terça-feira, janeiro 27, 2009

Mas, como é?...

Como todos os que me visitam sabem, eu vivo em Lisboa.
Num bairro até relativamente central. Ora no espaço aí de uns 10 dias já por 3 vezes o meu bairro ficou às escuras durante uns largos bocados – não tenho controlado o tempo mas aí perto de uma hora de cada vez.
Ontem de novo, andei por aqui muito tempo a cozinhar à luz da vela, bonito mas pouco funcional.

Deve ser a «culpa» do frio.
Com temperaturas baixas, acende-se mais os aquecimentos eléctricos e a corrente vai abaixo. Entende-se. Mas também se entende que a situação deveria estar a ser prevista, os meteorologistas avisaram até com muita insistência sobre a tal vaga de frio. E cá por mim, ou seja, na minha casa, os aquecimentos que existem este ano são os mesmos do ano passado...
Mas há uma coisa que me faz espécie:
Os nossos salários, são aquilo que se sabe. O salário mínimo português é dos mais baixos da Europa em proporção ao custo de vida e poder de compra. Mais baixo, como sabemos que o de Espanha.
Então como é que a nossa electricidade está mais cara 64% do que em Espanha???
Mais do que isso, como é que ainda conseguimos acender radiadores?
Como disse, na minha casa creio que não o tenho acendido mais do que o ano passado, mas estas panes sucessivas não me auguram nada de bom.
Até estou a tremer qual irá ser a conta da electricidade do mês que vem...



9 comentários:

Anónimo disse...

Em principio devias era pedir indemnização pelas falhas de corrente.O fornecimento deve ser continuo.Agora essas relações de causalidade(o puor ordenado para o preço de o que quer que seja)não me parecem que possam ser feitas sem que a pessoa não se pressuponha a perder a "transmontana" de vez.Não aconselho a bem da sanidade mental e ,já agora, para a continuação desta paz podre a que teimam chamar de estabilidade social.AB

Anónimo disse...

É.
Essas 'panes' multiplicam-se e dá alguma raiva, porque estamos mesmo dependentes do raio da energia eléctrica. Cá em casa também ficamos de cara à banda.


E não tinha consciencializado que havia uma diferença desse tamanho entre a nossa energia e a de Espanha.
Deve ser por isso que eles são bem mais vivaços!!!

josé palmeiro disse...

A AB, toca na ferida.
Deviamos ser indemnizados pelas falhas contínuas, que, às vezes, são responsáveis por danos de grande monta, mas, como sempre, neste país, o contribuínte não tem ou desconhece ou não tem acesso ou não tem dinheiro para justificar o acesso a esses meios e a essas indeminizações, logo ficamos pelo caminho, sem meios para reivindicar os nossos direitos e, ainda por cima sem respostas atempadas.

Anónimo disse...

Contrariando a AB, (não é por mal), mas pedir indemnização bem podias ficar á espera sentadinha bem quentinha já agora.Bem sei que gostamos muito dos USA mas vivemos em Portugal, sabes onde fica? É um rectangulo á beira-mar plantado...onde os custos da electricidade são o que sabemos, sabemos o que ganhamos, e como gostamos do conforto,Tudo isto contribue tambem para o endividamento, o que não acontece por acaso, que só por coincidencia tambem é maior . Acordei irónica!!

Anónimo disse...

Não sei se vivemos perto, ou se estas paragens tem sido por toda a Lisboa, mas queixo-me do mesmo!!!
É que faz um transtorno do caraças! Um congelador, uma hora ou mais, desligado, põe em risco o que lá está congelado...
E perto de mim há um restaurante, que já ouvi que começaram a pensar em arranjar um gerador. Que gaita!

Alex disse...

Vá lá, vé a coisa pelo lado bom: lá para setembro vais ter uma data de bébés recém-nascidos aí pelo bairro... que liiiiiindo !

cereja disse...

Foi mesmo isso Mary! Já por duas vezes que decido alterar a ementa do dia seguinte ainda assim aquela hora a descongelar tivesse qualquer efeito maldoso.
:)
e depois estamos muito electrificados, bolas! Queria fazer a sopa (mesmo à luz da vela) mas não podia usar a 'varinha mágica'. Ainda aqueci uma coisa em banho-maria em vez de no micro-ondas. Que chatice!!!

Alex, a sugestão é pelo romantismo das velas, ou por não haver mais nada para fazer? (nem tv, nem ler, nem rádio...)

Alex disse...

Por não haver mais nada que se possa fazer às escuras, isso das velas só serve para estar preocupado com o pavio.
Quanto a fazer sopa sem varinha, em abril ofereço-te um "passe-vite" à antiga portuguesa

Alex disse...

Por não haver mais nada que se possa fazer às escuras, isso das velas só serve para estar preocupado com o pavio.
Quanto a fazer sopa sem varinha, em abril ofereço-te um "passe-vite" à antiga portuguesa