quinta-feira, dezembro 11, 2008

A crise na Grécia



«A morte daquele miúdo foi o fósforo que incendiou a pólvora» diz um ateniense, resumindo o sentimento generalizado.
A pólvora estava lá. O descontentamento da população pela política do governo era já muito grande.

Estavam marcadas, há semanas, greves por melhores salários e pensões, o que indica que vinha de trás o clima e o mau estar, esta questão da morte do adolescente foi apenas despoletar o que estava latente.
A greve geral desta quarta-feira teve uma adesão massiva e é interessante observar que as queixas são de falta de fundos para os sectores da Educação e Saúde, sectores melindrosos numa política social (onde é que já se ouviu isto?)
Esse ‘descuido’ em relação à pólvora pode sair caro ao governo conservador de Costas Karamanlis.
Uma multidão em fúria é difícil de convencer e de controlar. Mesmo com bombas de gás lacrimogéneo ou balas que até são ‘a sério’.
Um bom cavaleiro sabe que se um cavalo toma o freio nos dentes não adianta puxar as rédeas.

Este pode ser o fim do actual governo grego e
virem novas aí eleições porque pode não ser suficiente uma remodelação ministerial em Janeiro.

Quem sabe?...
«A Grécia parece um navio sem capitão» li algures.
E com um motim a bordo.

8 comentários:

Anónimo disse...

Embora não pareça(a tal antiguidade clássica e tal para o caso de Atenas é cá uma desilusão,tirando a Acropole)esta é a ponta "de lá" da Europa.E se começa num sitio ás vezes alastra.A situação economica da Grécia é terrivel há anos...mas são sobretudo as perspectivas da gente nova que se vê obrigada a servir o turismo das ilhas como, por vezes,único recurso ,que se gora a cada governo.Vão por aí desvalorazando a "rebeldia"anti globalização(eu sei que há muita mistura)e depois queixem-se.Ainda ontem me irritei um bocado a ouvir o Mário Soares a tentar desvalorizar o história dos parlamentares dizendo que era a "instituição" que estava a não ser respeitada.Só não especificou por quem.Como ouvi tb. a desvalorização da congregação das esquerdas.Tb. não acredito nela mas de certeza não pelos mesmos motivos.E o Dr.Jaime Gama há anos naquele poleiro ontem deu-lhe para o apelo moralizador.OH Doutor mudou de óculos?O o facto de não haver voto electrónico nesta sala(que desconforto)não lhe agilizou o calculo de cabeça?E parecendo que não tudo isto tem a ver cm a Grécia(o post)olaré se tem.AB

Anónimo disse...

Mesmo que, como aqui dizes e eu também penso, a morte do jovem fosse apenas o fósforo que fez explodir a pólvora, esse «fósforo» tem muito que se lhe diga. Repara na quantidade de contradições:
«No seu depoimento, Korkonéas reconheceu ter feito vários disparos, mas para o ar». Muito bem, disparou para o ar balas verdadeiras, para assustar (?) mas... afinal a perícia técnica, na mesma linha de desculpar o acontecimento diz que foi um tiro de ricochete que «o projéctil se encontra um pouco deformado, o que indica ter tocado numa superfície dura» . Como??? Disparou para o ar e bateu numa nuvem dura?! Mas há mais, a coisa continua: «ter a bala embatido num poste ou numa outra superfície o que alterou a trajectória e acabou por ferir mortalmente o jovem no coração.»
Então disparou para o ar?
Ou disparou às cegas para todo o lado, de tal modo que deu para esse ricochete e a bala entrar no peito do rapaz?!

cereja disse...

Pois é AB. A França ainda não há muito também mostrou o seu descontentamento. Agora é a Grécia. Não me admiro se passar à Itália, ou há Bélgica. Isto é um fogo que não se pode desvalorizar, e a Grécia é ainda Europa, sim.

Por cá é o arraial do costume. Também estranhei o Soares, e defesa da Dra Lurdes por exemplo, mas para mim aquilo são outras solidariedades não partidárias. A dele é conhecida, a dela também, não sabia se eram da mesma zona mas pelos vistos sim.
King - Está bem visto a tua análise. Não estive a comparar as frases, mas é isso mesmo!

Anónimo disse...

Sobre isto há pouca informação.
Os blogs do costume não dizem nada. A imprensa também não é lá muito faladora...

josé palmeiro disse...

Não posso deixar de estar em total sintonia com a AB.
Nada mais digo, a não ser alertar os nossos governantes para não desvalorizarem esta onda que se poderá transformar em "tsunami".

Anónimo disse...

Pode realmente transformar-se num tsumani, e por cá os brandos costumes estão a desaparecer.Está latente qualquer coisa... sempre que falo com pessoas que vivem na precaridade de emprego, mas ainda o vão tendo, sente-se um grande desconforto na alma e com vontade de....

Anónimo disse...

Emiele o que o Dr. Soares elogiou na ministra foi a "coragem".Não sei se ele aprecia particularmente por ex. forcados, que não se pode dizer que não usem de coragem...nem a "coragem"de Chavez(essa sei que aprecia).Enfim,gostos.AB

cereja disse...

Pois foi, AB, eu reparei. E ainda é mais estranho.

Quanto à crise na Grécia, osem-nick tem razão. Como viram eu fiz os links sobretudo para jornais franceses onde encontrei mais textos. E mesmo os blogs de cá estão postos em sossego. O «5 dias» fez um APELO para que se discutisse o tema durante o próximo fim-de-semana, mas não se sabe se teve grande resposta...