segunda-feira, setembro 29, 2008

Idade…?

Eu sei que é um lugar-comum dizer-se que isso da idade é uma questão que não tem a ver com o tempo ‘cronológico’.
Citamos casos de adolescentes com atitudes de surpreendente maturidade, de damas e cavalheiros em ‘crise dos 40’ que se portam como se tivessem 15 anos, mas o que mais se costuma acentuar é, em relação às pessoas mais velhas, que o que importa é a idade interior e não a que vem no BI.

Aliás, esse tema é motivo de vários FW que por aí circulam, muito moralizantes onde até se insiste que só depois dos 60 se atinge o tal ponto de rebuçado da nossa vida, etc e tal. Simpáticos, é claro, para quem se aproxime dessa idade!
Conversas que procuram compensar o sentimento que naturalmente se vai sentindo quando reconhecemos, que não temos ‘de fora para dentro’ a mesma imagem que se tem ‘de dentro para fóra’… Muitas vezes ainda nos sentimos jovens e cheios de vida e força e depois o organismo não acompanha esse sentimento.
Mas nem sempre assim é.

Eu sou familiar de uma senhora que, por diversos motivos, passo anos sem encontrar. E se falo em anos, é mesmo anos! Como o tempo vai passando, dei conta de repente que ela agora já tinha chegado aos 80. Oitenta anos.
Mas…

Primeiro ponto, o aspecto. Até admito que tenha feito alguma operação plástica, não digo que não, mas de aspecto não parece sequer ter 60. A pele lisa, bem maquilhada sem excesso, ainda bastante cabelo num tom arruivado clarinho, sempre direita que nem um fuso e andar desempenado. Impecável.

Segundo ponto, a vivacidade. Muitíssimo activa, dirige um negócio e continua à cabeça dele, vai para a sua loja todos os dias, está ao balcão tal como os empregados desde que abre até que fecha.
Pela conversa que mantive vê-se que é uma pessoa com uma boa memória e conhecimentos actualizados. Viaja muito. Conduz um carro com prudência e com bons reflexos. Um tanto autoritária, não dá o braço a torcer – das vezes onde eu discordei do que ela disse, preferi mudar de assunto, porque percebi que não ia ‘ceder’ na discussão…

Dá para nos fazer pensar. Não é uma pessoa que tenha tido uma vida calminha e protegida – pelo contrário, desde que me lembro que ela tem este negócio que só ele lhe deve dar bastante trabalho. E contudo, não se mostra cansada, não fala em se reformar.

Afinal, o que é isso da idade?....



14 comentários:

Anónimo disse...

Este post merece um comentário mais demorado, mas (apesar de eu próprio não conhecer nenhum modelo destes) é certo que por um lado há genes que dão uma genica e prolongam a vida activa de um modo espantoso - Mamuel de oliveira, por exemplo, ou Fernando Pessa - por outro o estar-se ocupado é excelente para manter o espírito a funcionar.

Farpas disse...

Como diria Leclerc: "A idade é um simples preconceito aritmético."

Anónimo disse...

Bom... Isto da idade tem muito que se lhe diga. Sem que tivesse esse aspecto jovial, o meu avô esteve impecável até aos 78. Pescava, caçava e dava grandes voltas todos os dias. Tinha uma força impressionante. De repente, tudo acabou.

No ginásio, anda por lá um velhote que todos nós estamos de boca aberta. Faz uns alongamentos que só pensamos quando é que vai rasgar os ligamentos todos. Levanta pesos inacreditáveis. E anda ali, todo satisfeito lol!

Por tudo isto, concordo plenamente com o king quando diz que estar-se ocupado é excelente para manter o espírito a funcionar. Sem dúvida. A actividade. Não se diz que "parar é morrer"?

Acima de tudo Emiéle, penso que não se deve carregar muito nos ombros o "peso" da idade. Essa unidade de medida que nada mais é do que uma invenção humana. O que importa é como nos sentimos, sem preconceitos ou limitações auto-impostas decorrentes dos hábitos e costumes.

josé palmeiro disse...

