quarta-feira, outubro 29, 2008

Na era dos sms

A ideia é engraçada.
Os CTTs, decidiram comemorar a existência dos selos,com a XX Exposição Filatélica Nacional e Inter-Regional, e assim fizeram uma recriação histórica,
em Viana do Castelo, do sistema de mala-posta com um mensageiro trajado a rigor e montado a cavalo .
Usou-se o sistema de «mala-posta» até aparecer o comboio.

"Eram estes homens, montados a cavalo, que transportavam todo o tipo de correspondência, desde uma simples carta até aos objectos mais valiosos, sempre expostos ao perigo de serem assaltados e muitas vezes alvos de ataques mais ou menos violentos".

O nosso primeiro selo, o de D. Maria, apareceu em 1853.

Escrever cartas está cada vez mais em desuso.
Hoje, enviamos emails, telefonamos, mandamos sms.

Mas acredito que esta reconstituição seja muito interessante, mesmo para a malta miúda.
Ou, sobretudo para eles!

4 comentários:

Anónimo disse...

Mas olha que deve ser giro!

Eu gosto sempre imenso das reconstituições históricas, assim ao vivo. Meio teatro, meio happening, muito giro.

Anónimo disse...

Mas quem escreve CARTAS???
Eu só recebo facturas...
Até os cartões de boas festas vêm pela internet muitas vezes.

josé palmeiro disse...

Eu, que fui colecionador ou ajuntador de selos, tenho um fascínio especial pelas cartas. Apesar de obsoleto, mais pelo tempo que demora que pela estética, ainda gosto de escrever cartas.
Depois, essa reconstituição da Mala-Posta, lembra-me os livrinhos da cow-boys, que devorava na minha infância, sempre com aqueles heróis em infindáveis cavalgadas, para distribuir o correio.

cereja disse...

Não sabia que tinhas sido filatelista, Zé Palmeiro. Ainda no outro dia me disseram se queria uns selos que não havia por cá, mas não conheci ninguém que os aproveitasse..

Eu acho sempre interessantes estas reconstituições, e creio que muito educavas para os miúdos que assim estudam História a brincar.