segunda-feira, fevereiro 25, 2008

O verdadeiro terceiro mundo

Dizemos muitas vezes, quando estamos irritados: isto aqui é o «terceiro mundo». Falo por mim, que também uso a expressão quando comparo cenas aqui da nossa terra com o que se passa em países desenvolvidos que me servem de modelo.
Mas, de vez em quando dá para cair em nós e sentir a verdadeira diferença.
No Zimbabwe, Mugabe festejou os seus 84 anos com uma festa de arromba.
E...
O seu país tem uma inflação que ultrapassa os 100 000%, a esperança de vida caiu abaixo dos 36 anos.
Informam-nos que os alimentos base desapareceram das lojas. O PIB caiu 30% em oito anos. Não há gado, e «um pão custava esta semana cinco milhões de dólares locais».
Terceiro mundo?

O vídeo aqui debaixo não me agrada.
É muito moralista, orientado para crianças no sentido «come a tua sopa, porque há meninos que têm fome» o que, se isso é certo, não faz com que a sopa tenha melhor sabor para quem a não deseja (além de legendado num brasileiro terrível)
Contudo chama de facto a atenção para as assimetrias terríveis na distribuição de bens tão importantes.
Mas o é mais chocante no «terceiro mundo» [e é o que justifica o desabafo que nós por vezes soltamos cá] são as assimetrias dentro do próprio país. É saber que na mesma terra onde vemos aqueles meninos sem comida, sem cama, sem instrução, há compatriotas seus que vivem em locais luxuosos, se passeiam em carros topo de gama e se vestem com fatos de grandes costureiros.
Isso define o terceiro mundo, mais ainda do que a sua pobreza.


6 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que dizes logo que não gostaste do vídeo (ou power-point ou lá o que é)
Eu também o recebi, e apaguei. É o tipo de choradinho que não me diz nada, e tem aquela aspecto muito cristão de nos deixar contentinhos com o que temos porque há quem esteja bem pior!...

Agora quanto ao «terceiro mundo» aí estou completamente de acordo. O que se passa é que nós somos «o terceiro mundo dos países do hemisfério norte» estás a ver..?

Anónimo disse...

Mas realmente África é o padrão de «terceiro mundismo»...
O que não quer dizer que quanto a disparidades na América do Sul ou lá no Oriente as coisas sejam assim tão diferentes. A miséria africana é que é mais chocante.

josé palmeiro disse...

Quanto ao vídeo, estamos falados, é tudo o que dizes e o que a Mary reforça. Também concordo com ela, quando diz que, nós, somos do terceiro mundo, do hemisfério norte. Quanto a África, não consigo entender essas disparidades, com tantas potencialidades mas, a quem interessa uma situação assim?

Anónimo disse...

o vídeo é pretensamente educativo, reparem que é mesmo dirigido às crianças, não apenas no modo como fala, como pelas imagens escolhidas que quer de um lado quer doutro são meninos - pobres ou ricos. Sorri quando falas na sopa, porque me lembro da resposta de um desses meninos que não queria a sopa (ou qualquer coisa dessas) e ouviu a tal conversa de «há tantos meninos com fome!» e respondeu muito depressa «Oh mãe, dá-lhes a sopa a eles!!»
Por outro lado nós estamos cada vez mais a «terceiromundializar», se vires os gráficos somos um dos países da Europa onde as disparidades económicas são mais visíveis!
Quanto ao Mugabe.... estamos conversados!

Anónimo disse...

Qd. o terceiro mundismo é uma noção que já era, o que este video é ,-é o terceiro mundo da pedagogia.AB

Anónimo disse...

Já todos bateram no vídeo [deve ser por isso que o puseste pequenino :))) ]mas eu não resisto em dar mais uma pancad(inh)a. Quando ele termina a dizer que devem «dar graças a Deus por as coisas boas que têm» podemos concluir que os outros podem amaldiçoar Deus pelas coisas más que têm...?! Afinal foi Deus que deu tudo, né?