sexta-feira, março 21, 2008

De papel


Quando eu era pequenina, como muitas meninas da minha idade, adorava brincar com bonecas de papel. Nas papelarias comprava-se uma folha de cartolina que trazia desenhada uma boneca em pose, e diversos vestidos e adereços, que depois deviam ser habilidosamente recortados...
Claro que para isso era preciso alguma destreza. Um golpe mais desastrado de tesoura e lá se ia a manga do vestido ou sobretudo, o que era mais frequente porque eram zonas pequeninas, a alça que dobrada fazia segurar a peça ao corpo da boneca. Mas nada que um bocadinho de papel e cola não resolvesse…
As minhas amigas mais dotadas para as artes desenhavam elas os vestidos, e até as próprias bonecas, nanja eu que sempre fui uma nódoa nestas coisas… Mas era uma brincadeira muito popular, inocente, e estimulante da fantasia.
Descubro agora que ela pode ter ramificações imprevistas. Afinal, as bonecas da minha infância podem ter as caras e o aspecto de pessoas conhecidas, tais como por exemplo a
Marilyn Monroe. Como ? Marilyn Monroe?? E muitas outras figuras, até a Frida Khalo, imagine-se.
Estranho. É um sinal dos tempos, com certeza.
Mas imagino que se tivesse agora 8 anos ainda devia preferir recortar e fantasiar com casinhas como esta:


6 comentários:

Anónimo disse...

Até castelos fantasticos e outros monumentos se fazem com essa técnica...Mas olha que vestir a Frida Khalo deve ter a sua graça por causa do tipo de roupas, porque de resto não sei como lhe desenhariam o corpo.AB

josé palmeiro disse...

Bom, com "pousios" assim, como queres que a terra descanse?
Mas, para nós, sabe sempre bem ter-te aqui.
Tantas e tantas vezes que eu e os meus primos e primas, brincamos com o que referes. Elas vestindo as bonecas e nós construíndo as casas e os castelos e, outras vezes tudo misturado pois havia que brincar.

Anónimo disse...

Ainda há bonecas dessas, como sabes. Penso é que as miudas lhes ligam menos.
De facto imaginar a Marilyn é cómico (para não falar na Frida!!!) mas afinal é o mesmo conceito da Barbie, imaginar que a boneca não é «nossa filha» mas sim o nosso ideial...

Anónimo disse...

Também passei por aqui ontem de manhã e não estava cá este post...
Que saudades me fez!
Eu era daquelas que desenhava as bonecas! Era o máximo!

Realmente como a AB lembra, para além das casinhas, havia de tudo, até monumentos nacionais!!!!

Anónimo disse...

... e até havia umas construções destas que vinham nos pacotes da Farinha Amparo ou coisa assim!

cereja disse...

Claro que sim, AB e Gui, havia construções de tudo, castelos, monumentos, tudo...
E olhem que há mesmo a Frida Khalo sim senhora!!!
Aqui não dá, mas ainsa deixo o link para isso. É bem curioso.