domingo, fevereiro 24, 2008

Coisas de «O Diabo» - II

Estamos em finais de 1935, e na secção «Coisas do Diabo» vem uma espécie de artigo de fundo (ou editorial?) que scanarizei em duas partes porque o jornal é muito grande, mas consegue ler-se na íntegra, se aumentarem a imagem.
Como podem ler começa:
«A Europa está quase toda unida, graças a Hitler, contra a Alemanha. Ao desejo de guerra deste país, as nações que lutaram contra ele em 1914 respondem com precauções militares inevitavelmente caras e alianças seguras e proveitosas […] Goering diz “Não queremos a guerra mas se no-la impõem-a não podemos impedi-la, faremos o nosso dever quer sejam os nossos adversários um ou dez”»
O artigo continua a explicar que ninguém quer impor uma guerra à Alemanha, pois se o quisessem não os deixavam acabar de se armar como o estavam a fazer.
É muito interessante perceber o receio que paira já, mas ainda alguma esperança de que os ímpetos belicistas de Hitler não tenham resultados muito graves.
Mas convido a que o leiam todo…

5 comentários:

josé palmeiro disse...

O último parágrafo, da notícia, deveria servir para reflexão, neste momento, tão delicado, que vivemos.
O Diabo, tem destas coisas!

cereja disse...

Actual, não é, Zé Palmeiro...?
Mas é emocionante vermos as nuvens a amontoarem-se, a Alemanha a armar-se, e o resto da Europa ainda na expectativa.

Anónimo disse...

Olha não dá para tudo...Ou é a avó ou o Goering que por acaso tinha mais a ver com a outra...(aliás desde o fim da guerra de 14 que começaram a amontoar as nuvens)AB

Anónimo disse...

Muito, muito interessante!
(mas o segundo trecho do jornal não está lá muito nítido - o scanar falhou, se calhar o papel de jornal era grande demais)
Vale a pena ler tudo.
E é tão interessante o modo como o artigo está escrito, bem diferente do jornalismo de hoje, parece quase outro tipo de escrita.

Anónimo disse...

Acabei de escrever e voltei a ver o comentário e escangalhei-me a rir porque quase ao mesmo tempo tinha entrado o da AB.
De facto Emiéle ela está cheia de razão:
Ou é a avó ou o Goering, não dá para tudo!
Tal e qual AB, está sujeita salta de coisa para coisa (já tinha ido espreitar lá abaixo a ver o post da avó...:D )