quarta-feira, novembro 19, 2008

O lado mau do bom (ou o lado bom do mau?)

Estava a desabafar e simultaneamente a pedir conselho a uma amiga, isto dentro de uma loja de decoração e móveis:

«Estou chateada! Vou ter de substituir aquelas mesinhas que tenho entre os sofás, lá no P**** [a minha tal segunda casa] e tenho algumas dúvidas. Achas que compre um conjunto destes, em acrílico?»
«Mas porquê? Estas são giras mas as tuas de madeira ficam lá bem»
«Pois é por isso que agora estou a pensar nestas de acrílico. Aqui não entra o bicho!»
«O bicho?!»
«Sim, o raio do bicho! As outras estão completamente esburacadas com caruncho ou lá o que é, e já tenho medo que aquilo passe a outras coisas»
«Mas olha que se apanharam bicho é porque eram mesmo de madeira. Esses ‘placebos’ que agora inventam a fingir que é madeira, aí o bicho não se engana!»

Tá bem.
Fico contente porque as minhas mesinhas eram de madeira, da verdadeira.
Eram. Agora parecem um queijo.
Suíço…

15 comentários:

Anónimo disse...

Mas as madeiras não são todas iguais.Há madeiras que criam mesmo bicho donde o nome "bicho da madeira.Há outras como o pau-santo que não criam.Se as mesas forem de pinho ou tiverem acabamentos de uma mais permeavel ao bicho mais vale o acrilico(nessa perspectiva) porque que eu saiba não há "bicho do acrilico".E daí...o Lalique tem obras primas (cristal,claro)com bicho ou virus.logo...AB

cereja disse...

Também tenho ideia que há madeiras onde o bicho não tem dente para entrar...
Estas de que falo eram de um pinho banalíssimo, mas em novas até faziam vista... agora aquilo é só buraquinhos e o chão de manhã cheio de um pó que sai desses buraquinhos. Ná, tenho de acabar com a coisa, que já enchi os buracos com um produto que me aconselharam mas não resultou...

(Como é isso de bicho no cristal? é um desenho?)

Anónimo disse...

Para esses bichinhos há remedio, vais ao AKI ou coisa parecida e lá informam te , a seguir se gostares um pouquinho de brico, massinha e cera ou verniz vais ver que ficam bonitas e como novas.Tenho de acrilico e tambem nao sao eternas, pois nos sitios dos parafusos, nao sei porquê, soltam-se por vezes, bem se que ando sempre a mudar...

cereja disse...

Ná, Kika, já passei essa fase, do remédio para o tal caruncho. Umas latas todas giras e com uma caninha para enfiar bem no buraquinho etc e tal. Atenuou uns tempinhos mas recomeçou logo. Nesta altura já não há nada a fazer a não ser a lareira!

Essas mesinhas que vi, são de uma peça só, não há parafusos. Estou tentada a experimentar. pelo menos são uns tempos sossegada. e têm a vantagem de parecer não ocupar espaço...

Anónimo disse...

Agora a «parva da Emiele» começa a responder de manhãzinha e um gajo chega aqui e sente que já não marca o ponto, que chegou fora de horas...
Grrr!!!
( é pá, tou a gozar, heim?! até acho muuuuito bem ver-te por aqui a horas 'decentes'!)

De resto, apesar de eu ser um incondicional da madeira, sempre é uma coisa viva (ou que foi viva...) também há coisas giríssimas com um design fabuloso noutros materiais.
Olha, experimenta e põe aqui a foto!

Farpas disse...

Eu pessoalmente gosto do acrílico, mas gosto ainda mais da madeira! É claro que não há peças eternas, mas olha que se a madeira levar o tratamento certo não há Alberto João Jardim que lá entre!

josé palmeiro disse...

Vamos lá ver se te consigo dar uma pista.
O bicho da madeira é a expressão genérica usada para um certo número de insectos XILÓFAGOS que atacam quer as "hardwoods" como as "softwoods".
Os seua ovos são postos sobre e dentro da madeira e o seu ciclo de vida, desde o ovo até ao insecto pode variar apróximadamente, etrs 10 meses e 11 anos.
O ataque mais vulgar por um insecto XILóFAGO é o caruncho, vulgar nas mobílias, que averba cerca de 75% das infestações em edifícios.
Mais informações em:
http://www.quintacidade.com/wp-content/uploads/2008/04/insectos-xilofagos.pdf.

Anónimo disse...

Ena, ena!!!
O que a gente aprende aqui!
Vou já registar esta coisa toda.

Pelo que entendi, as tais mesinhas (ou mesinha...) da Emiéle já não dá para a salvar, mas com estas dicas pode ser que ainda salva outra parte da mobília ameaçada. Eu vou aproveitar.

cereja disse...

Pois é meus amigos. O que está, está! Nesta altura a dita cuja mesinha parece mesmo um queijo suíço, e 'encher' aqueles buraquinhos todos não ficava nada bem. Como eu própria também aprecio a madeira, já aprendi (mesmo antes de ter escrito este post) que a prevenção era importante, e devia era ter cuidado da coisa a tempo.
E também aprendi bastante com os vossos comentários!!!!!!

Anónimo disse...

Sim.As peças Lalique da Gulbenkian.por exemplo,estiveram retiradas de exposição durante um tempo largo para tratamento.Não me perguntes como que eu não sei.AB

cereja disse...

Isso podes não saber (isso, quero eu dizer o tratamento) mas sabias da doença, coisinha de que nunca ouvi falar!!!
És uma enciclopédia, tu!

Castanha Pilada disse...

Queijo suíço, também se pode considerar um estilo!

cereja disse...

lol!!!
Bem visto, oh Castanhinha...

saltapocinhas disse...

ohhhh, tadinhas das mesas!

mas há remédios para o bicho não pegar, e não há nada que chegue á madeira!

cereja disse...

Não sei, Saltapocinhas...
Tenho tendência para pensar assim, mas por vezes gosto de misturar os materiais.