terça-feira, janeiro 29, 2008

Tarde demais para ser bom

No Domingo passado, quando escrevi aquele post sobre as visitas e comentários, para ilustrar uma frase fui procurar o link à weblog.
(Como todos aqui sabem o primeiro aluguer da minha assoalhada foi na weblog. Eu vinha de outro blog da mesma plataforma e gostava da weblog do tempo do Paulo Querido - era portuguesa e tinha algumas funcionalidades giras. Além disso o blog foi-me oferecido já montado e mobilado, uma ‘oferta irrecusável’. E nos primeiros tempos correu bem, mas quando a AEIOU tomou conta daquilo, todos sabemos como começou a falhar escandalosamente e, até eu que sou mocinha paciente e um pouco teimosa, acabei por desistir e entregar os pontos. Passei para aqui, onde nem pago renda e não há quebras, além dos comentários entrarem à primeira.)
Ora, enquanto morei na weblog uma das visitas diárias era à página que mostrava a nossa posição relativa, quais os blogs mais lidos e comentados por ali. A página da frente apresenta uma lista dos 25 mais visitados na véspera e, agora posso reconhecer um tanto envergonhada, que ansiava pelo dia em que visse o Pópulo entre os 25 maiores. Ia ser uma alegria.

Mas, nada.

Nem pó!

Aparecia entre os que mais escreviam, que nisso de escrever muito nunca houve pai para mim, e também não fazia muito má figura quanto a comentários, mas lá visitas havia sempre muitos, mas mesmo muitos, à minha frente…
Paciência. Foi um sonho não realizado, esse de ficar no pelotão dos 25 da frente.
Ora qual não é o meu espanto, quando anteontem vejo que, agora que já saí de lá há quase ano e meio, era o 5º mais visitado!!! Quê? Estará tudo doido?
Só posso imaginar que a debandada tenha sido tão grande, que agora até «os defuntos votam», ou seja a bitola baixou tanto que as visitas a um blog desactivado ultrapassam as dos poucos que ainda lá resistem.

Ele há coisas…
E eu que teria ficado tão feliz se isto fosse há dois anos!
Agora... pfff, quero lá saber!

15 comentários:

Anónimo disse...

Se isso é não querer saber imagina se quisesses!!!Estás mesmo obsecada!!!Eu aqui a pensar que isto dos blogs era um exercício narcisico(toda a escrita mesmo a dos decretos-lei,digo eu)agora uma obsessão pelos visitantes,como diria o outro,jamais,jamais,na minha amiga èmiele,que não paga assoalhada mas que eventualmente a podia pôr a render.Dizem que é uma espécie de suporte publicitário (os blogs,ou podem vir a ser).AB

Anónimo disse...

O descalabro da weblog é das coisas que serve de lição.
Uma plataforma tão simpática, que teve lá os melhores blogs (pelo menos aqueles que na altura eu mais lia) e foi por ali abaixo até isto que mostras... Fui lá espreitar agora, e há 3 -três - posts entrados nas últimas 8 horas!!! No seu auge a página da frente com 50 entradas ou lá quantas são, nem chegava!
Mas olha que isso está também ligado aos comentários. Vê que os que subsistem como o Ante e Post ou os Enresinados, inventaram um sistema alternativo de comentários. Eu quase que só comento aqui, mas palavra que não tenho paciência para esperar a aprovação da weblog para ver o meu comentário!!!!!

Anónimo disse...

AB, ela aqui não fala dos comentários que isso é outra coisa e mesmo lá a Emiéle sempre teve muitos, fala na contagem de quem passa por cá. E essa coisa das visitas também tem a ver com o que dizes de um blog poder ser "rentável", porque só o é quando é muito visitado.

Anónimo disse...

Atenção,ler "jamais" em francês,faz favor.AB

josé palmeiro disse...

Eu gosto que leiam o meu blog!
Eu gosto que sigam, alguns dos conselhos que lá dou, como, por exemplo ir à Barraca a partir de dia 2, dia da estreia, ver a Antígona de Sófocles.
Gosto que sigam a viagem solitária do Genuíno Madruga, tal como gostei que soubessem que tenho sessenta e dois anos e que me preso por viver de bem com a vida e com aqueles que amo, e voçês, pertencem a este grupo.
Os números, sinceramente, não me dizem nada!

Anónimo disse...

Creio que como toda a gente que perde algum tempo por aqui também já me imaginei a gerir um blog...
E entendo bem que se faça algumas comparações, é natural. Não me lembrei de ir consultar esses bastidores, contudo entendo que quem tem blogs em determinadas plataformas onde se pode ver se são muito ou pouco vistos, vá lá espreitar como andam as modas.
O que me espanta é que realmente um ano e meio depois ainda tenhas 3 mil e quase quinhentas visitas por dia...? Como é? Sem ofensa, Emiéle, mas... E o Troll que já faleceu na weblog há que tempos também está ainda em 12º????
Mas tem a sua piada, este bom-bom chegar quando já lá não estares!

cereja disse...

Ainda tive de voltar cá, parece-me que não me expliquei bem, este afinal era um post mais para os meus «compagnons de route» na fuga da weblog...
AB, AB, já devias saber como eu sou quando fico obcecada, não é bem este tipo de conversa!
Mas, o acesso às páginas de weblog não é nada difícil, Kimg. Começa por AQUI e vai vendo o que se passa por lá.
De resto, sem dúvida que esta comunidade entre blogs tem que se lhe diga, e é particular. Como até deixei claro naquilo que disse, naquele mundo nem me podia queixar muito porque aparecia entre os "meus pares" bem colocada a nível de escritos e de comentários, mas é natural que estranhasse que essa tal 'boa posição' não fosse acompanhada pelo lugar na tabela.
Donde, vistas as coisas hoje, fico com a ideia de que aquilo não podia estar bem feito, daí o título irónico que julguei ter dado ao post.

cereja disse...

