segunda-feira, janeiro 26, 2009

“Kung Hei Fat Choi”




Começa hoje o «Ano do Búfalo» !
Com a popularidade que se tornou moda das astrologias, signos, e esses poderes um tanto estranhos dos astros mas que pelo sim, pelo não se vão conhecendo, os ‘signos chineses’ já fazem parte da nossa cultura e conhecimento.
Sabemos que, ao contrários dos nossos, são anuais, mas são também 12:
Rato, Búfalo, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.
Todos estes signos têm qualidades é evidente. Dizem que este está ligado ao trabalho à persistência ( o nosso «Touro» parece que também...)
Mesmo com crise, as Festas que são uma tradição fortíssima, vão ser na mesma grandes.
As festas do Ano Novo Lunar são de um esplendor difícil de imaginar para um europeu, porque ultrapassam de muito longe quaisquer das nossas festas anuais: É Natal, Reveillon, Carnaval, Santos Populares, tudo junto em 3 dias fantásticos!
Decora-se a casa de novo, compram-se roupas novas dos pés à cabeça, as ruas estão enfeitadas, as casas também, os jardins também. Rebentam ‘panchões’ (não se lhe pode chamar foguetes porque têm a força e o ruído de centenas de foguetes!), faz-se a Dança do Dragão, há concurso de fogos de artifício...
Indescritível!
É a FESTA.
São só 3 dias mas valem por todo o ano!

17 comentários:

Anónimo disse...

Lembro-me de quase todos os anos escreveres sobre isto.
Agora aguçou-me a vontade de encontrar os teus outros posts sobre o tema. O pior é que a data nunca é certa... mas vou ver se encontro à volta de Fevereiro nos Pópulos I e II.
:)

Anónimo disse...

Também tenho uma boa recordação dos teus posts sobre isso.
Como os anos começam sempre em uma lua nova, entre 21 de Janeiro e 20 de Fevereiro, vou ver se encontro...

O que não quer dizer que este não esteja bem :)
E a imagem da Dança do Dragão está óptima!!!!

Anónimo disse...

Olha, saiu-me anónimo mas fui eu, o King!

Anónimo disse...

Gaita!!!!
Não consegui encontrar apesar de ter a certeza de já ter lido. Mas ao fazer uma busca nos meses de Fevereiro de 2008/ 2007 e ainda no antigo Pópulo e então é que consciencializei que tu escreves p'ra burro!!! São dezenas e dezenas. Isto publicado dava um livro e grosso...

Anónimo disse...

Vi uma coisa destas em Nova Iorque.È a mesma coisa Chinatown ou a China propriamente dita.Parece que se está num filme, com seguranças chineses de óculos Ray-ban e gabardines pretas cintadas e velhos de barbas muito longas a serem levados em braços ,sentados nas respectivas cadeiras,para a beira dos passeios para var passar o cortejo.è extraordinário.AB

Farpas disse...

Eu vi em Londres um ano e é realmente uma festa muito bonita!

KUNG HEI FAT CHOI
Emiéle em 2005
Emiéle em 2006
Emiéle em 2007

Anónimo disse...

Olá Emiéle!!!!
Kung Hei Fat Choi para ti também...

Já aqui deixei um comentário em tempos porque percebi que tinhas andado lá pelos orientes, kuailô como eu...
Há um clima que só quem viveu lá por bastante tempo pode sentir. A AB assistiu decerto como turista (até no bom sentido do termo) a uma Dança do Dragão numa Chinatown e já se sentiu impressionada. Para um ocidental confunde-se muitas vezes a do Dragão com a do Leão, que se faz numa inauguração por exemplo, mas nós sabemos que é diferente, a majestade do Dragão é incomparável. Por outro lado, essa alegria transbordante que faz cumprir todos os preceitos dos Lai Si aos jovens solteiros, à roupa nova,às comidas especiais, às visitas entre famílias, à redecoração das casas...
É um delírio!
E é das coisas de que tenho saudades!

Anónimo disse...

