quarta-feira, maio 28, 2008

E chama-se…







José Silva? João Sousa? Francisco Neves? O nome ainda não se sabe mas tem mais de 40 anos, ganha mais de 700 € por mês e trabalha por conta de outrem. Ah, claro, e... está endividado.
Se descermos aos pormenores vamos descobrir que não é apenas ter + de 40 anos [com mais rigor, 28 % tem entre 50 e 65 anos]; que 25% ganha entre 700 e 1.060 €, ou outros 25% entre 1.060 e 1.630 €; sabemos que 50 % tem no máximo o primeiro ciclo básico de escolaridade e ainda que um terço dos endividados é reformado.
Resumindo toda esta conversa:
segundo o retrato robot, quem anda cheio de dívidas é porque está na segunda para a terceira idade, não é pobre mas está longe de ser rico, não é lá muito instruído e trabalha para um patrão.


Se te falta algum destes items, fica descansado que não deves estar endividado.

Uff...


8 comentários:

Anónimo disse...

Aaaaah!
Que alívio! Se me falta um dos items já não serve (é a tua imaginação mas agrada-me a ideia) então estou sossegado!

Anónimo disse...

Atrevo-me a ter algumas dúvidas.

Anónimo disse...

Gosto imenso de vir atrás do FJ :)

E, por acaso, ele deve ter feito isto sem querer, mas há muito quem faça de propósito, o escrever o sítio do nick, (olha o Sharkinho, está sempre a brincar com isso) e para o meu gosto até fica engraçado!

De resto, este é um dos estudos mais parvos, desculpem lá! Afinal em que é que se fica? 20%, e depois 30%, e mais 50% e outros 25%... São valores que não provam coisa nenhuma!
Mas, é claro que quem tem as dívidas, é a arraia miúda, as dívidas dos outros não se contabilizam assim em crédito mal parado etc e tal.

Anónimo disse...

Ehehehe!! Olhó robot!
O tal retrato robot que aqui inventaste, é muito estranho. Olha que aquela 'criatura' que aparece ali em cima não tem mais de 40!!! (ou terá?)

Anónimo disse...

Pois..

Farpas disse...

Se eu comer dois frangos e tu nenhum isso em estatística quer dizer que comemos um frango cada um mas tu continuas cheia de fome!... o problema não é a pessoa que deve 15 mil euros...

Anónimo disse...

Mas exactamente, eu penso que quando se fala no tal «crédito mal parado» e tal e coisa, se está a pensar nos pequenos devedores, esses que ganham os 700€, e que compram o carro dos 15 mil euros de que fala o Farpas.
Os 'investidores' que arriscam milhares e milhares de euros não devem entrar nestas contas.

cereja disse...

Agora é a Gui que volta!!!
(também não esteve tanto tempo ausente como a «Estrela»!!!)
Lá quem encaixa no retrato robot, eu não sei. Até disse logo que nem sabia ainda o nome, mas parecia-me que já se via alguma coisita...

Farpas, é evidente que estas coisas das estatísticas são irónicas. Mas penso que a Gui tem razão, aqui não se contabilizou os GRANDES CRÉDITOS. Aqueles que fazem os directores dos Bancos ir a correr salvar os filhotes de alguns investimentos desastrados. Cof...cof...