segunda-feira, maio 26, 2008

Ventos de poupança

Uma notícia curiosa e agradável.
Está a trabalhar-se (e em Portugal!!!) num projecto muito interessante: Uma microturbina eólica.
Ou seja, para quem entende pouco ou nada deste tipo de ciência, um aparelho que produz energia e funciona com a força do vento, o que não é novidade, mas neste caso
pode trabalhar com muito pouco vento.
Dizem-nos que
é silenciosa, funciona com pouco vento e pode reduzir a zeros a factura da electricidade lá de casa.
???????

!!!!!!!!

Pelo que aqui se lê, «até ao final do ano, pretende-se que qualquer pessoa possa chegar à loja, comprar a microturbina e montá-la em casa».
Claro que não pode ser tudo um conto de fadas, portanto isto é caro. Oito mil e tal euros, mas afinal é um terço do preço de um automóvel e se há créditos para se comprar um carro porque não para uma compra que se vai pagando a si mesma?...

Se isto já está a funcionar em S. Bento é porque deve valer a pena.


(ideia antiga, heim...?)

8 comentários:

Anónimo disse...

Que lindo o moinho de vento...

E que interessante essa das mini-turbinas. Como dizes, mesmo sendo assim tão caro, é uma despesa que depois compensa. E quando tanta gente já investe na compra de casa, quem paga aqueles milhares todos, mais 6 mil, menos 6 mil...

Anónimo disse...

Reconheço que como proposta é interessante.
Mas...
...não será como tantas outras de que se fala e para a semana já cairam no esquecimento? As energias alternativas interessam muito, mas não interessam às EDPs se virem que os seus lucros vão diminuir.

Alex disse...

Se a coisa avançar presumo que ninguém "vá à loja"...
Vai uma apostinha que a EDP vai vender as turbinas, fazer a instalação, fazer os contratos de manutenção, a fiscalização, emitir as licenças de funcionamento e a malta vai pagar o imposto eólico?

Anónimo disse...

UAU!!!
Alex, tu devias ser conselheira de uma dessas grandes empresas!
É que é isso mesmo!
Sobretudo o «imposto eólico» fala baixinho, que ainda te ouvem, e quem viva em sítio ventoso, tenha ou não turbina vai pagar. Se não tem, tivesse!

Anónimo disse...

Vamos sonhando, que é barato o sonho.
O cena´rio que a Alex pinta parece muito sensato, cá para mim. Vais ver que é mesmo.

josé palmeiro disse...

A Alex, está carregadinha de razão!
Vejam só e façam o paralelo com o que aconteceu, faz tempo com um particular que aproveitava os óleos de cozinha, usados, para combustível e que foi autuado e agora mais recentemente com a Junta de Freguesia da Ericeira, tudo dito.

cereja disse...

Pois é a nossa Alex é espertinha. Era bom que fosse de família :D
Vamos ver o que é que o vento leva.

Alex disse...

Obrigada mas olha que não sou lá muito esperta, tenho dias em que sou mesmo completamente parva. Direi, sem falsas humildades, que não sou nada estúpida e sim, é genético, é, obviamente "de familia". SHMAC!