segunda-feira, agosto 25, 2008

Ritmo de férias

Não há volta a dar. O «tempo» nas férias tem outra qualidade.
Quando estamos no nosso ritmo diário normal, pensa-se «quando estiver de férias vou fazer isto e aquilo, ler esta pilha de livros, fazer aquelas visitas, dar uns passeios aqui e acolá, experimentar aquela receita de cozinha… enfim, nessa altura ‘tenho tempo’ ». E é verdade. Medido por o tempo ‘normal’ dava para isso tudo e um par de botas!
Só que este não é ‘tempo normal’, é ‘tempo de férias’. Tudo se passa ao ralenti como em certos momentos de cinema.
Acorda-se mais tarde como é evidente. A manhã desaparece nem se sabe como! Ir à vila do lado tomar um café, meter no blog o post que está alinhavado, espreitar os títulos dos jornais e, sem se dar conta como, já estamos a ouvir a sirene dos bombeiros a anunciar o meio-dia!
Depois comprar a fruta ou a alface ou o pão fresco que são coisas de comprar todos os dias, ou o carrinho de linhas, ou a aspirina, que de repente fez falta, encontramos uma amiga que tem casa por aqui e lá vão dois dedos de conversa, olhamos para o relógio e já passa muuuito da 1 hora. Ui!
Preparar o almoço que mesmo muito simples não se faz sozinho, almoçar e lavar a loiça e quando me deito no sofá com um comando de TV na mão, já a tarde vai a meio. E depois está-se de férias, o sofá é fofo, as cortinas estão corridas por causa do sol, a TV está baixinha, e cá vem a bela sesta!!!! Até pode não ser muito tempo, mas ajuda a relaxar, e a sentir a plenitude do descanso-rei. Quase hora do lanche, e dos tais projectos para férias… nem pó! Um mini passeio para acordar bem, fato-de-banho e praia. E, pronto, voltamos a tempo de preparar o jantar porque o dia está mesmo a acabar.
OK, ainda há o serão.
É certo, posso ler um bocadinho, conversar, ver o tal DVD, mas… Nada que corresponda aos projectos grandiosos do que pensava fazer quando estivesse de férias. Até mesmo aqui para o blog, havia um tema ou outro mais importante que pensei poder abordar agora, com mais tempo. :D Olhem bem para tudo o que tenho vindo a escrever! Ehehehe!

Pelo contrário, é um bom exemplo de uma mão cheia de nada.
Mas, é assim mesmo.
Ali, à direita, lá em cima, preveni lá do meu balanço da cama-de-rede, que o Pópulo estava de férias, não foi?!

E está!


11 comentários:

josé palmeiro disse...

Pois é, as férias são mesmo assim.
é a rutura total, e tudo o que, criteriosamente, fomos alencando para fazer, fica no seu sítio, e muito bem, porque, "é bom, não cumprir horários, nem fazer um dever" como diria o Fernando Pessoa.
As férias, Emiéle, GOZA-AS!!!

cereja disse...

Olá, Zé!
Ainda estava a procurar um boneco giro quando entrou o teu comentário... Continuas a passar por cá bem cedo, meu amigo.
E as sestas de que tu gostas (e eu também!!!) sõa excelentes! O dia fica muito mais agradável...

Anónimo disse...

Pronto!
Afinal entrou agora o de hoje! Nunca falta...
Descança como deve ser. Assim, como estas a fazer.
Bom resto de ferias.

Anónimo disse...

OK, OK, a gente comprende.
:)))

Anónimo disse...

Mas que sorna, heim...?...

Anónimo disse...

E ainda há o teu cançaço. De resto king tem toda a razão. Não vale a pena buscar o tempo pensado.

Anónimo disse...

Xi,o FJ anda a competir com o Proust...mas umas madalenas para o lanche depois da sesta marchavam,olá se marchavam...AB

Anónimo disse...

AB, é precisamente ao contrário. Mais: argumentos de base cronológica mesmo histórica não interesam.Como sabes melhor do que eu o tempo é relativo.

Anónimo disse...

Não sei se atingi a coisa integralmente,mas na ultima parte estamos de acordo.Mas, não prescindo das "madalenas" embora não faça questão de companhia aristocrática. AB

Anónimo disse...

Mas ainda voltando à coisa:não achas o homem demasiado "anémico"para se meter em cavalarias altas?(PARTINDO DA TUA PERMISSA CLARO)AB

cereja disse...

Eu cá o tempo que perdi, enfim, está perdido não o procuro mais... Talvez tirar algumas lições mas nem sequer isso é fácil. Claro que umas madalenas com um bom chá não recuso.

(parece mesmo um jogo de palavras mas ontem à tarde estive a tomar chá com uma Madalena grande... Ele há uns trocadilhos do caraças! Ainda por cima porque nos fartamos de falar lá no passado...)