segunda-feira, novembro 26, 2007

A Ciência e a Magia

Quando me falam em «coisas do outro mundo», histórias que entram no campo do ‘paranormal’ e que quando eu era muito nova e convencida me punham a rir e a considerar crendices tontas, hoje em dia mostro-me cautelosa e penso que talvez um dia venha a surgir uma resposta científica normal, para o que hoje nos parecem ou milagres ou vigarices.
Porque a evolução da ciência é maravilhosa.
No
Dia Nacional da Cultura Científica mostraram-se coisas que há 500 anos teriam levado os seus promotores a ter de dar explicações ao Santo Ofício e, possivelmente, terminado em cinzas numa fogueira.
Está a decorrer, de 23 a 28, a
Semana da Ciência e da Tecnologia. E o que lá mostram é maravilhoso. São 25 países e 35 instituições, que nos levam num “Carrossel da Ciência” para troca de experiências e saberes.
Portugal está representado por Aveiro (tinha de ser!) e Porto.

Apresentaram-se nesta Feira coisas maravilhosas e aproximou-se o conhecimento científico do público. Mostrou-se como “construir os seus próprios hologramas e experimentar esta área da óptica com materiais simples de arranjar e que não custam mais do que 50 cêntimos”, por exemplo, ou “a associação da física ao tango, a utilização da matemática para cobrir superfícies, encontrar o parceiro através do olfacto ou descodificar os sons dos sapos, e perceber que estes também mudam a sua “língua” de acordo com o país”, ou viu-se como “entrar num vulcão, assistir a peças de teatro onde o riso é provocado por experiências químicas, levar para casa uma pulseira com códigos genéticos ou conhecer o clima espacial a partir de um autocarro”.

Magia?

Ciência!


6 comentários:

josé palmeiro disse...

Este é um dos escritos que não se comentam. Estou totalmente de acordo com o que escreveste e só tenho pena de não ter visto.

Anónimo disse...

Ena, ena!!!
Algumas das coisas que aí se descrevem, são de deixar os olhos em bico!

E realmente, se os putos foram lá, vai querer ir tudo para cientista!....

Anónimo disse...

Algumas descobertas são famosíssimas!
«Associar a física ao tango»?!!!! Uau!
E aprender a língua dos sapos? Eu assim perguntava primeiro se era algum princepe ou não. Só beijava os que fossem!

Anónimo disse...

Estás mais ou menos a brincar, mas é mesmo verdade. Imaginem que as vozes da Joana d'Arc eram ouvidas por um bluetooth de um telemóvel?...
E, cá por mim também penso que tal como hoje muitas das nossas técnicas seriam consideradas bruxarias na Idade Média, possivelmente algumas «coisas estranhas» de hoje terão uma explicação simples daqui a uns anos.

Anónimo disse...

E aquela das «peças de teatro onde o riso é provocado por experiências químicas»? Que batotice! Assim como há gás hilariante, deve haver produtos do mesmo estilo, mas mais softs, calculo.

cereja disse...

Gostei dessa do beijo ao sapo...
E a maldade do gás hilariante!
de qualquer forma, as experiências são fantásticas!