segunda-feira, janeiro 28, 2008

A aparente contradição

É só aparente. Basta pensar um pouco para se ver o real motivo.
Quando se considerava que «gordura é formosura» era ainda no tempo onde para se ser gordo também se devia ter dinheiro. Os pobres comiam sopas de couves, um pouco de peixe, o pão mais grosseiro e trabalhavam muito, fisicamente.

Hoje são
«os homens, os mais velhos, os mais pobres e com mais baixos níveis de instrução os mais afectados pelo excesso de peso e a obesidade»
Os mais pobres? Exactamente. «A comida a que os mais pobres têm acesso é mais a barata e a mais calórica […] Os vegetais, iogurtes, fruta são alimentos que custam mais caro» assim como o tempo para fazer exercício não é lá muito para quem vive muito mal.
É certo que também se vê nesta investigação que esse aumento de peso acompanha quem é mais velho e aí, na reforma, já teriam tempo para o dito exercício físico, só que ao chegar a essa idade e sem hábitos nesse sentido é bem difícil iniciar-se uma actividade de lazer que implique exercício. É a idade de se jogar dominó.

Quanto ao cabaz de compras é muito fácil confirmar a diferença do que paga quem traga para casa sobretudo legumes, fruta, peixe, leite, e quem encha o saco com margarina, óleos, açucares, salsichas ou entrecosto.

Anda-se gordo mas e mal alimentado.

E para se fazer certas dietas tem de se ter uma base económica, para além, é certo, de mudar de mentalidade.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais!
É que a linha sai cara!
Vejam a diferença entre um restaurante fast-food e um que sirva pratos de peixe com legumes...

Anónimo disse...

Mary!!!! Peixe com legumes?????? Querias matar-me à fome?!!!!!

josé palmeiro disse...

Face à forma sintética e eficaz, como escreveste, difícil se torna comentar. Por isso, só me resta manifestar a minha concordância e tentar fazer eco, dessa triste realidade, junto dos que me são próximos.

Anónimo disse...

Só quem não faz compras (e haverá disso?...) é que não dá conta.
Certo, acredito que a certo nível económico, estas compras quotidianas se façam por interposta pessoa, ou só pela net pagando com cartão de crédito. Mas qualquer um de nós dá conta da exorbitância a que estão os legumes, (qualquer tipo de hortaliça!) e de que hoje o peixe é bem mais caro do que a carne!

Anónimo disse...

Olha Joaninha, reconheço que não costumo fazer muitas dessas compras do dia a dia. Mas basta-me ouvir o que se diz na minha casa.
Enquanto uma destas dietas de gorduras e açucares (mesmo os açucares lentos) for mais barata do que aquela que faz mesmo bem, é evidente que o desviu não se corrige.

Anónimo disse...

Bom, nem quero falar nisso...AB

Anónimo disse...

Caríssimos, esta conversa sobre a alimentação só não nos choca ainda mais pelo poder 'entorpecedor' do euro! O facto do euro ser uma moeda muito mais forte do que o escudo confunde tudo. Mas quando "traduzimos" e se vê que um quilo de batatas - de batatas, heim?!! coisa mais proletária não há!- custa (80 cêntimos=) 180$00, ou um litro de leite também quase chega aos 200$00 talvez a coisa tenha outra aparência.
O que está caro são os produtos mais básicos e de que todos necessitamos. Olhem o azeite a mais (bem mais) de 500$00. E acabem de ouvir agora mais que a água -a da EPAL - vai aumentar!!!!

Anónimo disse...

Oh King, eu estava a pensa ro mesmo. Peixe... huuuummm, não é do meu agrado a não ser os que já não trazem espinhas! E logo com legumes?!!!
Bah!