terça-feira, março 18, 2008

Não é um palhaço


Por acaso eu até nem aprecio palhaços.
Sei que estou em minoria, quase toda a gente lhes acha graça e é sempre uma das maiores atracções dos circos, mas nunca engracei com esses bonecos. Em criança faziam-me algum medo (creio que por serem caricaturas em carne e osso o que é bizarro e as crianças costumas rejeitar o que é estranho) e mesmo depois de ter crescido nunca vim a engraçar com eles, mantendo todo o respeito pelo seu trabalho.

Contudo, considera-se, e é normal, que chamar «palhaço» a uma pessoa que não tem essa profissão, é um insulto.

Houve uma pessoa que chamou essa palavra feia a outra e por isso foi condenado num tribunal.
Ora a pessoa assim ‘insultada’ tinha acabado de chamar “bastardo” e “filho da ****” ao insultante. Pelos vistos o tribunal que assim deliberou deve ter considerado que ser palhaço era uma coisa feia e ser
bastardo ou filho da ****, nem por isso.
Por mim acho muito bem, muitíssimo bem até, que quem escreve num jornal seja responsabilizado por aquilo que diz. Aliás quem escreve, ou quem fala na rádio, ou quem aparece na TV, seja quem for que use os média, deve saber bem o que diz e ter cuidado quando fornece dados ou informações que nem sempre estão correctos. Afinal são «opinion makers» e isso cria responsabilidades.
Sabemos que nem sempre há esse cuidado. Sabemos que depois vem um encolher de ombros quando se usa como argumento «mas vinha no jornal!» o que significa que nem sempre as reportagens têm o crédito que deveriam ter.

Contudo esta história é outra. Há uma pessoa conhecida pela sua linguagem completamente desbragada, que insulta quem muito bem entende, sistematicamente, quase sempre que abre a boca. Mas está protegido. Tem uma imunidade a que já de habituou há dezenas de anos. Nem lhe deve passar pela cabeça responder por aquilo que diz. Mas foi muito lesto em se sentir ofendido, com esse palavrão de «palhaço».

É que penso é que lhe tocaram num ponto sensível. Porque a frase final refere:
«O seu orçamento não tem fundo. Na Madeira não falta nada. Nem estradas, nem equipamentos, nem emprego. O Estado está em todo o lado. Para dar dinheiro, para controlar a oposição. Para acabar com o circo, não era preciso muito. Bastava obrigar Alberto João a viver com o que tem. Iam ver como os madeirenses deixavam de achar graça à palhaçada».
Isso foi um golpe certeiro. Não se podia deixar passar. Quem teve a ousadia de falar na nudez do rei, tem de ser punido.
Não, não lhe chamaria palhaço (mesmo sem os apreciar) porque os respeito.


19 comentários:

Anónimo disse...

Exactamente.
É esse paragrafozinho que o chateou. O «palhaço» ainda passava, mas dizerem que lá o Estado está por todo o lado, e que não lhes falta nada porque apesar dessa arrogância têm de receber os subsídios do cont'nente, isso é que é chato de ouvir. O gajo pode gerir bem, mas porque tem por onde gerir!

Anónimo disse...

Eu tenho sempre alguma cautela ao falar deste gajo porque sei que os madeirenses que são excelentes pessoas, tomam muito a peito o que se fiz dele.
É uma coisa que custa a entender, como se faz uma 'lavagem ao cérebro' tão bem feita que se vê gente inteligente a defender o indefensável. Uma espécie de bairrismo primitivo que vai bulir em pontos muito profundos. E comparando o que era AJ com DJ (Antes de Jardim com Depois de Jardim) notam as diferenças, o que é natural. Depois sentem que ele «tem coragem» exactamente por ser arrogante e responder (???) malcriadamente às censuras. Os madeirenses (muitos deles) vêm isso como valentia, o poder central é um papão terrível e o valente do seu líder até o enfrenta...
Porque, caríssimos comentadores, não se podem esquecer que as eleições o têm confirmado no poder desde 25 de Abril, e são eleições verdadeiras, não é a farsa de antes de Abril.
A Madeira é mesmo um study case.

ilha_man disse...

1º) a sentença é um atentado à liberdade de expressão, na opinião de Daniel Oliveira não houve nada de difamatório.

2º)AJJ chamou "bastardos" e "filhos da ..." aos jornalistas do continente e não a Daniel Oliveira.

3º)Mary, "não lhes falta nada porque apesar dessa arrogância têm de receber os subsídios do cont'nente, isso é que é chato de ouvir. "
Gostaria de saber quantas autarquias em Portugal continental têm receitas próprias através do pagamento de taxas e impostos dos seus munícipes sem precisarem de reforço financeiro por parte do Orçamento de Estado.