Ooooooooh!
Farpas, quando a Emiéle te chama o seu «anjo da guarda» afinal tem mais razão do que eu pensava.
És formidável!!!!!!

Anónimo disse...

Obrigadíssima Farpas!
Também quando passei por aqui tive a mesma ideia do King mas não consegui descobrir quais os posts! É que assim em sequência completam-se muito. Tenho sempre pena que ela não escreva mais sobre Macau, deve ter recordações formidáveis.

Anónimo disse...

São tradições fantasticas mas a descrição do kuailô deixou-me com os olhos em bico e já agora faço como a Mary, por que não Emiéle, nos dares a conhecer um pouco mais de Macau? Acho que a cultura oriental fascina-nos em muitos aspectos, outros nem por isso, mas vamos ao positivo!!

josé palmeiro disse...

Bom, a referência da Emiéle é perfeitamente compreensível, ela esteve lá e viu, a cores e em directo, tudo o que nos descreve, tão apaixonadamente.
Mas, depois de ver tudo e ler o que se me ofereceu, eu que de outra maneira ainda não tive oportunidade de ver de outra maneira, não podia deixar de referir a eficácia do Farpas, que deixa aqui as referências que faltavam. Um abraço e muito obrigado.

cereja disse...

Passo por aqui de corrida, sem tempo para parar nos outros posts, mas aqui queria
a) Agradecer ao Farpas, porque eu própria quando escrevi isto procurei os outros posts que sabia ter escrito e não os encontrei!!! lol!!
b) Afirmar que realmente só estando mesmo «mergulhado» naquele ambiente o podemos entender - ou pelo menos aproximarmo-nos...
c) Como sabe quem me conhece, eu nem sou das pessoas que mais apreciou os chineses quando os conheci ao pé. Porque os que imigraram é «outra coisa» como é evidente. Contudo, se têm defeitos que me irritam têm também enormes qualidades. E se têm um governo com o qual não simpatizamos isso não pode recair sobre todo o povo. Vivemos quase meio século sob a tutela de Salazar e não éramos salazaristas...
d) Já tenho pensado escrever sobre o que vi e vivi. Mas é difícil. Se querem que seja sincera aquilo é mesmo «a outra face da lua», são modos de encarar a vida que não se regem por aquilo que para nós é natural e evidente.

Por último, esta grande FESTA é de facto lindíssima e quase indescritível!

Anónimo disse...

Boa emiele e kuailou1, está longe de ser só um desfile,é uma atmosfera intraduzivel.

Anónimo disse...

Boa emiele e kuailou1, está longe de ser só um desfile,é uma atmosfera intraduzivel.

Anónimo disse...

Não,não ,era mesmo Dragão.E de facto é uma coisa inacreditável porque mesmo como turista (eu suponho que até os Novaiorquinos se sentem um pouco turistas na Chinatown novaiorquina)o ambiente que se sente é de transposição completa ou seja NY deixa de existir para estar num mundo completamente diferente.E é tão extraordinário que basta atravessar uma rua, a Mott, para se estar num universo tão diferente como...o italiano.Como disse parecia ter entrado dentro de um filme.AB

cereja disse...

Olá amigos kuailôs, 1 e 2... Até parece que falamos em código (mas não dava para palavra-passe!) pela escolha do nick disseram tudo.
AB, e farpas, se era festa de Ano Novo tinha de ser Dragão, que até penso que 'daria azar' não ser como deve ser. E se há gente supersticiosa são eles. e eu não digo que vocês não tenham mergulhado na ambiente, é claro. Só que como aquilo são vários dias, para se sentir como deve ser tem de ser com uma estadia maior, que a Dança do Dragão é uma coisa, mas como eu fui dizendo nos posts todos lá para trás, da comida ao vestuário às prendas tudo faz parte de um conjunto ritual completo. É impressionante.

cereja disse...

:)
Já agora vejam uma cena DESTE ANO em Xangai,
E esta é apenas a parte do fogo de artifício!!!
É uma loucura...