sexta-feira, março 21, 2008

Gatos

... e esconderijos.

Estas férias, para além dos seus elementos habituais, a minha família viu-se alargada com um ‘pendura’.
O facto de se ter animais de estimação, tem muitas vantagens, no campo dos afectos, e alguns inconvenientes, no logístico. Eu já passei por isso e sei-o bem. Quando desejamos sair nem sempre o podemos levar connosco, e um «hotel» para bichos não sai barato. Portanto entendi bem a preocupação de uma prima minha em relação à sua gata e aceitei albergá-la durante estes dias de Páscoa para os donos poderem dar um passeiozinho.
Aliás nem era a primeira vez. Eu conhecia a Micas, porque já tínhamos ficado com ela, quando nos cabia na palma das mãos, coisinha alegre que fazia enormes correrias pelo corredor, derrapando no fim com grande estardalhaço, ou pretendendo com a sua patinha apanhar os bonecos que mexiam no ecrã da TV! Tinha sido uma boa companhia.
Mas tinha-me esquecido que se tinham passado 10 anos. Estranhei quando a minha prima insistiu que as rações da Micas vinham em saquinhos, um por dia e nunca lhe desse mais do que aquilo, que uma vez tinha ficado em casa do pai e ao voltar tinha engordado para o dobro do deu peso. Huuummm… Mas não estava preparada para, em vez da airosa Miquinhas, a tal das acrobacias, ver sair do seu transporte, uma gata pachorrenta que parecia uma lontra! Gooorda e, como tal, pachorrenta e calma.
Por outro lado, não se lembra de nós como é natural, e passa o tempo a ‘desaparecer’. A gente chama-a e não nos liga nenhuma...
Eu sei que os gatos são assim (tive dois e conheço-os bem) mas custa a habituar, pensamos mesmo que desapareceram de verdade, apesar de saber que a casa está fechada e que de cá não pode ter saído.
Portanto, nestes dias de férias de Páscoa, vim para o campo com passarinhos, rãs, ladrar de cães, cantar de galos, e um fantasma de gato em casa, que de certeza está cá mas dentro de que armário ou gaveta, debaixo de que cómoda, atrás de que sofá, isso é um mistério para o Ellery Queen.


7 comentários:

Anónimo disse...

Admira-te que ela esteja mesmo a ler, não esse livro, que não és a master dela mas por exemplo a "Arte de obrigar tansos a preocupar-se comigo"...AB

josé palmeiro disse...

Já aqui escrevi mas, debalde, foi como os gatos, escondeu-se de tal maneira que desapareceu.
Mas os comentários da AB, são um doce, concordo, inteiramente com o que diz.
Quanto aos gatos, são muito independentes. Como sabes, vieram por-me uma ninhada à porta eram quatro, desses um foi para um sobrinho-neto e fiquei com os outros, dois machos e uma fêmea. Destes, um desapareceu só andava atrás das gatas e deve estar a viver com alguma, dos que ficaram, a gata entrou em cio e está à espera de gatinhos e o outro é um mansarrão que, à hora da comida aqui me aparece todo dengoso, como um verdadeiro GATO. Vivem livres, pois só assim concebo, tê-los.

Perola Granito disse...

_♥♥_♥♥
_♥♥___♥♥
_♥♥___♥♥_________♥♥♥♥
_♥♥___♥♥_______♥♥___♥♥♥♥
_♥♥__♥♥_______♥___♥♥___♥♥
__♥♥__♥______♥__♥♥__♥♥♥__♥♥
___♥♥__♥____♥__♥♥_____♥♥__♥_____
____♥♥_♥♥__♥♥_♥♥________♥♥
____♥♥___♥♥__♥♥
___♥___________♥
__♥_____________♥
_♥____♥_____♥____♥
_♥____/___@__\\___♥
_♥____\\__/♥\\__/___♥
___♥_____W_____♥
_____♥♥_____♥♥
_______♥♥♥♥♥
Uma Páscoa Muito Feliz

Anónimo disse...

Estas tuas horas de escrever deixam-me desatinada... com os comentários completamente ás avessas!!!
Já reparei que comento agora cada dia, o que escreveste na véspera!! Que raio!

(se calhar hoje ainda vens aqui deixar qualquer coisa e eu comento... amanhã!)

Os gatos já se sabe que são ariscos! Para quem não é «da família». E t~em graça essa de a teres deixado uma gatinha minúscula e agora (dez anos depos....?...) estar uma 'lontra'! Claro!
Mas essa de vires para férias com obrigações, olha que tu!!!

Anónimo disse...

Como ando sempre na cola da Joaninha (ou será ao contrário...?) faço minhas as suas palavras.
Eu sou aquele que gosta de gatos!
Gosto imenso exactamente da sua independência e da sua «personalidade». É naturalíssimo que essa Micas não vos passe cartão. Olha lá, conhece-te donde?.... À distância que o respeitinho é muito bonito!

Anónimo disse...

E ainda por cima a chamar-lhs gorda?!
Eu se fosse ela nunca mais te miava!

cereja disse...

Tchi...
Isto de estar de férias e vir escrever «numa espécie» de ciberpapelaria, tem destas coisas... Ninguém me chamou a atenção aqui nos comentários mas estes dois posts que escrevi ontem, entraram com a data... de hoje!
Eu sabia lá a quantos estava de dias do mês!!!!!
Só quando hoje vim deixar os «de hoje» vi que já cá estavam uns a marcar lugar.
:D
Só eu!!!!!

Quanto á dita Micas, vai explorando a casa quando nós não vemos, mas desaparece como um raio se olhamos para ela. Parece uma sombra e dado o ser gorda (é gorda sim King!!!) nem entendo como se move tão depressa!...
Houve um doia em que cheguei a pensar que tinha fugido, não a via em parte nenhuma, mas mesmo nenhuma. Nme debaixo de nada, nem em cima de nada, nem dentro de nada! Finalmente vimos um leve movimento por debaixo de uma manta que cobria uma poltrona. Estava aninhada ENTRE A MANTA E A POLTRONA!!!!