sábado, junho 21, 2008

Esta coisa do Verão

Hoje é o dia maior do ano.
Maior, enfim é força de expressão, ele tem as tais 24 horas aí não se mexe, mas temos muito mais luz do Sol.

Aliás o Sol veio em força, como lhe competia. Somos uns queixinhas, agora andamos a achar que há sol a mais…!
Eu gosto muito de luz (não tanto assim de excesso de calor, é claro…) e até um dos poucos senões que vejo em viver num país nórdico, é sobretudo a existência de tantos meses sombrios. Portanto gosto destes dias, e vamos aproveitar o de hoje com esta luz toda que daqui para a frente ela começa a minguar…
Bom, mas o que queria contar é que é curioso como se reduz o Verão à imagem de praia e de férias. Ponto.
Quando andei a procurar uma imagem que simbolizasse o Verão, fui encontrando dezenas e dezenas de fotos de praia, mar, guarda-sol, ondas, surf, ilhas exóticas, todo o manancial de umas férias de luxo, e tive dificuldade em encontrar uma imagem calma de Verão.

Porque o Verão são 3 meses.
E não podem ser 3 meses de férias, portanto é bem mais do que isso…
Era essa imagem de calor, da Natureza em paz, de força telúrica, do apogeu que em certa medida o Verão é para mim que eu buscava.
Creio que afinal a encontrei na imagem que deixo no post aqui em cima.
(e aqui fica por pirraça outra que NÃO é de praia!)



9 comentários:

Anónimo disse...

Tadinho de este post que ficou virgem de comentários1 A malta comentou em cima (eu também!!!) até mesmo referindo-se ao que disseste aqui.
Tá mal! Os posts são todos filhos da mesma mãe, né?....
Portanto repito o que disse, e que é a confirmação: dei-me ao trabalho de espreitar as imagens sob o indicativo Verão e parecia que tinha investigado «praia».
:)

Anónimo disse...

Bem, eu adoro praia.
Mas como adoro praia, adoro todo o ano! E até acho que durante as férias é que elas ficam insuportáveis.
De resto, também partilho o teu gosto pela luz, somos meridionais caneco!!!

Anónimo disse...

Olá!
Tenho feito gazeta aos comentários, mas hoje é sábado e estou mais sossegada, cá volto.
Eta imagem não é praia mas é a luz em todo o seu esplendor!
Viva a luz!!!!

Anónimo disse...

Boa tarde, concordo com Emiele sobre os país nórdicos, NL tb já o é. Aqui Só basta aquecer e brilhar um pouco o sol para passarem a comer e a tomar café/chá no quital/jardim,mesmo que seja necessário vestir um casaco leve. Estou longe do mar, por isso sinto falta dele: ouvir a sua "voz" ou cheirar o seu "odor". O símbolo de praia cheia de turistas tb não me atrai muito. Aqui nota-se que é Verão por andarem logo muito "descascados", de manga curta ou alças, sem meias, mesmo quando a temperatura está fresca e o sol brilha tímido. Hoje vê-se a cor laranja por todo o lado, o que anima a paisagem, devido aos adeptos de futebol...Hoje à noite haverá festa audível por todo o lado se ganharem dos russos...sem chuva ainda mais se ouvem. Lia

josé palmeiro disse...

Ao contrário daí, hoje, aqui em Ponta Delgada o dia amanheceu chuvoso, é uma outra imagem do Verão, muito comum, aqui nos Açores, mas agora, já apareceu o Sol e quanto à temperatura, nem é bom falar é extremamente amena.
Concordo com o Verão que descreves, esse é também o meu Verão.

Anónimo disse...

Praia,eu que adorava neste momento não suporto.Só sem gente de manhã muito cedo ou quási à noitinha para ver o sol cair no mar.Sou meridional mas há qq.coisa nas praias do Norte que me fascina.Do Norte mesmo da Europa.Parece às vezes um tempo retardado,uma espécie de atmosfera termal de fin-de-siécle que me agrada muito.AB

cereja disse...

Lá adorar, nunca adorei. Talvez porque em criança durante vários anos não fui, nunca lhe ganhei tanto gosto como isso. Mas gosto bastante, e férias sem um pouco de praia sinto que fica a faltar qualquer coisa.
Mas, tal como a Mary, não aprecio muito no pino do Verão, gosto mais em meses de menos calor, ou, como a AB, ir de manhãzinha (é maravilhoso!) ou depois ao final da tarde, quando tudo fica mais suave.

E o calor que está hoje??? Puuufffff...

Cris disse...

Oi, Emi..

E aquí..brrrrr..só mesmo o jogo de amanhã com aqueles italianos todos e mais o Cris Ronaldo ( só para ficar igual a mim ) para aquecer o inverno das brasileiras!!!

Beijão, linda.

cereja disse...

Olá Cris!
São os contrastes, não é?
Só posso dizer que se desses agora cá um saltinho, levavas calor para aquecer bastante esse inverno...