4º)Gostaria também de saber quantas regiões em Portugal podem mostrar o progresso que a Madeira apresenta nos últimos 30 anos...

5º) A Madeira, depois de Lisboa e Vale do Tejo é a região mais rica de Portugal

Anónimo disse...

Eu não disse?....
(e o ilha_man é açoriano, o que é bem diferente que os Açores produzem mesmo muita coisa, ao passo que a Madeira...)

Anónimo disse...

Já pensaram no que os Gatos Fedorentos vão ter de pagar?.... Ui! Precisam de fazer publicidade até ao fim da vida para ganhar dinheiro que chegue!

Anónimo disse...

Eu tinha ouvido (creio que uma sentença quando foi um polícia que também se queixou) que chamar palhaço não é insulto...
E aquela boquinha abençoada, que insulta tudo e todos, tenha a lata de se queixar, é o máximo dos máximos!!!!

(Ilha_man, olha que sofisma esse: como chamou à classe toda, UM elemento da classe não tem de se ofender?! essa é boa)

ilha_man disse...

Claro que acho mal o que ele disse e diz sobre os jornalistas do continente. Só quis dizer que ele não chamou aqueles nomes ao "insulatante", porque Daniel Oliveira não é jornalista, é colunista, não dá notícias, opina sobre elas...
Mas isto é apenas jogo de palavras.
O que não concordo é a repetição do argumento de que se ele não recebesse subsídios do estado não faza nada, etc, etc, pq como disse no comentário anterior todas as autarquias de Portugal recebem dinheiro do orçamento de estado, nenhuma consegue viver apenas de receitas próprias.

ilha_man disse...

Também acho muito mal ele insultar tudo e todos protegendo-se da imunidade parlamentar...

ilha_man disse...

King, por ser açoriano é que irrita profundamente o argumento dos subsídios para as regiões autónomas como se isso fosse uma benesse do estado e dos portugueses do continente e não um direito nosso, como parte integrante do território nacional...

josé palmeiro disse...

Venho aqui, numa situação muito particular, pois como todos sabem, sou alentejano, já vivi, um pouco por todo o Mundo e neste momento vivo nos Açores. De tudo o que o "illha-man" disse, concordo com o que escreveu, no último comentário, quanto ao resto, não.
Nada, mas nada mesmo dá a AJJ, o direito de dizer o que diz dos outros cidadãos do pais que é o dele. Acho bem que pugne pela sua região mas, sem com isso, querer e exigir reclamar e ofender, todos os outros portugueses, que, ao longo da noite salazarista, foram tão ou mais esquecidos que a Madeira. Apesar de todo o progresso, inequívoco, que a Madeira apresenta, ainda não conseguiu acabar com a enorme distância que vai, entre os ricos e os pobres, da sua região, e não é porque apareceu um Cristiano Ronaldo, que ganhando mundos e fundos, com a sua arte de jogar a bola, e com isso tirar a sua família da miséria, que o panorama muda ou mudará, o Caniço, sempre existirá, se as políticas do AJJ, se mantiverem. As assimetrias, mantêem-se, portanto, e não é o grande desenvolvimento, inegável, que alterou a situação.
Relativamente às palhaçadas que motivaram a condenação do Daniel Oliveira, ela mostra bem o estado da Justiça, do nosso país, exactamente o país, que apesar de seu, AJJ, verbera e insulta.
Quanto à legitimidade, que o segura no lugar, como democrata, não posso deixar de dizer que, ele, foi eleito, logo, apesar de não gostar dele, como não gosto do Sócrates, tenho que os admitir.

Anónimo disse...

Bom públicamente chamo filho da puta, ladrão ,corruto e corrutor, benfiquista ao senhor presidente ou lá quem é que condenou o daniel áquela multa.

Fernando José Montez Baeta Neves, bi nº 1313830 8.Se és homem condena-me tambem, cabrão.

josé palmeiro disse...

Fj, compreendo a tua ira. Posso garantir-te que, a minha não é menor, mas essa dos "benfiquista", não ta posso desculpar. É que eu, sou encarnado, como muitos outros que se não encaixam nas outras nomenclaturas, com que mimoseias o dono da Madeira.
Vamos lá a emendar a mão.

Farpas disse...

