terça-feira, outubro 28, 2008

Aplausos

Que agradável, uma medida de aplaudir!
E merece de facto aplausos a decisão de vacinar as jovens de 13 anos com a vacina do colo do útero, para evitar o cancro, medida que se iniciou ontem.

E que motivo de satisfação saber que desta vez
Portugal foi o segundo país da Europa que mais rapidamente incluiu a vacina no PNV (Programa Nacional de Vacinação).

Aleluia! Uma boa medida e que nos pode orgulhar como país.
Para além disso, vai também iniciar-se um rastreio sistemático a mulheres dos 30 aos 65 anos, para prevenir essa doença.
Ainda dentro do Programa de Vacinação pode contar-se em 2010 com a vacina contra a meningite.

Assim, sim!

6 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem.
Também por mim concordo que quando há alguma coisa bem feita se chame a atenção. A gente lamenta é que haja poucas vezes motivo para isso.
Quanto ao rastreio, muita gente se esquece que não há ginecologia na maioria dos Centros de Saúde, e ter um ginecologista privado não é nada barato! É importante que se desencadeia este processo.

Anónimo disse...

Tenho de concordar!
Quando há alguma coisa bem feita deve ser realçada!!!
E desta vez , pelo que diz a notícia, se «Portugal foi o segundo país da Europa que mais rapidamente incluiu a vacina no Programa Nacional de Vacinação, é excelente.
Afinal quando há vontade, as coisas fazem-se!!!

Anónimo disse...

O King tem razão. A ginecologia ainda é uma especialidade bem cara! Só lá preciso de ir de ano a ano, mas por uns 15 minutos pago cerca de 70/80 euros. Dá quase 300 € à hora para o especialista...
Depois mais os exames complementares, indispensáveis sempre, é uma conta calada.

Mas esta notícia da vacina (que tenho ideia que esteve 'tremida') foi uma excelente medida.

Anónimo disse...

A Mary levantou aqui um ponto que como mulher também já me tem feito espécie: porque é que são tão caras estas consultas?! Os dentistas justificam os preços por causa dos aparelhos e os materiais. Mas na ginecologia, para além das luvas e na necessidade de esterilizar os instrumentos, não vejo que haja grandes gastos. Porque é tão caro umas consultas tão curtas a maioria das vezes?...

Ah, e venho fazer coro com o apoio à vacina.

josé palmeiro disse...

O que já foi dito, não sai fora do que eu poderia dizer.
Sou dos que não regateiam aplausos ao bem feito, venha de onde vier, nem me causam ciúmes, causa-me é pena, às vezes, ver aqueles em que me revejo, não o fazerem antes dos outros, mas, uma vez feito, congratulo-me. Vamos é, agor, fazer figas para que os ginecologistas, venham para os Centros de Saúde, para que os valores, adiantados pela Mary, e que eu confirmo, deixem de ser, "conta corrente", e só para os que optem por isso.

cereja disse...

Gosto bem quando posso escrever com sinceridade um elogio a uma acção positiva!