segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Comida

Aceito que me digam que o power-point que vão ver é um tanto demagógico.
Até pode ser, mas no essencial tem de ser verdade.
A história é esta:
Um fotógrafo decidiu andar por todo o Mundo e fotografar 30 famílias de 24 países, ao pé da comida que iam consumir durante uma semana associado ao preço que pagariam por ela.
É impressionante, observar não apenas o aspecto das pessoas, o número de pessoas por família – que também conta… - algumas diferenças no mesmo país.
A ordem do mais rico para o mais pobre como podem ver é Alemanha, Carolina do Norte, Japão, Itália, Inglaterra, Koweit, México, Califórnia, China, Polónia, Egipto, Mongólia, Equador, Botão, e Chade.
Venham visitar este sítio e... penso que não preciso de dizer mais nada!


8 comentários:

Anónimo disse...

Este Zoho leva tempo a abrir, mas é muito interessante!
Eu preferia aquela família italiana, achei mais apetitoso! E que espanto os mexicanos, com tantos frutos e estão tão gordos!!!
Claro que não sabemos se é demagógico ou não, mas leva a água ao moinho que nos interessa - as brutais desigualdades do nosso mundo!

Anónimo disse...

Não sei se será do mais rico para o mais pobre...
Mas com uma medida igual, é certo que uns gastam muito mais dinheiro (daquele que têm) em comida, do que os outros. Mas a ordem porque aquilo aparece é vistosa e bonita, mas...
Porque dentro do mesmo país há diferenças enormes de certeza, por exemplo quer a China quer os EUA não correspondem ao que ali aparece...
Mas a ideia é giríssima, e serve para nos dar um murro ... no estômago!

josé palmeiro disse...

Há já muitos anos, o Vilhena, publicou uns postais, em que retratava uma família suburbana, de roda de uma montra de um restaurante de luxo de Lisboa. A PIDE, apreendeu os postais!
Foi a primeira lembrança que me veio à memória. Hoje pode publicar-se estudos e comparações como as que citas, mas também, há a liberdade para se olhar para isso e aceitar tácitamente a realidade, nada fazendo para, sequer, minorar essas situações.
Já agora uma acha para a fogueira, não aparece a comparação com os refugiados do Darfur e de todos os Darfures do Mundo, pois não?

Anónimo disse...

Está excelente!
Naturalmente que é uma composição, tem de ser ou não faz efeito. Mas está muitíssimo bem concebido. Entram todos os continentes, América do norte e sul, Ásia (contraste entre Japão e China!) e penso que mesmo em África também haveria maiores contrastes.
Mas a ideia é muito boa, e mexe com a gente!

cereja disse...

De um modo geral não ligo muito aos FW que me chegam. São demais e a maioria meio piegas, parecem (sou eu a ser má!) exercícios que os meninos e meninas que andam a aprender a trabalhar em power-point fazem como trabalhos de casa e depois acham bonito e atiram-nos para a net...

Contudo este, pode servir para agitar as águas do nosso comodismo.

Anónimo disse...

Curioso que a gordura não está na medida da comida que está à frente!
Claro que com a excepção dos dois casos extremos - os que mostras aqui!

Anónimo disse...

A porcaria deste mundo está mesmo desequilibrada! Como diz a cantiga do malmequer - «uns com muito, outros com pouco e a maioria sem nada»
É que o 3º mundo é afinal a maioria...

cereja disse...

Pois é, sem-nick. Isso é que nos trama!