quarta-feira, agosto 06, 2008

Suavidades


Já aqui tenho falado com alguma frequência na pena que sinto com o «desaparecimento» das estações ‘intermédias – o Outono e a Primavera.
Com as alterações climáticas, todos temos verificado que nos últimos anos temos um Verão muito quente e prolongado, tão prolongado que quase desemboca num Inverno - por sua vez também demasiado prolongado. O suave Outono fica reduzido muitas vezes a apenas alguns dias, e quanto à Primavera essa gosta de se dividir: aprecia espalhar-se ao longo dos 3 meses que deveriam ser seus - um dia em fins de Março, dois ou três em Abril, e outros dois em Maio. Depois desiste completamente e dá o lugar ao Verão.
Não sei se será por feitio feminino, mas tenho pena. Aprecio muito as transições entre extremos.
E era isso que estava a sentir ontem à tardinha.
Se reduzir o ano a 24 horas, temos também dois extremos – a noite e o dia. Dois momentos com muita força, digamos assim. O dia pleno, com o sol alto no céu, com a luz a jorros, (será o Verão dessas 24 horas) e a noite de trevas totais, tanto mais escuro quando se está no campo como eu, onde se conseguem ver muito bem as estrelas, mas na terra a escuridão é completa (o correspondente Inverno).
E a hora mágica do entardecer…? O Outono do dia? Que pena eu tenho de ser tão curto relativamente, mas é tão belo. Quando começam a aparecer as sombras muito compridas, quando o ar refresca, quando os sons ficam mais distantes… Adoro esse momento.
Assim como nem sei se gosto ainda mais da Primavera do dia – a madrugada! Como sou por natureza muito diurna, a madrugada é a promessa do dia que aí vem, e como todas as promessas deve ser bem saboreada.
O fresco da manhãzinha, a terra a cheirar forte pela humidade da noite, o som dos primeiros animais a despertarem, os primeiros raios do sol ainda fracos mas a darem cor a tudo… não há como a madrugada!
Pois é. São dois momentos muito suaves, muito serenos, e estes espero bem que não haja alteração climática que dê cabo deles!…
Viva o entardecer!
E viva a madrugada!…

6 comentários:

Anónimo disse...

E, pelo que se vê acordas cedo na mesma, e passas por aqui ainda cedo...
Também gosto muito dessses «extremos» do dia, ou a palavra extremo é demasiado...? Afinal o que chamas a atenção é para que pelo contrário é o oposto ao extremo, é a média luz digamos assim.

Seja!
J+a que «nos roubaram» a primavera e o Outono ao menos resta-nos a alvorada e o anoitecer...
:)

Anónimo disse...

(Emiéle, eu a Joaninha que não estamos de férias nunca te abandonamos e somos as primeiras..!)
Olá!
Vinha dizer o mesmo, que se nota que continuas madrugadora.
Mas, não sei bem, como disseste uma vez que deixas isso em rascunho, nada garante que o post não tenha entrado automáticamente.
E já me esquecia do outro elemento, o noso camarada Zé, que é ainda mais constante do que nós. NUNCA tem faltado, que eu note...

Eu sou mais dos Outonos e dos 'anoiteceres'. Mas no geral estás cheínha de razão.
Beijinhos e boas férias!

Anónimo disse...

Ora viva!Já percebi que ninguém deu pela minha falta e que na rápida olhadela que dei pelo blog estás a pensar em férias há pelo menos 400 dias...e agora para não perderes mais tempo substituis as estações por horas de madrugada e anoitecer....não auguro nada de bom para esta coisa...um destes dias não dormes...aprende mas é a viver com o que te dão antes de teres de o pagar -----caro!Eu como sou mais noites-sou???.Bom hoje ainda não me apetece falar sobre a Itália,nem sobre a CML(estou à espera de desculpas públicas por ter sido "admoestada"por uma espécie de "corrector" de consciencias),nem sobre o Adamo de Domingo(trago aqui uma novidade portuguesa engraçadissima que te vou passar)que me lembrou coisinhas boas,e prontos estou de volta por uns dias até ver.AB

josé palmeiro disse...

Chegou a minha vez de chegar tarde e cá estou eu, depois de um dia de imenso calor, neste Algarve de férias para uns e de pormentos, para outros.
Não me situo em nenhum destes campos, mas por cá vou indo, ao sabor do tempo ou melhor, dos tempos, o metereológico e o outro, o que me falta viver. Para isso, estou agora sentado à varanda do meu oitavo andar, virado para o Sul, é a minha refrência, vrndo as luzes da noite algarvia da beira mar, desda a Ilha de Faro até às cercanias de Albufeira, ali para os lados dos Olhos d'Água. Olho para a esquerda e vejo os aviões que saem de Faro, para o Mundo e para a direita e dou com a Lua mentirosa, em forme de "D", logo, em Quarto Crescente. Só por isto, valeu ser o último!
Quanto às estações pois não há nada a acrescentar a não ser a concordância com a autora, mas eu, gosto mesmo é dos dias e das noites, quantas mais , melhor!
E agora digo à "comadre", que nada dissemos, da sua ausência, porque fomos atempadamente avisados dela, pela menina que está de férias. Quem é que te pode esquecer?

josé palmeiro disse...

Emiéle, afinal ainda não ouviste a "musiquinha"!

cereja disse...

Zé, disse lá em baixo que poupo basatante no tempo que passo por aqui, porque o preço da net do ano passado para este multiplicou-se: agora é por quarto de hora, e cada quarto de hora ao preço da hora do ano passado!!!!

AB, estás enganada, perguntaram por ti sim senhora, até eu dizer que tinhas ido de férias... O boneco das férias guardei-o do ano passado, sim senhora, que sou poupadinha.
E gosto muito de acordar cedo, sempre assim fui que me lembre. Ir ver o nascer do sol era das coisas boas da minha adolescência, quando estava de férias. (mas não por fazer 'directas' até essa hora, era mesmo acordar cedo!!!)