domingo, janeiro 27, 2008

Visitas

Volta não volta falo aqui neste assunto.
Até parece que tenho uma ideia-fixa. E se calhar…
Refiro-me aos comentários nos blogs. Para mim, blog que é blog tem caixa de comentários. É assim que penso, faz parte da interactividade desta «modalidade» podermos ser criticados e responder-se a essas críticas.
Claro que depois abre-se um campo imenso – a enorme maioria entre na qual me coloco, é visitado por um pequeno grupo de ‘internautas’ e comentado por um ainda mais reduzido número entre eles, e depois há umas estrelas de primeira grandeza, que ou porque são muito bons ou porque são conhecidos do público, têm milhões de visitas e listas enormes de comentários. E assim se avalia a popularidade de cada um…

Claro que temos os spams. Parece terem sido eles a causa da relativa falência da weblog, mas por aqui a coisa não é grave. De vez em quando aparece-nos, ‘revestido’ na forma de comentário, uma chamada para um blog que não conhecíamos e encontrou essa forma de se propagandear. Nada de grave. Costumo ir lá dar uma espreitadela como cortesia, e pronto.
Também acontece ter visitas de outros países. Brasil, sobretudo. Imagino que venham atrás de um boneco que encontraram no Google, depois acharam graça e deixam umas palavrinhas num post. Simpático. Ora há algumas semanas recebi uns comentários de uma blogger do Uruguai! E, surpresa, escrevendo em espanhol percebia-se que tinha entendido perfeitamente o tema do post que comentava. Era a Mónica de Cine…cuentos .
Como faço nesses casos fui visitá-la e fiquei de boca aberta com as suas caixas de comentários: os seus posts atingem 78 comentários, ou 44, ou 57, ou 60, ou 45, ou 58…, enfim é ir lá confirmar, que eu não minto! Claro que no meio há também outros com ‘apenas’ 8, ou 3, ou 6 ou até mesmo só 1, o que confirma que aqueles dos comentários são os mais interessantes.

Venho contar isto a pensar como o mundo é diferente - eu tenho um grupinho de visitantes quotidiano, certinho mas são os mesmos 4, 6, 5, um post que chegue aos 10 comentários, é um sucesso! Imaginar 50, ou 80 está fora da realidade. E depois gosto de analisar - o que é que atrai o desejo de comentar?...
Como outras pessoas que mantêm blogs têm dito, eu sei que é indefinível o que provoca o comentário. Muitas vezes escreve-se uma coisinha em dois minutos, de gozo, e cai tão bem em quem o lê que vêm logo contribuir com o seu humor. Aliás há essa convicção, são os posts ‘mais leves’ que são mais comentados. Mas não é lei. Também acontece abordar um tema sério, e também atrair visitas. Ou não.
Um mistério.
Mas já agora vou investigar o segredo da Mónica (Parece uma telenovela).
Já imaginaram aqui o Pópulo com 50 comentários? Punha uma pena de pavão no chapéu!


27 comentários:

Anónimo disse...

Escusas de andar por aí a ...bem,bem...AB

josé palmeiro disse...

Já visitei, também o blog dela, e constatei o fenómeno.
"Sud América", que quiere usted?Mas, deixa-me que te diga, como eu gosto da nossa realidade.
De resto a AB, parece ter, de novo razão.

Anónimo disse...

Não sei...
Também já tenho pensado porque +e que alguns blogs ou antes alguns posts são mais comentados do que outros e não concluo nada!
De resto a Mónica não é por ser sul-americana, tenho visto outros bem menos populares... Ela tem mel.
:D

cereja disse...

ABzinha, olha lá, não estou à caça de nada!... Ai, ai, ai... Só dozia que achava graça se alguma vez tivesse os tais 50 comentários da Mónica!
E de resto, olhem vocês os 3 que estão com coisas, quando estava no Afixe tive uma vez 100 comentários! A sério! Era sobre «gajos bons» (pode dizer-se assim?...) e nem imaginam tanta gente a votar neste e naquele... ;))))
E uma vez um post com o nome no título do Cristiano Ronaldo fez subir em flecha o número de visitantes!!!!

cereja disse...

hoje estou para aqui a escrever com muitas gralhas mas tenho preguiça de apagar para corrigir...

Mar disse...

Atão bora lá deixar um comentário para ajudar a bitola dos 50...:-))
Sabes Emiéle, no início não era difícil atingir esse número (lembro-me de ter 70 no espelhomágico!). A malta andava eufórica, usava-se a caixinha mágica para comunicar literalmente com outras pessoas, coisa que se foi perdendo com os tempos.
Agora parece que estamos mais apressados, passamos pelos blogues, lemos o que há de novo (ou não) e siga que há mais que ler ou que fazer noutro lado qualquer. Falo por mim. E tenho alguma pena pois esses tempos da fartura foram pródigos em bons momentos. :-)

méri disse...

