uso a mesma que é muito mais fácil para mim.

Castanha Pilada disse...

Lol, eu uma vez estava a pôr a password para entrar no blogger e o meu marido perguntou: Então, já escreveste o post?

saltapocinhas disse...

a minha é tão segura que até eu a esqueço às vezes!!

cereja disse...

:) Oh Saltapocinhas!!!!
Castanha, mas que graaaaande password!