domingo, fevereiro 24, 2008

Publicidade antiga

Desta vez não fui roubar a publicidade à revista Civilização e sim ao próprio jornal «O Diabo»
Reparem que são as actrizes da época, que rubricam pelo seu punho, as vantagens do Toddy (elegante actriz, Maria Brandão) e de um aparelho de rádio (a primorosa actriz, Maria Clementina).




Cliquem em cada imagem para lerem melhor

11 comentários:

Anónimo disse...

"Já tomou seu Toddy hoje?
Toda a gente vai tomar!"
Este era o jingle com um ligeiro sotaque brasileiro que passava nos "dias da rádio".
Quanto à publicidade por testemunho continua hoje a ser usada e cada vez mais através dos opinion-makers.Estas senhoras eram os opinion-makers da época e por acaso, não tenho a certeza, se não foi a Maria Clementina que teve o fim trágico que deu origem a um romance do Reporter X.Vou confirmar.AB

josé palmeiro disse...

Gostei imenso da "bebida científica"!
Concordo, em absoluto, com a AB, e a revelação que faz, relativamente ao romance do Reporter X, abriu-me o apetite. Vou ver também.

Anónimo disse...

Ontem vim dar a este blog inteiramente por acaso, num busca do Google. Dei uma vista de olhos e agradou-me (apesar de não entender porque se chama assim, mas deve ter uma explicação muito natural) de modo que hoje, que tenho mais tempo vim aqui em exploração.
Só que isto se começamos a puxar um fio nunca mais acabamos, a autora escreve muito e sobre imensos assuntos.
Pelo que começo a entender, ao domingo é dia do «passado», tem umas categorias ali ao lado que aparecem sempre ao domingo (ao contrário do Jamais le Dimanche)
Estas digamos que "históricas" que se encaixam na categoria do Era uma vez..., são primorosas e estou a ficar fã. Comecei a ler, mas são muitos capítulos e vai dar-me para muito tempo!
Estes anúncios são realmente os antepassados da Carla Bruni a anunciar o automóvel. Afinal não se inventa nada de novo!!!

KIM

cereja disse...

Olá KIM, bem-vindo ao Pópulo. Já tinha reparado que ontem tinhas deixado um comentário. Costumo responder logo a quem passa por cá a primeira vez, mas ontem acabei por não o fazer. Passa para hoje, uma vez que voltaste!
Começando pelo nome do blog: chama-se Pópulo, com acento e tudo, porque este é o nome de uma terra ou freguesia, que trás recordações felizes à pessoa que tinha criado este blog. Ela depois de o criar nunca o usou - tinha outro - e um dia "ofereceu-mo". É claro que apesar de registado assim, eu podia mudar o nome, mas por respeito a quem mo ofereceu mantive-o tal e qual... E agora já me habituei, sabes?..
Outra coisa, tu clicas como anónimo mas assinas o que escreves, se quiseres que apareça KIM no teu comentário escreves KIM onde diz "nome/URL" ignorando o URL. Aparece como nos outros comentadores que não têm blog nem conta no blogger (King, Joaninha, AB, Mary que são visitas minhas)
Quanto ao que dizes, fico contente se ganhar mais um leitor, e sobretudo um leitor que fala... Sei que há uns tantos que me visitam mas nunca dizem nada :D
Volta sempre!!!

cereja disse...

Olha AB, realmente o Toddy com o bonequinho com um barrete de cozinheiro na cabeça (encontro outros anúncios dessa época nas revistas que tenho ali) associamos a essa cantiga (jingle) com um sotaque brasileiro não sei porquê. Achei engraçado o uso de actrizes para valorizar os produtos, mas realmente é um uso que continua - ali o Kim até lembrou o recentíssimo da Carla Bruni, por exemplo.

O repórter X, por acaso tenho ali no Diabo uma série do Reinaldo Ferreira que pretendo a pouco e pouco ir citando aqui. Muito giro. Esta Maria Clementina na foto tem cá um ar sugestivo que eu sei lá...!

Zé, realmente uma bebida científica é obra!!!

Anónimo disse...

Já agora esta Bruni não é a primeira a dar a volta à cabeça às cabeças do poder.Em Portugal o Sr. D. Miguel teve uma Sra.Bruni,cantora lirica do S.Carlos.È uma história curiosa porque é graças à essa Bruni que o uso da mascarilha,que a partir de determinada época é proibida por decreto-lei em Portugal,não só nos Carnavais como nas festas religiosas, onde era tb.usada,é retomado.E o recomeço de um Carnaval a que se chama "romantico"e que vem na onda dos bailes do Conde de Farrobo ali às Larangeiras.`Eis o que se chama um comentário já fora de época...já que daqui a pouco é "Mi-Carême,"coisa que tb. já ninguém deve saber o que é. Mas dava também direito a baile, na versão afrancesada de uma tradição provinciana chamada "serração da velha".Em algumas regiões fazia-se um boneco (espantalho) que se serrava ao meio.Queria com isso dizer que os "sacrificios" requeridos pela Quaresma já iam a meio e se podia começar a preparar o espirito e a "carne" para a ressureição.Com o desaparecimento desta tradição houve o afrancesamento e a apropriação pelas classes endinheiradas para realizar grandes festas as tais da Mi-Careme.Algumas fantásticas.AB

Anónimo disse...

(já cliquei para ver melhor e neste caso vale a pena, os pormenores são bem interessantes!)
Como a AB chama a atenção a publicidade «por testemunho» ainda se usa imenso, hoje em dia então é quase um exagero. Assim como por pessoas conhecidas a fazer a publicidade de bancos, ou telemóveis ou coisas dessas.
Imagino que seja muito bem pago, para se sujeitarem àquilo!
Neste caso é tudo muito soft... E contudo a frase vir assim manuscrita dá para pensar, como é que se fazia aquilo na época?...

Anónimo disse...

Bom há pelo menos duas actrizes com fim trágico na obra do Reinaldo Ferreira(Reporter X)-A Branca dos clubes que se suicida e dá origem à "Virgem do Bristol Club"e a Maria Alves (não Clementina) esganada pelo próprio amigo ,dentro de um táxi .que dá origem ao "Taxi nº2???"-não me lembro do nº,.Mas tb. origina uma versalhada com composição para viola e cantada por Antonio Maria "o cego fadista de Vila Velha de Rodão".Amigos,é só pedir!AB

Anónimo disse...

AB, o «senhor dom Miguel» tinha uma Bruni mesmo chamada Bruni?????
Essa até custa a acreditar!?!?

Anónimo disse...

Verdadinha King.Foi uma "coqueliche" na época.AB

Anónimo disse...

Errata:coqueluche.Se calhar o "erro" tinha mais graça que a palavra correcta.AB