Aqui tenho mesmo que deixar nem que seja um olá!
(depois quero ver uma foto com a pena de pavão)

saltapocinhas disse...

eu sei o segredo da monica e de muitasmonicas que por aí há: são pessoas que passam e comentam também em milhentos blogs e depois há sempre pessoas que retribuem.
como tu fizeste, como eu fiz...
o que me espanta neste mundo dos comentários é haver blogs de poesia que têm centenas de comentários.
e os poemas nem são nada de espantar (ou eu não entendo poesia)!!

saltapocinhas disse...

e parti o meu comentario em 2 para atingires o teu objectvo!
antigamente comentava-se mais, não sei porquê, ou então comenta-se mais nos blogs novos...

depois há os blogs dos famosos que são hipercomentados, pois as pessoas devem estar sempre à espera que o famoso retribua!!

Anónimo disse...

E já agora,os bloggers leem depois os comentários todos e dão-lhes a devida atenção, ou passam os olhos em diagonal,se há alguma coisa mais evidente lá respondem nem sempre no "espirito da coisa", e desandam porque olharam para o número e pronto?Ab

Anónimo disse...

E depois os heterónimos já foram inventados há muito tempo...AB

Anónimo disse...

lol!!!!
Tás a ver?... Aos 50 não chegas mas com jeitinho a gente ainda atinge um bom score

Anónimo disse...

... basta multiplicar, ou dividir, já nem sei!
ehehehehe!!!!

Anónimo disse...

É isso mesmo, Saltapocinhas. Eu tenho essa intuição - os «blogs dos famosos» muitas vezes têm comentários porque quem lá vai está a pensar na resposta!
Por outro lado, o que reparo não só aqui no Pópulo, mas aqui nota-se mais, é que o post que vem à cabeça é o que abicha mais comentários. A malta depois perde a genica.
(olha que este já é o...14º?!)

cereja disse...

Vocês são tramados!!!
Já uma pessoa não pode dizer umas graças... E olhem lá, aqui a malta que tem blogs, Palmeiro, Mar, Méri, Saltapocinhas, digam lá que não ficam satisfeitos quando aparecem comentários?...
Mas têm uma certa razão, isto é por épocas. Lembro-me do Sharkinho que batia records, cada post tinha dezenas deles! , de facto, a Mar no outro blog também. Mas sabem, quando começa a haver muuuuitos comentários, a mim isso desmotiva-me de comentar. Tenho a sensação de que fico perdida no meio da maré. Aliás disse isso à Mónica.

josé palmeiro disse...

Mas afinal o que é isto?
Já parece o blog da Mónica!
Mas não é o PÓPULO, e é, onde eu gosto de estar.

Anónimo disse...

Li agora a AB e desatei a rir. Sabes que há, ou houve, um sujeito que marrava aqui neste blog com a mania de que eu (Joaninha) era o tal heterónimo da própria Emiéle.
E como é que se prova o contrário? Assinando com o meu nome completo? Pode esperar sentado!

snowgaze disse...

Eu venho aqui quase todos os dias, e só muito de vez em quando deixo um comentário.

Anónimo disse...

E eu!

Anónimo disse...

Vim cá ver se tinhas deixado alguma coisinha sobre o Sporting, que perde com os pequenos e ganha ao Porto... :))))))))
E já agora, sempre arredondo esta conta, para chegar aos 20!

Farpas disse...

Ora este já vai em 21 nada mau! E viva nós que já não estamos habituados a ganhar!

cereja disse...

Olé Farpas!!!!
Viva o SCP!!! É por não estarmos habituados e como disse o Zorro perdemos com os pequenos e ganhamos ao maior (pelo menos este ano) que soube tão bem!
De resto, este post, com a vossa ajuda - parece-me que passaram por cá TODOS os que aqui comentam - chegou a números nunca dantes navegados!... "" é qualquer coisa. Não dá para a pena de pavão, mas talvez para uma penazinha de peru!

Anónimo disse...

Já agora, que andei a vasculhar por aí, contribuo com o meu comentário, para os 50.
Virei aqui mais vezes (ver se interessa)- o da Mónica é muito fraco!

nanda disse...

Olá Emiele,

Sou visita diária de muitos blogs, o seu incluído.Há tanto para ler. Resta pouco tempo para comentar, mas hoje aqui deixo o meu rasto...

cereja disse...

:)))
Eu nem tenho palavras ! (coisa difícil para mim, mas acontece!)
Afinal sempre escrevi um post a puxar ao comentário.
Olhem, aprendi, afinal é assim :D

Anónimo disse...

Vim logo cá espreitar de manhã, porque fiquei com curiosidade.
E olha que com uma ligeira batotice conseguias atingir o alvo!
Repara que (eu estive a contar) destes tais 25 comentários só 5 é que são teus. Se fizesses como alguns colegas fazem – e não é mal nenhum, antes pelo contrário! – se respondesses individualmente a cada um, os tais vinte com as tuas respostas passavam a quarenta!
E então?...
(e nota que faltaram aqui algumas pessoas como o Miguel, por exemplo, a blogger do Realejo, a Rita do Memorandum, aquela da Holanda (Tuxa (?) ou coisa assim) e mais uns tantos que passam por aqui e ontem não compareceram chamada!

Anónimo disse...

E eu que sou quase diário, e logo ontem não passei por cá...
Sniff..
Mas sempre quero contribuir para a pena de pavão.