quarta-feira, maio 28, 2008

Há liderança, mas não é a que deve ser



Diz a Amnistia Internacional que falta liderança global nos últimos anos .
Não me parece.
Se ela fala das Nações Unidas, terá toda a razão. Pelos vistos não manda nada, ou muito pouco.
E como diz a A.I. vemos por todo o lado

Também é certo que «a África é a parte do mundo que resume quase todas as formas de violação de direitos» e que «a pobreza e a desigualdade estão enraizadas sobretudo na América do Sul e Central». Etc, etc…
Mas se a ONU não manda nada, e viu-se na guerra do Iraque, há uma forte ‘liderança mundial’, ou as coisas não estariam assim.

Só que quem lidera é o poder económico.
Simples.


7 comentários:

Anónimo disse...

Mas essa liderança é oculta.
Sabe-se mas não se vê.
E quanto mais importante menos se vê...

(no caso das guerras, o lucro que o comércio de armas não tem...?!)

Anónimo disse...

Parece-me muito certo. Ó farpas olha bem que até se vê.

Anónimo disse...

Ó farpas, mas terei percebido o que querias dizer?

Anónimo disse...

FJ - quem escreveu aqui foi o King :)
Mas também me parece que se vê. Quem tenha olhos.

Anónimo disse...

Mas que poder é o que não é 'poder económico'? A ONU? Ora!....
Penso que o King devia querer dizer que mesmo esse tal poder económico quanto maior é menos a malta anónima o conhece.
Eu também me palpita que sim.

Anónimo disse...

ó mary, que bem visto!As minhas desculpas, especialmente aos dois-

cereja disse...

Enfim, a AI cumpre a sua função, denuncia e chama a atenção.
Os outros também fazem o papel que escolheram - assobiar para o lado.