Isto de chegar depois do Miguel, tem as suas vantagens. Já disse tudo, o que eu poderia ter dito.
Falo por mim, no entanto, como muito mais velho que ele, no BI.
Nunca escondi a idade que tenho, sessenta e dois anos.
Faço muitas vezes, asneiras que não devia fazer, segundo o parecer dos demais, mas, por mim, sem exagerar, isto é passar dos "MEUS" limites e esses conheço-os eu bem. Até no capitulo das doenças, que depois dos cinquenta me ferraram o bico, tenho sabido contorná-las e arranjar uma convivência, que me não envergonha. Quanto à morte, que é disso que se trata, "quando vier, que venha", que saberei encará-la, com a mesma juventude, com estou aqui a escrever, este comentário, a minha!

Anónimo disse...

Por aquilo que dizes, uma tal vitalidade também deve ser raro...
Aqui o nosso Zé diz a sua idade com algum orgulho, e tem razão em o fazer, mas podia ser filho dessa tua parente!
Que pedalada!!!!

Anónimo disse...

É que fiquei com inveja, sabes...?
Sou muito mais nova, mesmo muito mais, e tantas vezes penso com gula na reforma e no não ter de ir para o trabalho todos os dias...
E ela vai por gosto? Até porque decerto havia de ter alguém em quem delegasse as suas funções, não é?

Anónimo disse...

Interessante.

Aqui dois jovens (creio eu) opinam lindamente: o Farpas diz que "A idade é um simples preconceito aritmético" e o Miguel «Essa unidade de medida que nada mais é do que uma invenção humana»
A gente pensa assim, mas...
A verdade é que por algum motivo escreveste este post com alguma admiração, o Miguel aplaude o tal companheiro de ginásio, e ... a Mary diz que pensa na reforma!!!!

Cá por mim, voltava ao início do teu post quando dizes (e para mim muito bem!!) que há «casos de adolescentes com atitudes de surpreendente maturidade, de damas e cavalheiros em ‘crise dos 40’ que se portam como se tivessem 15 anos»
(hoje só faço citações) :)))

Para mim é por aí que se pode ir. A mecânica é essa. Durante toda a nossa vida muitas e muitas vezes a idade mental - digamos assim - a maturidade ou imaturidade não tem a ver com o BI. Nota-se mais quando se é mioto mais novo, mas porque não aceitar que tal se passa também quando os anos já são muitos?... Afinal é quase o mesmo.

cereja disse...

(Fico à espera do tal comentário mais demorado do King) :D

É evidente que se joga muita coisa com a atitude que se tem perante a vida. Também conheço gente bem nova que é desencantada e velha por dentro, e lembro-me do meu pai que foi um adolescente em muita coisa até bem tarde!

Aqui, o que me deixou encantada, é que esta senhora minha familiar junta as duas vertentes: tem um aspecto espectacular, e uma energia que até a mim me cansa... Cá por mim, ela devia abrandar um pouco, delegar algumas coisas e ter um ritmo mais suave. Contudo parece-me que aproveita bem a vida, deve já ter dado várias vezes a volta ao mundo, porque ainda nunca falei de um país que ela não conhecesse!!!!!

saltapocinhas disse...

eu quero ser assim!
só que às vezes, quando me levanto de repente estou toda empenada!

quando chegar aos 80 vai ser lindo!!

mas a sério, eu nunca me convenço da idade que tenho e quando tenho de a dizer a alguém é que reparo nela e até me assusto!

cereja disse...

Saltapocinhas, mas tu és uma menina.
E a profissão ajuda. Lidar com crianças faz-nos sentir perto delas, ajuda.

cereja disse...

Saltapocinhas, mas tu és uma menina.
E a profissão ajuda. Lidar com crianças faz-nos sentir perto delas, ajuda.

Alex disse...

É Emiele, é tudo verdade verdadinha, é uma "mulher de uma cana"
Mas quando te apetecer entrar na Twilight Zone experimenta passar um dia, vá lá, meio dia nos bastidores do negócio... há uma optima máquina de café...
Ou na versão soft, que tal um fim de semana prolongado? Prometo-te muita risada...
Uma coisa posso jurar que melhorou com a idade... Já passou o tempo da SPM cíclica.
Ah, mas em verdade te digo, não sei como teria sido sem ela.
;)

Alex disse...

Dica:

81 a 10 de Outubro

cereja disse...

Bem este post nem era para tu leres. O não sermos completamente incógnitos tem destas coisas, agora fico um tanto embaraçada. Mas apeteceu-me muito escrever o que tinha sentido, e é mesmo admiração por essa «mulher de uma cana»!
Então o signo é...Balança?! Sabes uma coincidência: faz anos no mesmo dia da madrinha do meu filho! Não me vou esquecer.