segunda-feira, setembro 29, 2008

O quê? Casar?!...

Casar… para quê?
Há uns tempos existia a ideia firme de que «Elas querem é casar», ou seja de que o desejo profundo de qualquer mulher era acabar a sua juventude num casamento (e, no mesmo estereotipo, cada rapaz fugia do casamento como da forca – sendo aliás muitas vezes assim considerado; ‘ele enforcou-se’ dizia-se de brincadeira em vez de ele casou-se)
Bom, os anos passaram.
A mulher entrou no mundo do trabalho, e tornou-se independente economicamente. Agora o casamento passou a ser ou um desejo de dois, ou então … de nenhum!
Um estudo sociológico diz-nos que hoje em dia há muitas pessoas que vivem sozinhas por opção. Apesar de haver ainda mulheres que vivem sozinhas, e «procuram na verdade o seu príncipe encantado» estas já não serão a maioria.
Até há números:
35 por cento das solteiras da Europa sentem-se felizes nesta condição e (oh, surpresa!!) esse número baixa para os nove por cento no caso dos homens.

Parece que – cof…cof… - afinal...:
«eles querem é casar»!


9 comentários:

Anónimo disse...

Bolas, hoje só escreves coisas que me dão vontade de cá voltar para comentar comtempo (coisinha que agora, neste momento, não me sobra)

Para ser franco, o que tenho visto é que nesse aspecto se deu uma reviravolta. Os rapazes e raparigas que vejo há minha volta ou na minha família, ou estão-se bem borrifando para um casamento e vivem juntos enquanto lhes apetece, ou quando lhes dá para casar, até muitas vezes é ELE que insiste!!!!
De qualquer modo se há quem se sinta bem a viver sozinho/independente, ainda a maioria prefere viver em companhia, mesmo que não seja com o mesmo/a por muito tempo.

Anónimo disse...

Gralha grave:
à minha volta é claro!!!!

Anónimo disse...

Bom, solteiro não significa sozinho... Eu sou solteiro e já vivi com algumas pessoas, sem sequer pensar em casamento. Isto devido a uma visão "radical" do conceito. Dito de outro modo, já me bastam os outros contratos...

josé palmeiro disse...

Eu acho que não é nada complicado, vidé o caso do Miguel.
No meu caso, casei-me, sendo radicalmente contra essa instituição, tal como o Miguel, (o contrato), mas acedi, porque compreendi que os meus sogros, pessoas que eu estimava imenso, ficariam desolados se assim não fosse e pronto, cá ando nisto Há um bom par de décadas.
Depois os filhos, o mais velho, vive com a mãe dos seus três filhos, sem qualquer compromisso que não seja o de compartilharem as agruras e as alegrias da vida,sem qualquer "contrato". O seguinte, é muito individualista, para, por agora, compartilhar com alguém, essas responsabilidades. e a rapariga, tem um namorado, com quem vive, quando lhe apetece, sem contudo ainda ter estabelecido um vínculo para além disso, pois, segundo ela, ainda não conseguiu ser, suficientemente independente para uma decisão dessas, (viver em conjunto).
Agora que sei haver, neste momento um movimento revivelista da instituição casamento, isso é verdade, com grande tristeza minha, diga-se de passagem.

Anónimo disse...

Claro!
Já chega os contractos que temos mesmo de fazer!!!!! Ao menos aqui, na terra dos sentimentos, mandamos nós e mais ninguém.

Também me faz espécie a «moda» dos casamentos de estadão, a custarem uns balúrdios e com centenas de convidados. Mas aquilo não é uma coisa entre ELE e eu????

Anónimo disse...

Não pode haver dúvidas de que o casamento como instituição levou uma grande volta. Se calhar porque o divórcio também é mais fácil... (ou vai ser)
Há 50 anos era raro ver-mos um casal divorciar-se, hoje é raro ver um que se mantem unido mais de uns 10 anos...!
Contudo não acho que o ser humano seja feito para viver sozinho. Como disse o Miguel 'solteiro' não é sinónimo de 'solitário'.
Mas o que este estudo parece querer dizer, é que cada vez mais, existem relacionamentos amorosos mas com cada um no seu espaço. Isso é que é curioso. Com franqueza eu aqui em Portugal não noto muito, quando se começa a namorar a sério decide-se viver juntos. Mesmo que se mantenha o espaço onde se vivia dantes 'just for the case'...

cereja disse...

Mas, caríssimos, olhem que a ideia de que quem quer casar são as mulheres e isto é uma caçada onde os homens são umas 'vítimas' ainda anda muito por aí.

Quando procurei uma ilustração para este post (eu tenho a mania de deixar sempre um boneco!!!) encontrei este tipo de bonequinhos de bolo de noiva:
ESTE e também ESTE e também ESTE e ainda ESTE

E se calhar a colecção podia continuar, se estivesse com tempo para a busca.
Quer dizer alguma coisa, não é?...

Kruzes Kanhoto disse...

Cada um fará as suas opções, por mim casei e gostei. Por isso continuo casado. Há vinte anos.

cereja disse...

Lá por isso Kruzes há quem goste tanto que o faça várias vezes!
Pelos vistos tu fizeste-o só uma...
:D

Parabéns, amigo!