segunda-feira, novembro 26, 2007

Portugal «no seu melhor»

Não é notícia de primeira página, é certo, mas parece-me paradigmática do erro de certos raciocínios burocráticos.
Conta-se em duas palavras:
Uma escola do 1º ciclo foi remodelada. Muito bem. Situa-se em Viseu, zona do interior onde há grandes variações climáticas e conhecida por ser particularmente fria no Inverno. Essa remodelação “esqueceu-se” disso e não instalou aquecimento na escola. Muito mal.
Começa o frio e lá se lembram de que é necessário essas obras.
Mas, primeiro a burocracia é lenta e isso demora, além disso,
"para não perturbar o normal funcionamento das aulas a obra só decorre aos sábados" Exactamente «o normal funcionamento das aulas»! Porque aquelas cabecinhas pensadoras, consideram que as aulas funcionam normalmente ??? com os alunos e professores transidos de frio.
E as obras, é claro, decorrem ao sábado que Domingo é Dia do Senhor e não se pode trabalhar… Pelo que, com alguma sorte, lá para a Primavera devem ter salas aquecidas.

Quando vejo programas como o «Querido mudei a casa» onde em 48 horas se muda radicalmente um quarto, ou até uma casa, de uma ponta à outra, estas lentidões em certas obras confirmam que alguma coisa vai mal.
Aliás, neste caso, se perguntassem aos pais e professores, acredito que preferiam que a escola fechasse uma semana (o correspondente a 7 sábados ou seja a dois meses de obras) e todos pudessem trabalhar com conforto, do que este arrastar de situação.
Além de ser responsabilizado quem permitiu que acontecesse um ‘esquecimento’ destes!

8 comentários:

josé palmeiro disse...

E se estiverem concluídas, na Primavera, têm muita sorte, pois há que respeitar os concursos, arranjar o empreiteiro que mais convenha, ou seja da côr, comprar os materiais necessários, com as mais valias convenientes, enfim, essas coisas, levam tempo e dinheiro. Quanto às crianças, bem, mas há crianças nisso?
Relativamente aos professores, já ganham o suficiente para andarem bem calafetados..., *****.

Anónimo disse...

O pior é que este 'Portugal no seu melhor' não é como o das piadas. Este vê-se todos os dias!!!
E como disse a notícia, o quadro de electricidade nem dá para ligar aquecimentos. Se calhar vamos de braseiras, para ficarem todos intoxicados!!!!

Anónimo disse...

Seria interessante que os senhores que não desejam perturbar o «normal funcionamento das aulas» mas se esqueceram de as aquecer, trocassem e facultassem os seus gabinetes para servirem de sala de aula, enquanto eles continuavam o «normal funcionamento do seu trabalho» nesse espaço gelado, enquanto gota a gota aos sábados lá se ia melhorando o clima.
Que tal?

Anónimo disse...

Deve ser para enrijecer!
De pequenino...

Anónimo disse...

O espantoso é que a escola tinha sido remodelada!!!
Imaginem se o não tivesse sido...

Anónimo disse...

Olha lá, tens comissão do programa da SIC? Volta não volta, falas dela...

Anónimo disse...

Pensando bem, acho que o Raphael tem razão. Aquilo é um programa muito pensado e reflectido - assim os putos criam defesas em relação ao frio, não ficam nenhuns mariquinhas!

cereja disse...

Raphael, por acaso, até vejo pouco a SIC, mas esse programa acho interessante de, ao contrário do que é uso nos nossos operários de coisas domésticas, eles trabalharem na esgalha, mostrando que quando se quer, podemos fazer as coisas depressa.
E, juntamente com a Joaninha, deves ter acertado no alvo - queriam enrijecer os moços|!!!!