sábado, dezembro 22, 2007

O Meu Natal - A Ceia

Para além da Árvore, para além das Prendas, há outra diferença entre mim e o grupo dos meus amigos que “não-gostam-do-Natal”.
É a Ceia do Natal e o correspondente encontro entre membros da família.

Oiço a queixa de que não faz qualquer sentido, pessoas que passam o ano todo sem se verem nem sentiram a falta uns dos outros, lá por ser 25 de Dezembro ritualmente vão ter de se aturar. Visto assim…. Mas eu vejo de outra forma.

A minha família é pequena. Primos direitos são muito poucos, mas os em segundo grau já fazem mais vista. E, é mesmo verdade que se passa um tempão sem nos vermos. Mas ao menos ( !!!) vemo-nos no Natal! Não será muito, mas é melhor do que nada!
É certo que também existem uns ramos da família que nem no Natal nem nunca. Creio que nem os reconheceria se os visse. OK. Nesse caso, não se justifica e a verdade é que também não aparecem. Mas as pessoas que se procuram encontrar no Natal é porque o desejam. Se fosse um sacrifício muuuito grande também não iam lá, inventavam uma desculpa.

E eu gosto! Acho engraçado ver uns primitos que cresceram muito, outros mais envelhecidos e, é claro, os que “estão-na-mesma”. :) Todas essas observações, podem ser rituais, mas sabem-me bem.
As pessoas estão animadas, anda-se num vai-vem entre a cozinha e a sala, a casa cheira aos assados, a doces, a vinho aberto para “respirar”. É costume a consoada de 24 ser numa casa e a ceia de 25 ser noutra. Mas até esse costume, que é uma espécie também de tradição, é simpático para dividir o prazer de receber entre os diferentes grupos de famílias.

E, além disso, come-se mesmo muito bem!!! Não há dietas nesses dias! E doces!? Ai, ai… A linha vai-se, mas quem se importa? São os pratos “obrigatórios” e os que a fantasia também mandar.
Porque depois sobra tanto que se passa o resto da semana a viver dos restos… Mas “os restos “ do Natal são especiais. São restos de luxo, não apenas de luxo de paladar mas sobretudo das relações reencontradas.


9 comentários:

Anónimo disse...

Ai que água na boca...

Anónimo disse...

tal e qual!
Muita confusão mas muita animação.
BOM NATAL!

josé palmeiro disse...

Será geracional? Por aqui passa-se exactamente o mesmo.
Só um reparo, quando tu dizes:"come-se muito bem" eu diria: "come-se e bebe-se muito e bem!"

Anónimo disse...

Claro que com esta descrição a gente fica convertida...

Anónimo disse...

E está quase...
QUASE, QUASE, QUASE...

Anónimo disse...

Esta tua «triologia do Natal» está óptima!
De converter um incréu|

Anónimo disse...

:)))
Claro, Zé! Comer-se e BEBE-SE, muito bem!!!
Ou não tinha graça nenhuma, o perú acompanhado com chá, ou coisa assim...

Alda Serras disse...

Boas Festas!

cereja disse...

Ainda bem que vos abri o paetite.
Mas guardem-no para depois de amanhã...
Obrigada, Bell. Também para ti.