sexta-feira, novembro 21, 2008

Os «Pirilampos»

Posso «avaliar» uma professora, posso?
Há uma professora que eu não conheço de verdade.
Nunca a vi, e só sei umas coisinhas que ela deixa escapar aqui e ali. Ela tem um blog que é minha visita diária e, dizendo muitas vezes não entender de política, tem umas ideias muito claras de «política da educação».
Para além disso, a sua classe sob a sua orientação, manteve aqui na net, um blog chamado «Os golfinhos».
Giríssimo!
Eles deviam gostar de água, que aquilo era bem azulinho, e contavam histórias formidáveis do que iam aprendendo. Mas cresceram, passaram de nível e de escola.

Agora venho encontrar Os Pirilampos
Comecei a sorrir logo que vi o nome, que eu também gosto muito de luz.

E agora «exijo» que vão lá fazer uma visita e observem como esta professora dos pirilampos os ensina.
No blog têm «Um dia do texto», e têm também «Leitura e interpretação do que lêem» e ainda «Estudam geometria e matemática» para além de Aprenderem a medir distâncias a sério e ainda dá para aumentarem o seu conhecimento de História.

O que acham da avaliação que se pode fazer a esta professora?...


11 comentários:

josé palmeiro disse...

Só te digo que fico pasmado com a nossa Raposinha. Ela, não pára!
Mas , peço desculpa de terminar por aqui, pois estou de partida para o Porto e depois direi mais qualquer coisa.

Anónimo disse...

Tenho que lá ir mas não agora.AB

Anónimo disse...

Já lá fui e adorei .Será que a ministra que esconde no curriculo o seu passado de professora do básico (não sei se é verdade, li por aí ),pensa que os prof têm medo da avaliação? A maioria não tem e há muita gente na classe com a pedagogia que se ve neste blog . Eu tenho uma irmã assim , admiro-a imenso e os alunos adoram-na.Problemas quando surgem são com pais, ou colegas , que na maioria dos casos lhe vêm pedir desculpa

Anónimo disse...

VIVAM OS PIRILAMPOS!!!!
tenho de ir lá pessoalmente dar um beijinho.

E outro para a saltapocinhas, tá visto.

Anónimo disse...

VIVAM OS PIRILAMPOS!!!!
tenho de ir lá pessoalmente dar um beijinho.

E outro para a saltapocinhas, tá visto.

Anónimo disse...

E bem girinho que é o teu 'pirilampo' a mexer...
lol!

Realmente é interessante ver o esquema de ensini de uma escola daquelas. e um blog é bem interessante. Os meninos já terão o Magalhães?...
Os «Golfinhos» não tinham de certeza!!

Anónimo disse...

Sniff...
Quis ir lá mas não está previsto a visita para quem não tenha blog!
Ainda experimentei uma das hipóteses sem ser o blogger, mas aquilo corresponde a outros servidores ou lá o que é.

Tem muita piada o blog, talvez ainda mais que os Golfinhos, porque dá muito o dia-a-dia.

cereja disse...

Olhem, fui lá verificar e realmente é uma pena aquilo estar tão «fechado» a comentários. Como eu comentei sem dificuldades nem reparei nessa «barreira arquitectónica»...

Mas vale a pena irem lá ver, OK? Mesmo sem ficar comentário.

E uma boa opção é deixarem o comentário na Saltapocinhas - Fábulas.

Anónimo disse...

Eu adoro os meus Pirilampos. Eles agradecem tantos elogios e eu fico babada. De facto ser avaliada, não me aborrece. Só não quero ser avaliada e ter de colaborar na avaliação. É masoquismo.

saltapocinhas disse...

(hoje andei a vadiar de tarde e pela noite dentro e só há pouco cheguei a casa...
por isso só agora li o teu post)

o blog dos pirilampos tem sido até agora, da minha colega de escola, a Lucinda.
entretanto e achando que 2 blogs numa escola tão pequena (somos só as 2) não se justificava eu "colei-me" a ela. E ainda só escrevi um post com os meus alunos, precisamente o da apresentação.

este ano estivemos sem computador (a lucinda usa o seu próprio portátil!!) depois veio o computador mas falhou a net e também a motivação não tem sido muita!

por isso os elogios são todos para ela, mas eu tomo-os também como meus, pois temos um modo muito semelhante de trabalhar e colaboramos imenso.
Como a escola é tão pequena, e além disso ainda trocamos de alunos nas famosas AEC, os alunos são todos "nossos".

e de certeza que nenhuma de nós tem medo de ser avaliada, não é por aí, como se costuma dizer "o buraco é mais em baixo"!!

não sabia que era difícil comentar. vou tratar disso quanto antes!!
e obrigada a todos, e principalmente a ti, emiele!

Anónimo disse...

Só hoje passei por lá, e está fenomenal. Gistei muitíssimo!!!
Tinha a ideia da Lucinda porque a Saltapocinhas tinha falado dela.
Mas também pensei o contrário, que era de base da Salta e com a outra professora a seguir.
Para o caso é irrelevante.
A Escola está muito bem entregue a estas duas

PARABÉNS!!!!