Ilha_man o grande problema do Algarve neste momento é só ter água de dois lados um dia que tenha dos 4 lados é uma maravilha. :D

O palhaço do Alberto João faz muito pela Madeira e isso sim é de louvar, o que não é de louvar é que o faça da maneira que o faz! Eu também gostava que as escolas primárias de Canas de Senhorim tivessem um computador em cada sala! Também gostava de ter médico de família que não tenho porque simplesmente não há médicos na minha zona, mas isto sou eu que julgo ser de uma parte integrante de Portugal!

Agora lá é que está certo e não cá, disso não tenho dúvidas, o que me custa é que esse palhaço anda a fazer (aquilo que deve ser feito) às custas dos subsídios e empréstimos sucessivos (como grande parte dos municípios em Portugal sim senhor)e ainda tem a coragem de andar a espalhar aquelas baboseiras que lhe saem da boca como se fosse o rei escondendo-se por detrás de uma imunidade! Quando se chega a este ponto em que um governador pode chamar filhos da puta aos elementos de uma profissão em público e passar por isso como se fosse o maior então... alguma coisa está podre mesmo!

E escusam de me vir com histórias de que eles até conseguiriam sobreviver se fosse independentes, porque não, não conseguiam porque o mal já está feito, e anda a ser feito nos últimos 30 anos! Não tivesse ele o apoio dos bastardos do Continente para ver se conseguía pagar as dívidas todas que tem contraído ao longo destes 30 anos! Por isso é que mais valia estar caladinho em vez de andar por aí de peito feito!

... mas isto é a apenas a opinião de uma pessoa que habita no interior de Portugal e quando olha para o crescimento da Madeira não tem pena nenhuma por eles estarem lá longe isolados pelo mar!

Só muito de vez em quando é que concordo com o Daniel Oliveira mas esta é, sem dúvida nenhuma, uma delas. Esse senhor é um palhaço em todo o sentido depreciativo da palavra!

Tirando isso, um abraço e vê lá se passas aqui por Coimbra! ;p

ilha_man disse...

Farpas,

Eu comecei o meu comentário por dizer que recriminava a sentença e num comentário posterior realcei que tb não concordo com o discurso de AAJ chamando nomes a tudo e a todos e depois escondendo-se na sua imunidade.
Só que no meu 1º comentário não me fiz entender quando disse que ele não tinha insultado Daniel Oliveira quando chamou nomes aos jornalistas,pois DO não é jornalista. Admito que foi um jogo de palavras e conceitos que para aqui não era chamado.
Mas reafirmo que me irrita a história dos subsídios e das regiões autónomas.
Obrigado pelo convite!! Se algum dia passares por Viena apita!!
Abraço

Anónimo disse...

Por acaso eu acho que o gajo "embirrou" porque era mesmo o Daniel de Oliveira.Que um continental chame o que ele chama aos continentais é uma coisa...que um filho (ou neto) da Madeira lhe faça um reparozito é outra.Outro exemplo é o do Vicente Jorge Silva...o ódio é de morte e ameaça ir até à 5ª geração como o azar dos Távoras.Depois há sempre uns lacaios para tudo,seja nos jornais ou nos tribunais.AB

Anónimo disse...

Já agora,Emiele voltei ao principio do post e ao ver o palhaço e o titulo lembrei-me do cachimbo do outro.Que tal em artes da fuga?AB

Anónimo disse...

Tem piada toda a gente aqui a garantir que não grama especialmente o Daniel Oliveira, mas como ainda grama menos o outro, aquele sai beneficiado.

(adorei o comentário humorístico do FJ! Psst, Palmeiro, aquilo era tudo um gozo pegado, e enfiou ali o Benfica para apimentar a gracinha)

Anónimo disse...

Tens razão Palmeiro, retiro o benfiquismo, o raio do juiz até pode ser do Sporting, embora seja pouco provavel.
Isto nem é bem raiva, é só tratá-lo como merece, oraio do juiz.
Perdoado?

cereja disse...

Ena pai!
Tanto comentário....
O que me chateia nisto é que eu juro sempre a mim mesma que não volto a falar no homem e depois é irresistível! e peno que não volto a falar porque é disso mesmo que ele gosta. Acredito que muitas das provocações que faz seja exactamente para «ser falado»...
Aqui o meu amigo FJ passou-se, só pode! Olha que dois mil euros fazem-te jeito, não os deites fora. Aliás foram 4 ou 5 insultos ainda ultrapassam os 5 mil. Tem mas é cautela :))))

A AB deve ter realmente razão - ele embirrou especialmente com o D.O. porque quem é de origem madeirense não pode mesmo fugir ao beija-mão. Os outros vá que não vá, mas ele!?!
E tiveste graça com a comparação com o boneco e o título e a «pipe» do Magritte. Não me tinha ocorrido, mas está bem visto.