terça-feira, agosto 26, 2008

Dormir e sonhar


Ontem, aqui num post mais de estilo ‘confessional’, reconheci que me sabia bem, na moleza da digestão do almoço, passar pelas brasas mesmo simplesmente recostada num sofá em frente da televisão. As sestas, mais pequenas ou maiores, que são aceites e respeitadas em alguns países e mesmo a ciência médica anda actualmente a recuperar, por muita gente são ridicularizadas, o sono é visto como uma fraqueza, e então se for durante o dia é sinal de velhice. Como num livro de Mia Couto:
O velho quase adormece. Conforme ele mesmo diz : «A velhice é assim. Faz noite a qualquer hora».
Eu discordo completamente. Não do Mia Couto, é claro, até porque aquilo é a fala de uma personagem, mas sim do conceito de que dormir é uma fraqueza. Dormir, para além de uma necessidade, é um prazer. É curioso que não existe o mesmo desdém em relação à comida (que também é uma necessidade e um prazer…) mas quanto ao sono sim.
Há a ideia de que ‘dormir é perder tempo’ e cita-se o exemplo do Marcelo R.S. que afirma só necessitar de 4 horas de sono. Pode ser. Também há pessoas que ficam saciadas com um prato de sopa ao almoço e um iogurte ao jantar, mas são estranhos metabolismos que não servem de modelo. O ser humano normal precisa de dormir e isso não é nenhuma perda de tempo, é um reequilibrar do organismo, e até mesmo dos nossos pensamentos. Por isso se fala em ‘dormir sobre o assunto’ ou ‘aconselhar-me com o travesseiro’, afinal é dar tempo ao nosso subconsciente de assimilar alguns acontecimentos, ao dormir não há uma paragem, entramos é noutra área de pensamento.
Não, senhor! Dormir é bom. Dormir bem é um prazer e na vida tem de haver «tempo» para tudo, para estar acordado, lúcido, activo, disponível, e para dormir e sonhar.
Até porque sonhar já é outra coisa, já se entra noutro sector.
Para citar de novo o mesmo romance do Mia Couto:


Nos reais tempos nocturnos o mecânico é atacado por insónias, acaloradas friagens, frígidas febres. Medo de fechar os olhos, medo de desligar a televisão, esse ecrã para onde ele transfere os trabalhosos sonhos.
«Essa máquina é porreira, Doutor, ela sonha por mim, me alivia dessa canseira de sonhar»
…….
«Sonhar me deixa muito cansado. Dá um trabalhão enorme, sonhar»
«Todos elogiam o sonho, que é o compensar da vida. Mas é o contrário, Doutor. A gente precisa de viver para descansar dos sonhos.»


13 comentários:

Anónimo disse...

Isso não se faz, Emiéle!
Uma imagem desse tamanho, logo a abrir e aqui um tipo a abrir a boca ainda.... Aaaaaaaahhhh.....

Bela citação do Mia.
Esse tipo é fabuloso, e a imagem «Faz noite a qualquer hora» para dar a ideia da irregularidade do sono é magnífica.

Anónimo disse...

Pois eu cá gosto de me levantar cedo mas também gosto muito de dormir bem! Assim uma série de horas de enfiada. Bem bom!

A manioa de que dormir é perder tempo anda muito por aí, mas não comigo. Não embarco nessa. Há tempos para tudo. E o Marcelo é aquele exibicionista que a gente sabe.

Anónimo disse...

(hoje aparecemos outra vez os 3 a seguir uns aos outros... eheheh! acho sempre piada a gente não se conhecer mas andarmos assim juntinhos)

Afinal ninguém pegou no tema da sesta que creio que era a base do post. Ou não?
Mas quando chegar cá o Zé já vai dizer de sua justiça.
Por mim, a sesta tem a sua razão em terras de luz e dias grandes. Lá para o norte, concentram tudo e acabam o trabalho mais cedo.
Usos.

De resto tens razão numa coisa: cada vez se dorme menos. A gebte tem de se levantar cedo porque mora longe do local de trabalho e depois fica a ver a TV que só leva as coisas melhores a horas tardíssímas. O tempo que fica para repousar não é nenhum!
Devia moralizar-se essa coisa.

josé palmeiro disse...

