quarta-feira, dezembro 19, 2007

O Meu Natal – As prendas

(E vou continuar a contar «porque gosto do Natal»:)

As prendas

Uma das coisas que gosto no Natal são os presentes
(Prefiro a palavra “presente” a “prenda”, ao dar ou receber um presente, estamos a mostrar que “estamos ali”, como o nome sugere) Mas, claro, pensar em presentes de Natal, não me evoca nada, mesmo nada, uma corrida-às-lojas, nem os associo à ideia de ter de “comprar” coisa nenhuma e sim ao afecto dado e recebido.

A troca de prendas entre adultos é coisa recente, terá umas dezenas de anos. Antes, elas eram só para as crianças da família. Hoje não é assim. Trocam-se presentes entre amigos e, no meu caso é motivo de brincadeira para quem me conhece a antecedência com que começo a preparar esse momento. Pois se o Natal é sempre no mesmo dia do ano… dá muito tempo para guardar ideias, ir imaginando e arranjando coisas todo o ano!
Cada coisa que dou é muito pensada. Escuso de dizer que têm sempre pouquíssimo valor económico mas sempre muito, muito, valor afectivo. Vou observando, ao longo do ano, o que pode interessar os meus amigos. Pode ser uma cunha engraçada para travar uma porta que costuma bater, um folheto de alfarrabista sobre “As 100 maneiras de cozinhar bacalhau” (que aliás agora está esgotado!), uma caixinha cheia de folhas de Ginkgo biloba para quem tem muitos livros, uns brincos feitos por mim a condizer com o colar da minha amiga, uma foto engraçada que eu cortei como um puzle,… eu sei lá! Solto a imaginação e divirto-me!
E depois o engraçado que pode ser o fazer dos embrulhos! Meter uma prenda pequenina dentro de uma grande caixa. Embrulhar uma coisa “desmontável”, em 5 embrulhos diferentes… Ou juntar numa mesma embalagem duas outras coisas completamente distintas! Enfim, a “tarde de fazer embrulhos”, é para mim também parte da festa!...
É claro que, já se vê, para mim o presente tem de ser mesmo uma surpresa. A ideia de uma pessoa pedir uma coisa para o Natal, comigo não dá.
Perde a graça toda.
São coisas…

10 comentários:

Anónimo disse...

Recordo-me de ter lido este texto (talvez com outro visual..) e tem bastante que se lhe diga. Diz mais de ti do que o que quer que dissesses a teu respeito.
Mas volto cá pelo almoço, com mais tempo!

Anónimo disse...

Estou como a Joaninha «já cá volto!»

Anónimo disse...

E as ideias costumam ser muito sensacionais.

josé palmeiro disse...

Esses, são mesmo "presentes"!
Comungo a tua ideia e pratico-a na medida do possível, digo possível porque há uma grande diferença, sou muito desordenado, não consigo fazer as coisas ao longo do ano, perco-lhe o sítio e depois, ando às aranhas. Bem cá vou gerindo a crise, conforme a carteira.

Anónimo disse...

Bom,venho só marcar o ponto que isto hoje está complicado.Quanto á antecedencia com que a Emiele compra os presentes tenho c´s ideia de que ela começa a faszer as compras logo no 26 de Dezembro ...as do Natal seguinte,claro.AB

cereja disse...

Primeiro, cá fico à espera dos outros comentários da Joaninha e King.
Segundo - Os meus «comentadores de iniciais» ( a AB e o FJ) mostram logo que me conhecem «ao vivo e a cores» LOL!!!
Com um ano de antecedência também não, AB, mas aí das férias grandes para cá, acontece...
:))
Zé Palmeiro - um conselho: arranja uma lista das pessoas e uma gaveta por exemplo onde vais guardando aquilo que compras e dando 'baixa' na lista. Vais ver que chegas a esta época com tudo despachado e aliviado por não andares em confusões...

Trilby disse...

emiele, estou a fazer com os votos de Bom Natal o mesmo que fazes com as prendas, venho desejar-te um Bom Natal hoje porque não quero ter de o fazer às pressas e depois misturo os votos todos, engano-me e ainda te desejo boa páscoa. Desejo-te, então, que vivas um Bom Natal este ano, com tudo o que te fizer feliz. :)

cereja disse...

'Brigada, Trilby!! Não tá mal visto... Já li no meu horóscopo que o ano que vem vai ser bem melhor do que este. (não era preciso um grande esforço porque tão mau, era difícil...) e faço votos que me acompanhes - será que és do meu signo?...

Trilby disse...

Sou Touro, faço anos uns dias antes da Isabel do Troll, acho que Maio não é o teu mês. :)

cereja disse...

Não Trilby, eu sou também Touro, mas sou de Abril.
Adivinha...? De 25 de Abril!