quarta-feira, novembro 19, 2008

Ena, que elegante...

Vamos passar a ter em Lisboa um Google Transit ou seja assim a modos que um GPS para os pobrezinhos que andam nos transportes públicos.

Portanto «é assim»:
Pela net ou nos telemóveis, quem quiser ir de um ponto ao outro de Lisboa poderá, se consultar este serviço, saber como se deslocar entre dois pontos na capital em transportes públicos a qualquer dia da semana ou hora do dia, disponibilizando a duração da viagem, os transportes necessários na deslocação, o tempo de espera durante o percurso e as alternativas disponíveis.
Bem bom, heim? Sobretudo se os transportes fossem bons e rápidos.*
Lisboa é a segunda capital europeia a beneficiar disto.
Cidades já há umas tantas na Áustria, França, Itália, Polónia, Rússia, Suíça e Inglaterra.

( Mas se somos a segunda Capital, qual é a primeira? Moscovo? )



Não me adianta muito ficar a saber que para ir de S. Sebastião às Olaias (12 minutos de carro) terei 13 ou 14 estações de metro com dois transbordos, ou tenho de apanhar dois ou três autocarros, com duas dúzias de paragens....Talvez me aconselhem a ir a pé!

9 comentários:

Anónimo disse...

Por acaso,ainda ontem um mapa que tive de consultar para ver que transportes tinha do 6ºpara o 18º em Paris ,sem ser o metro, dava um itinerário de 15 minutos a pé que nem o Carlos Lopes nos seus melhores dias...AB

cereja disse...

Ah, também se dá a hipótese do «a pé»?
Julguei que era só ideia minha. Neste exemplo que aqui dei (S. Sebastião, Olaias) não me enganei quanto ao metro, e autocarros a confusão é tanta que quase me perdi a confirmar a coisa, mas o «a pé» seria opção se não fosse a subida da Alameda. Aí perde-se a vontade de dar à perna...

Anónimo disse...

É isso.

De que vale a gente saber o melhor ou mais rápido caminho, quando o «mais rápido» é ainda muito longo....?! Conheço várias outras capitais (Moscovo não...) e é difícil ser-se pior servido do que cá!

josé palmeiro disse...

E a mim que me dava tanto geito ter uma coisa dessas, para quando for ao Corvo!

Anónimo disse...

Ihihihihihi!!!
Tou mesmo a ver, Palmeiro....

Estas tecnologias de ponta etc e tal, é bom, não tenho nada contra, falta é o RESTO: ou seja uns transportes decentes!

snowgaze disse...

Em Munique essa informação é disponibilizada há vários anos pela "carris" cá do sítio, na net, claro. E indicam o caminho a partir de um ponto A para um ponto B, incluindo, se for necessário os tempos das caminhadas até às paragens ou entre paragens. E o preço do bilhete para essa viagem. Dá um jeitão. :)

cereja disse...

snowgaze, a nossa Carris, tem uns indicadores em muitas paragens que devem estar ligados electronicamente aos autocarros, e nos dizem o tempo que falta para o próximo autocarro chegar. Não é mau. É verdade que por vezes a coisa não funciona, e nem todas as paragens o têm, mas a minha experiência diz que na generalidade aquilo ajuda. E eu fui das que de início nem acreditou que resultasse...
Claro que o fornecer opções é o ideal. Eu muitas vezes opto pelo metro porque os horários são mais certos, não há engarrafamentos, não se apanha chuva, etc. Mas quando são necessários transbordos - e nalguns casos anda-se mesmo muito dentro da estação! - já quase nem vale a pena. Isso é bom ser contabilizado.

Zé, isso de ilha para ilha é que é uma balbúrdia... :D

josé palmeiro disse...

Oh Emiéle, isso de ir de uma ilha para outra, não me fazia confusão, mas circular nas estradas do Corvo, só mesmo com a ajuda de um GPS.

cereja disse...

Ai é?
Se me dissessem julgava que estavam a brincar. Aquilo não é muito pequeno?...