Ora viva Joaninha!
Com que então o Zé, vai falar da sesta, pois bem, veremos.
Emiéle, bela escolha a do Mia, para leitura, depois a liberdade de criar, dá nessas coisas, que até ficam bem e promovem a salutar discução.
No entanto, eu já nem discuto, limito-me a dormir a minha sesta, escrever, de quando em vez na minha "Sesta" e aconselhar os amigos e inimigos a lerem e a informarem-se, sobre a sesta e, acima de tudo a experimentarem-na.
Aqui vai uma sugestão:

Preço: EUR 12,50 (conversor)
Editor: Bizâncio
Colecção: Pequenos Livros
ISBN: 9789725303474
Ano de Edição/ Reimpressão: 2007
N.º de Páginas: 190
Disponibilidade: Normalmente segue para o correio em 5 dias.

compras 100% seguras

adicionar à lista de compra comente esta obra
recomende este título


sinopse
temas
do mesmo
autor produtos
relacionados

Sinopse

Plano Científico para o Tornar mais Inteligente, Saudável e Produtivo

CONHEÇA O MILAGRE

DURMA A SESTA! MUDE A SUA VIDA, um programa pioneiro de base científica, ensiná-lo-á a planear a sesta ideal: quando fazê-la, quanto tempo dormir, como não acordar entorpecido – e como neutralizar a vozinha que tem dentro de si a dizer-lhe que a sesta é um sinal de preguiça. Não é! Dormir a sesta é um sinal de que assume o controlo da sua vida.

Aumenta o estado de alerta; Impulsiona a criatividade; Reduz o stresse; Melhora a líbido; Ajuda a perder peso; Mantém a aparência jovem; Reduz o risco de ataques de coração
Aumenta a boa disposição; Fortifica a memória; Clarifica a tomada de decisões; Melhora a produtividade; E sabe bem.

Anónimo disse...

Boa ideia, essa de «recuperar» o sono.
Tens razão, anda com a cotação um tanto em baixo. 'Parece mal' dormir, como se a gente fôssemos preguiçosos...
Bah!

Anónimo disse...

Olá, olá!!!
Tenho passado por cá pouco, também tive as minhas férias...
Tema giro este.
A verdade é essa, a gente tem a imprerssão de quando dormimos perdemos tempo. Eu sou um pouco assim.

Mas a imagem que aqui deixaste em cima, dá cá uma vontade!....

Anónimo disse...

Sonos,sonhos, sestas e a máquina(a TV).Há um poeta cuja voz é bastante invulgar e posso dizer única dentro dos poetas portugueses vivos que é o Armando Silva Carvalho,que chama à televisão a "torneira".E tem razão.Qt às sestas propriamente ditas ,sem metafisica,como boa alentejana, tive-as na adolescencia e agora acordo um tanto mal disposta se dormir de dia.Mas não considero ainda o sono uma perda de tempo,embora saiba que o meu tempo vai diminuindo.Quanto ao exemplo do Mia o personagem é um mecanico,que não é vida para muitos sonhos que não venham já embalados e feitos.Enfim acho que o post, ao contrário do ponto de ordem da Joaninha,(há pessoas com uma enorme capacidade de sistematização)fala de muitas coisas e continua o post de ontem.AB

Anónimo disse...

o post é um quente e frio muito curioso.Mas o comentário parece-me mais sobre a velhjce do que sobre o sono.

Alex disse...

Estou plenamente contigo.
E a provar "uma certa sintonia", já viste o meu último post? Não pude deixar de me sorrir de uma orelha à outra.
Bons sonhos, sem muita trabalheira.

Didas disse...

O Marco Fortes também gosta bastante!

cereja disse...

Claro que é FJ, ocomentário da personagem em questão aponta para o facto de na velhice o sono ser mais frequente e mais intermitente, mas achei que encaixava aqui bem.
Alex, aqui tenho dificuldade em entrar no teu blog. E ainda por cima por razões «financeiras» não tenho feito visitas virtuais enquanto aqui estou. Vou ver se consigo ver o que escreveste.
AB, houve uma altura em que tal como tu acordava sempre mal disposta se dormia de dia (só se estava doente) mas agora não. Gasta 15 minutos e fico fresca... Sei lá que raio de metabolismo é este...?! Também em certa medida creio que este post continua o outro :D, aí apanhaste-me AB. Mas a Joaninha não me conhece. Claro que o Sebastião da história teria sonhos diferentes, mas eu quis aproveitar o jogo de conceitos e palavras.
Olá Joaninha! Como viste o «nosso Zé» pegou na ideia da sesta, é claro! :)))) Eu também o esperava!

Zé Palmeiro, bom comentário, cheio de informação. Assim é que é! 'Brigada!

Mar disse...

Já disse que adoro o Mia Couto???? Ah já, umas 1 000 vezes, apenas.

cereja disse...

Não me lembro se o disseste, mas assim somos duas.
:D