Esqueci-me de dizer que se estivesse mesmo, mesmo obcecada pelos números o que tinha já feito era instalar um Sitemeter. Tenho adiado essa coisa, exactamente por pensar que é mais ou menos secundário, mas talvez não seja tanto. Repara, Zé Palmeiro, dizes que gostas que leiam o «Estou na Sesta» e sigam os teus conselhos, mas por outro lado se não te interessam números como podes saber se, de facto, te lêem ou não? Não nos pode ser tão indiferente como isso...
Depois, é certo que o blog é em certa medida um exercício narcísico como diz a AB que é toda a escrita. E é. Comunicamos porque se pensa que somos ouvidos, daí o valor da comunicação. Tenho esta disciplina de escrever todos os dias, por diversos motivos que não vêm ao caso, mas também porque tenho em feed-back informações de pessoas que dizem que de manhãzinha passam por aqui. É orgulho? Se calhar. Mas não me rala.

Anónimo disse...

Tchiii... o que para aqui vai! A Emiéle aborreceu-se!!!
Olhem, cá para mim, quando li pensei logo que isto era conversa entre «eles», entre bloggers que entendem destas coisas, e comparam que plataforma é melhor do que outra.
Assim como quem vai a um restaurante e aconselha aos amigos, este é bom mas careiro, aquele tem muita gente, o outro serve muito mal...
Mas quem só passa por aqui (quero dizer, quem nunca comeu em restaurantes) sente que a conversa não é bem consigo.
:))

Anónimo disse...

Eu entendo bem o que ela diz.
Olha Mary, também é connosco na medida em que quando ela estava lá na "outra casa" a gente tinha dias inteiros sem Pópulo para ninguém, ou queria dizer qualquer coisinha e tinha de se esperar uma hora de cada vez (quando se conseguia!!!)
Eu aplaudi quando ela mudou!
Contudo há qualquer manigância nesta coisa. É estranho.

Anónimo disse...

E daí...
Estive a pensar melhor (vamos ver que este post também vai ter vários comentários porque a gente volta cá :D) e passa-se uma coisa: não sei se vos acontece mas quando vou ao google procurar coisas não é a primeira nem a segunda vez que apanho um link para o Pópulo. E frequentemente é o Pópulo velho. Ou imagens que vinham no Pópulo velho. Talvez seja esse o segredo da abelha - ela tem escrito tanto que entra no motor do google e as pessoas são encaminhadas para lá.
Certo?...

Anónimo disse...

Aborreceu coisa nenhuma!Eu percebo mas, francamente dois posts seguidos sobre a questão númerica,com uma cabeçada numa urna, desculpem lá,mas eu que sou amiga dela fico preocupada!!!LOL!.AB

josé palmeiro disse...

Depois do último escrito da AB, não poderia deixar de aqui voltar. Essa da cabeçada na urna, ainda vai dar muita água pela barba.
Relativamente a mim, tens razão, não sou assim tão indiferente, digamos, ortodoxo, pois então escrevia e metia na gaveta. Já no que diz respeito à tua posição no ranking da weblog, eles lá sabem, mas que o Pópulo, esteja ele onde estiver, terá sempre visitantes e acima de tudo amigos e cultores, disso, não duvides.

Isabel Faria disse...

Émiéle o contador da Weblog nunca foi para levar a sério. Aquilo sempre foi completamente marado da cabeça.
Quem, no seu perfeito juízo, acreditaria que o Troll, podria ter 10 000 visitas por dia, como chegou a acontecer.
Uma altura chegámos à conclusão que teria sido assim qualquer coisa "p'ró forte e picante" que algum dia lá se colocou. Acredita que já não me lembro que termo era, mas era algo de surreal...
Os milhares entravam lá, através do Google, por essa pérola que um de nós (na altura, ainda, deles, que eu ainda não estava) lá colocou .

Quanto aos números. A sério que hoje (admmito que nem sempre assim foi) nada me dizem. Uma altura, coloquei aquele rectanguluzito lá em baixo, mas um dia nas mudanças, foi-se. Não tenho nenhuma vontade de saber. nem deixo de ter. É-me indiferente.

Claro que sinto algum gozo (e um razoável susto), como esta semana, em que um colega de trabalho me pergunta: com que então andaste na minha terra no Domingo, hein??!!
Apercebi-me que falava dum post...achei piada , pela surpresa de saber que alguém conhecido me tinha encontrado neste mundo de brincar.

E como diz o Zé, claro que gostamos que nos leiam.
E que até os decretos lei, como diz a AB, têm algo de narcisico, mas, talvez propocional, à falta de empenho e de imaginação, ou, apenas à rotina (a malvada estraga uma data de coisas), deixei de me interrogar sobre quem, sobre quantos, sobre porquê...

Claro que imagino sempre, quando acordo de noite, que a essa hora, milhões de almas, por esse mundo fora, estão a deleiciar-se com os meus escritos...e a chamar nomes ao Sócrates comigo no pensamento!!! LOL

cereja disse...

Só cheguei agora aqui à net e nem vou responder a todos, é claro :D
Ná, Mary, não me aborreci, é claro. Apenas percebi que não tinha deixado claro o sentido daquilo que escrevi, e daí o ter parecido assim, obsecada por números, coisa que acho que não sou.
Alguns de vocês puseram o dedo na ferida - é mesmo certo que este post era mais para os meus colegas que sairam da weblog, isto era um desabafo e não um «medir de entradas» ou coisa assim.
Quanto mais não fosse a Isabel entendeu-me bem. E deixou aqui um comentário que bem divididinho vai dar para todas as vezes em que passa sem parar... :))) [diz ela!]